Vale do Loire

Transportes no Vale do Loire

Os châteaux do Vale do Loire estão localizados em diferentes cidades e podem ficar distantes um do outro. Da mesma forma que alguns castelos encontram-se no centro da cidade, outros estão isolados; portanto, planejar-se quanto ao deslocamento é uma das partes mais importantes da viagem.

Para circular por essa região, a maneira mais prática é alugar um carro. Em cada uma das cidades do Loire há transporte público e entre elas você conta com o serviço de trem, mas essas opções não são tão práticas - por isso, não as indicamos para quem dispõe de pouco tempo.

Para conhecer o centro de uma cidade do Loire e seu comércio, você pode (e deve) fazê-lo a pé ou de bicicleta, mas para chegar aos castelos e se locomover entre eles, o carro é a melhor pedida, pela economia de tempo e pela comodidade de fazer seu próprio roteiro, sem depender de nada além de você mesmo. Não indicamos os táxis, pois, como os castelos podem ficar bastante distantes, as corridas podem sair por preços exorbitantes. Para quem não tem tempo de sobra, mas também não pretende usar o transporte público, uma alternativa o serviço das empresas turísticas, que fazem passeios para os principais châteaux.

A pé
Essa é a maneira para circular quando você estiver “dentro” de uma cidade. Se estiver no centro de Blois, por exemplo, você pode conhecer o château de Blois caminhando; se estiver em Amboise, o Château Real de Amboise; e por aí vai.

Carro
Certamente, a maneira mais fácil e rápida de chegar aos castelos do Vale do Loire é alugando um carro. As estradas da região são muito boas, entretanto a sinalização pode deixar a desejar (se puder usar um GPS, melhor). O carro pode ser alugado em Paris ou na própria cidade em que você se hospedar. Recomendamos que, caso você alugue o veículo em alguma cidade do Vale do Loire, faça a reserva antecipadamente e não deixe para alugar um carro na última hora.

Ônibus 
Os ônibus do Vale do Loire são bons e, em algumas cidades, os pontos têm até a indicação de quanto tempo falta para o ônibus chegar. O preço baixo também é um atrativo para quem deseja economizar; o problema fica por conta do tempo que pode levar até chegar aos châteaux e pela falta de uma linha de ônibus que leve até o lugar aonde você deseja ir.
Quem pretende fazer uso do transporte público deve ficar atento aos horários dos ônibus, que podem ser conferidos nos centros de informações de cada uma das cidades do Vale do Loire.  

Trem
Pegar um trem faz parte da vida de quem vive na Europa e nesse pedacinho da França não é diferente. Os trens passam pelas cidades do Vale do Loire e você pode utilizá-los para ir de uma cidade à outra. Lembre, apenas, que as estações de trem costumam estar localizadas em áreas centrais e os châteaux nem sempre estão próximos às estações; por isso, pode ser necessário utilizar o trem e mais algum transporte até chegar ao castelo que você deseja.

Utilize o site da SNCF para conferir horários e valores dos trens. 

Táxi
Não queira depender dos táxis para circular pelo Loire, pois as corridas podem sair bem caras. Os carros não têm uma pintura característica e funcionam com taxímetro. Utilize-os para sair da estação de trem ou do aeroporto, mas, para percursos mais longos, não aconselhamos. 

Empresas turísticas
Na falta de tempo para conhecer o Loire ou na impossibilidade de alugar um carro, uma boa opção para visitar os castelos da região é fazer um passeio com empresas turísticas. Os passeios incluem, basicamente, o serviço de um guia (importante para entender a história do lugar) e o deslocamento, que pode ser a parte mais chata a ser resolvida. Apesar de ser uma ótima forma de transporte para quem está no Loire por pouco tempo (um dia, por exemplo) ou para quem não pode alugar um carro, nem quer usar o transporte público, os tours são um pouco corridos e podem não deixar o turista à vontade para conhecer os atrativos no tempo que eles merecem. Os passeios são compartilhados com outros turistas e têm um cronograma a ser seguido; então, não há a liberdade de ficar em cada um dos castelos o quanto se deseja.

Durante o verão, os próprios escritórios turísticos das cidades do Vale do Loire costumam organizar passeios e ônibus para os castelos. Vale a pena se informar no “Office de Tourisme” de onde você se hospedar sobre essa possibilidade.

Tudo que você precisa saber sobre Vale do Loire !

Esse texto sobre Transportes no Vale do Loire faz parte do guia de Vale do Loire no Melhores Destinos

Comentários para Transportes no Vale do Loire

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.