Gold Coast

Transportes em Gold Coast

Gold Coast é uma cidade que pode ser bem conhecida tanto com o transporte público quanto com um carro alugado. Para quem está em um grupo e quer ter liberdade para circular pelos arredores da cidade e chegar às praias mais rápido, um carro é indicado. Já para quem viaja sozinho e pretende ficar na área mais turística, o transporte público atende super bem. A cidade ganhou há poucos anos um sistema de tram que facilita muito a vida dos turistas e moradores locais. 

A pé
Andar a pé é uma opção ótima quando você quer se locomover em um mesmo bairro. Quem se hospeda em Surfers Paradise ou Broadbeach, por exemplo, pode facilmente acessar lojas, restaurantes e supermercados caminhando. Para quem gosta de caminhar ou de ter toda uma estrutura próxima ao hotel, a melhor alternativa é escolher uma hospedagem bem localizada.

Transporte público 
O transporte público em Gold Coast é composto, principalmente, pelos ônibus e trens. Eles são pontuais e têm sempre um horário certo para passar nas paradas de ônibus ou trem. São meios de transporte confiáveis e modernos que você pode utilizar para chegar a muitos locais. O trem é mais rápido, mas ele não cobre toda a área da cidade, por isso, é comum que depois dele o usuário complete a viagem em um ônibus ou vice-versa; os dois transportes se complementam. 

Para fazer uso do transporte público da cidade é necessário comprar um Go Card, um cartão pré-pago e recarregável, que deve ser comprado em pontos de vendas específicos, como lojas de conveniência. O cartão custa $10 e este valor pode ser devolvido no fim da viagem se você for a um dos pontos de venda do cartão. Também é possível utilizar um ticket de papel que pode ser comprado nos ônibus, mas nesse caso você deve ter o valor exato da tarifa para pagar ao motorista-procure andar com notas pequenas e moedas. 

Em posse do Go Card, você deve decidir quanto colocará de crédito para realizar suas viagens. Os valores cobrados variam muito e dependem da distância percorrida com o transporte, por isso você deve encostar o cartão em um sensor toda vez que entrar ou sair do transporte público, dessa forma é feito um cálculo do valor da tarifa do transporte e abatido do crédito de seu cartão. Quanto mais zonas (áreas) você atravessar, mais cara ficará a passagem; o valor da passagem também altera dependendo do horário. Confira aqui o valor das tarifas utilizando o Go card.

Ao utilizar o Go Card, atente-se ao conceito de “jornada”, que seria, dentro das regras do transporte, o momento entre o início e fim da sua viagem. As jornadas têm algumas regras que, se você souber, poderá economizar no transporte. Algumas das regras de uma jornada com o uso do cartão são: você tem até uma hora para fazer a transição entre meios de transporte (sair do ônibus e entrar no trem, por exemplo) e até 6h para completar sua viagem, sendo que o último transporte deve ser utilizado até 3,5h depois de quando se iniciou a viagem. Na prática, isso significa que você pode pegar um trem em Surfers Paradise até Broadbeach, em Broadbeach pegar um ônibus até Kirra e se pegar um novo ônibus para voltar a Broadbeach em menos de 1h, irá gastar apenas uma “jornada”, sem precisar pagar uma nova passagem para voltar a Surfers Paradise. Veja aqui as regras de uso do Go Card

A dica para quem irá utilizar com frequência o transporte público é comprar um Go Explore Card, um cartão que permite circular um dia inteiro com o transporte público pagando apenas $10 por dia. É um ótimo cartão para quem fará uso contínuo do transporte público, mas se não for seu caso, esse tipo de ticket pode não ser interessante do ponto de vista financeiro, então avalie suas reais necessidades. 

Carro 
Alugar um carro pode ser vantajoso não apenas por causa de seu conforto e facilidade de chegar aos locais, mas também para quem viaja em grupo. O carro é ideal para quem quer conhecer muitas praias da região em pouco tempo ou para quem quer fazer viagens para cidades próximas, como Byron Bay. 

Imagine que você viaja em um grupo de 5 pessoas que chega em Gold Coast através do aeroporto de Brisbane-um carro pode ser uma ótima ideia nesse caso, porque para utilizar o transporte público até Gold Coast os gastos seriam individuais, enquanto o gasto do carro é apenas um. 

Note que há áreas da cidade em que os estacionamentos públicos são pagos através dos parquímetros, portanto, se você irá alugar um carro, o ideal é ficar em um hotel que tenha estacionamento gratuito. 

Tudo que você precisa saber sobre Gold Coast!

Esse texto sobre Transportes em Gold Coast faz parte do guia de Gold Coast no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Gold Coast

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.