Melhores Destinos
Vale do Loire
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Pontos turísticos do Vale do Loire

Considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, o Vale do Loire é um lugar de grandes belezas arquitetônicas, culturais e naturais. Os 800km2 que formam esse vale são um convite a passear ao ar livre, respirar ar fresco e explorar todas as gloriosas construções da região, que ficou conhecida como "jardim da França". 

Encanto e história não faltam aos chamados châteaux - castelos medievais, residências renascentistas e palácios construídos ao longo dos rios Cher, Indre, Vienne e Loire (um dos principais rios da França). Os châteaux, edificados a partir do século X e, principalmente, entre os séculos XV e XVI, são os grandes responsáveis pelo turismo na região e pelos suspiros dos românticos e apaixonados pelas histórias de reis e rainhas.

O Vale do Loire serviu de refúgio para a nobreza francesa e era hábito entre os abastados viver em residências majestosas, que hoje são consideradas verdadeiros monumentos arquitetônicos. Melhor para nós, que podemos apreciar cerca de 300 chatêaux nessa região! Atualmente, muitos deles estão abertos às visitas e outros funcionam como hospedagem.

O Loire tem muitos châteaux e, como a maioria das pessoas não dispõe de muitos dias nas cidades, é altamente recomendado fazer uma seleção de quais deles visitar. Por dia, é possível visitar em média três châteaux, mas é claro que esse tempo pode ser maior ou menor, dependendo do seu interesse em cada um deles. Se não tiver pressa, conheça dois por dia; se o tempo estiver apertado e você fizer questão de conhecer vários, visite quatro. 

Sugerimos que você conheça, ao menos, o Château de Chambord (o maior deles) e o Château de Chenonceau. Chambord é magnífico, enorme, tem um vasto gramado e bosque à sua frente, além de impressionar pela escadaria e pelo telhado cheio de torres; Chenonceau é um castelo marcado pela presença feminina, pela beleza de seus jardins e pela arquitetura, no mínimo, inusitada - o castelo foi construído sobre um rio. 

Se quiser conhecer alguns dos jardins mais famosos do Loire, vale a pena ir até Villandry; para conhecer um belo castelo rodeado por água, nossa sugestão é o Château Azay-Le-Rideau, que vale muitos cliques na câmera. Caso queira visitar o lugar onde viveu Leonardo da Vinci, a dica é ir ao Le Clos Lucé; para ver seu túmulo e, de quebra, passear em um castelo com vista lindíssima, vá o Château Real de Amboise. Se você é fã do Tintim, não deixe de ir ao Château de Cheverny, que serviu de inspiração para um castelo presente nas histórias do personagem.

Vários outros castelos são interessantes para serem conhecidos, mas tudo depende do tempo disponível na viagem. Além dos châteaux citados acima, outros castelos estão entre os grandes patrimônios do Vale do Loire e, se você tiver interesse em conhecer os "mais importantes", são eles: Château Des Ducs de Bretagne, Angers, Saumur, Chinon, Azay-Le-Rideau, Langeais, Villandry, Loches, Le Clos Lucé, Château de Amboise, Valencay, Chaumont-Sur-Loire, Cheverny, Château de Blois, Chambord e Sully-Sur-Loire. 

Não esqueça que, além dos castelos, as várias cidades que compõem o Vale do Loire também têm atrativos urbanos interessantes. São atrativas por elas mesmas, com suas ruas charmosas, calçadas com pedras, e seus edifícios antigos; há também igrejas, pontes e mercados interessantes para conhecer.