Gold Coast

Como chegar em Gold Coast

A cidade de Gold Coast está localizada na costa leste australiana e é servida por dois aeroportos, o da própria Gold Coast e o Aeroporto de Brisbane, a cerca de 80 km de distância. Não há voos diretos ligando o Brasil à Austrália, mas há diversas companhias aéreas que, fazendo conexão, voam para Brisbane e para outras capitais australianas. Para quem já está na Austrália, visitar Gold Coast pode ser um bom motivo para fazer uma viagem de carro, um programa bastante popular nas férias dos australianos. 

Avião 
Para quem parte do Brasil, o primeiro passo para chegar em Gold Coast é analisar a maneira utilizada a chegar na Austrália. O aeroporto internacional e de maior porte perto de Gold Coast é o Aeroporto Internacional de Brisbane, que fica a cerca de 80 km da GC. 

Não há companhias aéreas brasileiras que voam para a Austrália, mas você pode se valer de acordos internacionais para comprar sua passagem a partir da cidade em que vive no Brasil. Saindo de São Paulo/Guarulhos, há voos para a Austrália com a Qantas (conexão em Santiago); LAN (conexão em Santiago); Qatar (conexão em Doha), Emirates (conexão em Dubai), Etihad (conexão em Abu Dhabi); Delta (conexão em Atlanta e Los Angeles) e South African (conexão em Joanesburgo). Como Brisbane está na costa leste, a viagem através do Oceano Pacífico tende a ser menos demorada (a depender, é claro, dos locais de conexão dos voos). 

A viagem até a Austrália é longa e cansativa; se tiver oportunidade, faça um stop over ao longo do caminho para inserir na programação um destino diferente e dessa maneira descansar no meio da viagem. 

Após a chegada à Austrália, é hora de pensar na maneira a se chegar até Gold Coast. Se você não chegou à Austrália por Brisbane, que é bem pertinho de Gold Coast, poderá chegar à GC através do Brisbane Airport, a 85 km de Surfers Paradise, ou Gold Coast Airport, que fica a 25 km de Surfers Paradise. 

A principal diferença entre os dois aeroportos é que o aeroporto de Gold Coast tem um acesso melhor e mais rápido para quem fica na cidade, enquanto o aeroporto de Brisbane está mais afastado dos que tem a GC como destino. Outra diferença é que o aeroporto de Brisbane opera muito mais voos diários e para mais destinos, inclusive internacionais, e como a oferta de voos é maior, o preço tende a ser melhor também.
Antes de decidir por onde chegar, pesquise o valor da passagem para os dois aeroportos, pois às vezes um aeroporto tem preço mais vantajoso que o outro-não deixe de incluir nessa conta o valor que será gasto no deslocamento até o seu hotel. 

O Aeroporto de Gold Coast opera voos principalmente para Sydney e Melbourne e o de Brisbane para mais destinos, tais como Sydney, Melbourne, Canberra, Mackay, Rockhampton, Newcastle, Hervey Bay, Cairns, Perth, Glastone, Lauceston, Darwin e destinos internacionais como Auckland, Honolulu, Kuala Lumpur, Singapura, Dubai, Los Angeles, Hong Kong, Taipei, Bangkog etc.

Saindo do Aeroporto de Gold Coast

Para chegar ou sair do aeroporto de Gold Coast você pode utilizar o transporte público, táxis ou shuttle. 

O transporte público é maneira mais barata de chegar ao local e as linhas de ônibus que passam no aeroporto são a 777 e 760. A linha 777 vai até a Broadbeach South tram station, de onde você poderá pegar trans para outras áreas da cidade ou fazer conexão através de outros trans ou ônibus até chegar ao destino desejado. Se você irá para Broadbeach ou Surfers Paradise, basta pegar o ônibus 777 e em seguida o tram. Mas fique atento ao fato de que para utilizar o transporte público você deve ter um GO Card. Veja aqui como funciona o transporte em Gold Coast.

Sair do aeroporto com o táxi não é a opção mais barata-para ir até Surfers Paradise a corrida pode custar entre $50 e $70-como maneira alternativa, é possível utilizar os shuttles. O shuttle da Con-x-ion custa $22 até Surfers Paradise, por exemplo. Veja aqui mais infomações sobre o transfer da empresa Con-x-ion

Saindo do Aeroporto de Brisbane 
Para sair do Aeroporto de Brisbane, as opções são o shuttles, táxis e o transporte público-o aeroporto conta com uma estação de trem que leva a diversas áreas de Brisbane e Gold Coast.

Para quem viaja em grupo e pretende conhecer a região de Gold Coast com autonomia, uma das alternativas é alugar um carro para circular; nesse caso você pode fazer a retirada do veículo logo ao chegar ao aeroporto de Brisbane e economizar com o transporte até Gold Coast. 

As duas principais maneiras para ir até Gold Coast saindo do Aeroporto de Brisbane são o trem e os shuttles. O shuttle até Surfers Paradise custa $49 com a Con-x-ion, todavia, como esse valor é pago por pessoa, pode não ser uma opção financeiramente viável para quem está em grupo. Nesse caso, pode valer a pena contratar um transporte privado ou mesmo utilizar o táxi. 

Para ir até a GC de trem, você deve procurar pela estação mais próxima do Airtrain, presentes no terminal doméstico e terminal internacional. A mesma linha que sai do aeroporto vai até Gold Coast, nesse caso, a estação na qual se deve descer na GC é a Nerang. Na estação de Nerang será necessário tomar um ônibus para ir até seu local de hospedagem, pois a estação do Airtrain fica distante do burburinho turístico da cidade. Note que para utilizar o Airtrain você precisará do Go Card-veja aqui mais detalhes. 

De carro
Pegar a estrada e viajar com os amigos ou a família pela costa leste é um programa muito comum entre os australianos. Há famílias que passam meses ou até anos rodando pela Austrália de carro. Tanto para quem chega à cidade pelo norte ou pelo sul, a principal estrada de acesso é a M1. A Austrália tem rodovias em ótimas condições, mas é preciso lembrar que lá a mão utilizada é a mão inglesa e nos primeiros dias dirigindo no país você deve redobrar a atenção. 

De ônibus
Viajar de ônibus na Austrália é confortável porque as estradas são muito boas e muitas vezes as estradas são compostas de longas retas. O que pesa contra é o valor das passagens, que geralmente é alto, e como as viagens costumam ser demoradas, muitas vezes o custo-benefício de uma viagem de avião é melhor. 

Para quem tem tempo disponível para viajar, uma alternativa interessante é comprar uma passagem de ônibus hop on hop off, que permite descer e subir em diversas cidades ao longo de um determinado trecho por um valor fixo. Essa é uma alternativa popular entre mochileiros e estudantes. Veja aqui mais informações sobre as viagens de ônibus com a Greyhound.

  • Brisbane Airport (BNE) (Brisbane Airport)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Brisbane é um dos maiores aeroportos da Austrália. Ele está a cerca de 14 km do centro da cidade e opera dezenas de voos nacionais e internacionais diariamente de companhias como a Qatar, Emirates, Qantas, Virgin Australia etc. Além de ser um importante ponto de chegada ao país, serve de acesso para Brisbane, Gold Coast,...

  • Gold Coast Airport (OOL) (Gold Coast Airport)

    Nota:  de 10 (0)

    Localizado a cerca de 25 km do centro da Gold Coast, o Gold Coast Airport é o aeroporto mais próximo e melhor localizado para quem tem como destino essa cidade. É um aeroporto de médio porte, que opera principalmente voos para as cidades de Sydney e Melbourne. 

    Seu acesso pode facilmente ser feito com o transporte público...

Tudo que você precisa saber sobre Gold Coast!

Esse texto sobre Como chegar em Gold Coast faz parte do guia de Gold Coast no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar em Gold Coast

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.