Vale do Loire

Pontos turísticos do Vale do Loire

Considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, o Vale do Loire é um lugar de grandes belezas arquitetônicas, culturais e naturais. Os 800km2 que formam esse vale são um convite a passear ao ar livre, respirar ar fresco e explorar todas as gloriosas construções da região, que ficou conhecida como "jardim da França". 

Encanto e história não faltam aos chamados châteaux - castelos medievais, residências renascentistas e palácios construídos ao longo dos rios Cher, Indre, Vienne e Loire (um dos principais rios da França). Os châteaux, edificados a partir do século X e, principalmente, entre os séculos XV e XVI, são os grandes responsáveis pelo turismo na região e pelos suspiros dos românticos e apaixonados pelas histórias de reis e rainhas.

O Vale do Loire serviu de refúgio para a nobreza francesa e era hábito entre os abastados viver em residências majestosas, que hoje são consideradas verdadeiros monumentos arquitetônicos. Melhor para nós, que podemos apreciar cerca de 300 chatêaux nessa região! Atualmente, muitos deles estão abertos às visitas e outros funcionam como hospedagem.

O Loire tem muitos châteaux e, como a maioria das pessoas não dispõe de muitos dias nas cidades, é altamente recomendado fazer uma seleção de quais deles visitar. Por dia, é possível visitar em média três châteaux, mas é claro que esse tempo pode ser maior ou menor, dependendo do seu interesse em cada um deles. Se não tiver pressa, conheça dois por dia; se o tempo estiver apertado e você fizer questão de conhecer vários, visite quatro. 

Sugerimos que você conheça, ao menos, o Château de Chambord (o maior deles) e o Château de Chenonceau. Chambord é magnífico, enorme, tem um vasto gramado e bosque à sua frente, além de impressionar pela escadaria e pelo telhado cheio de torres; Chenonceau é um castelo marcado pela presença feminina, pela beleza de seus jardins e pela arquitetura, no mínimo, inusitada - o castelo foi construído sobre um rio. 

Se quiser conhecer alguns dos jardins mais famosos do Loire, vale a pena ir até Villandry; para conhecer um belo castelo rodeado por água, nossa sugestão é o Château Azay-Le-Rideau, que vale muitos cliques na câmera. Caso queira visitar o lugar onde viveu Leonardo da Vinci, a dica é ir ao Le Clos Lucé; para ver seu túmulo e, de quebra, passear em um castelo com vista lindíssima, vá o Château Real de Amboise. Se você é fã do Tintim, não deixe de ir ao Château de Cheverny, que serviu de inspiração para um castelo presente nas histórias do personagem.

Vários outros castelos são interessantes para serem conhecidos, mas tudo depende do tempo disponível na viagem. Além dos châteaux citados acima, outros castelos estão entre os grandes patrimônios do Vale do Loire e, se você tiver interesse em conhecer os "mais importantes", são eles: Château Des Ducs de Bretagne, Angers, Saumur, Chinon, Azay-Le-Rideau, Langeais, Villandry, Loches, Le Clos Lucé, Château de Amboise, Valencay, Chaumont-Sur-Loire, Cheverny, Château de Blois, Chambord e Sully-Sur-Loire. 

Não esqueça que, além dos castelos, as várias cidades que compõem o Vale do Loire também têm atrativos urbanos interessantes. São atrativas por elas mesmas, com suas ruas charmosas, calçadas com pedras, e seus edifícios antigos; há também igrejas, pontes e mercados interessantes para conhecer.

  • Chateau-de-chambord

    Castelo de Chambord (Château de Chambord)

    Nota:  de 10 (0)

    Símbolo da extravagância da realeza no Vale do Loire, o castelo de Chambord é o maior da região. Ele chama atenção pelo tamanho monumental, pelo telhado cheio de torres e chaminés, além da paisagem ao seu redor, que inclui um bosque com animais e um rio. 

    O castelo começou a construído em 1519, a...

  • Castelo de Langeais (Château de Langeais)

    Nota:  de 10 (0)

    O Castelo de Langeais foi construído como fortaleza, no século X. Com a guerra dos cem anos, entretanto, grande parte do castelo foi destruída, restando apenas sua admirável torre, chamada donjon de Foulques Nerra, que hoje é considerada uma das mais antigas da França.

    Posteriormente, o lugar foi reconstruído e...

  • Chateau-d-amboise

    Château d'Amboise

    Nota:  de 10 (0)

    O château Real de Amboise foi construído na área central do Vale do Loire e seu primeiro fosso, construído para proteger as moradias da região, data do século IV. Esse castelo, com localização privilegiada e vista espetacular, serviu de moradia para a realeza e hospedou artistas. 

    O castelo tem uma área a...

  • Château d'Angers

    Nota:  de 10 (0)

    O Castelo de Angers, localizado na cidade de mesmo nome, é um dos mais visitados châteaux do Vale do Loire. Ele se destaca por ser uma verdadeira fortaleza medieval e foi construído a partir do século XII, passando por muitas mudanças desde então.

    Esse castelo tem um jardim bonito, 17 torres e a famosa Tapeçaria do...

  • Chateau-d-azay-le-rideau

    Château d'Azay-le-Rideau

    Nota:  de 10 (0)

    O château Azay-le-Rideau é um dos grandes símbolos da renascença no Vale do Loire. Ele foi construído em uma ilha e está cercado pelas águas do Rio Indre e por um parque; o resultado dessa mistura é um cenário de conto de fadas. Além do interior do castelo, aproveite sua visita para caminhar por seu...

  • Château de Blois

    Nota:  de 10 (0)

    O Château Real de Blois é considerado um dos mais importantes do Loire. Ele foi a residência de vários reis e rainhas e exemplifica um pouco das mudanças arquitetônicas ocorridas ao longo do tempo no Loire, já que foi construído entre os séculos XIII e XVII e mistura diferentes estilos. Sua área interna...

  • Château de Chaumont-sur-Loire

    Nota:  de 10 (0)

    O Castelo de Chaumont-sur-Loire é um dos mais visitados do Loire; basta ver uma foto do lugar para entender o porquê. Com uma arquitetura externa que lembra um forte, mas com detalhes do renascentismo, esse castelo é bonito por dentro e por fora. Ele foi parte da história de Henrique II, sua amante (Diane de Poitiers) e sua esposa (Catarina de...

  • Chateau-de-chenonceau

    Château de Chenonceau

    Nota:  de 10 (0)

    O château de Chenonceau, apesar de não ser muito grande, é considerado um dos mais bonitos do Vale do Loire. Ele foi construído sobre o rio Cher, no século XVI, onde anteriormente havia um moinho fortificado. Da construção antiga sobrou apenas o donjon - ou "torre dos Marques" -, que foi reformado de acordo com...

  • Château de Cheverny

    Nota:  de 10 (0)

    Quem fica pouco tempo no Vale do Loire ou quer conhecer um dos castelos mais símbolicos dessa região costuma visitar Cheverny. O local serviu de inspiração para que o autor de Tintim criasse o castelo fictício das histórias do personagem, Moulinsart. O castelo, de estilo clássico, manteve-se muito bem preservado, pois sempre...

  • Château de Chinon

    Nota:  de 10 (0)

    A Fortaleza Real de Chinon está localizada no alto da cidade de Chinon, no Vale do Loire.
    Ela começou a ser construída no século X e foi palco do encontro de Joana D'arc com o futuro rei Carlos VII, no ano de 1429, durante a Guerra dos Cem Anos. O encontro de Joana com o futuro rei foi de grande importância para que ele se convencesse...

  • Château de Loches

    Nota:  de 10 (0)

    O château de Loches fica na pequena cidade medieval de Loches, no Vale do Loire. Esse castelo foi construído em diferentes épocas entre os séculos V e XV, e se destaca por ser considerado um verdadeiro castelo medieval.

    Ele foi construído no alto da cidade; portanto, tem vista privilegiada - prepare a máquina fotográfica....

  • Château de Saumur

    Nota:  de 10 (0)

    O Château de Saumur está localizado na cidade de Saumur, no Vale do Loire. Sua construção teve início no século XI e, ao longo de sua história, ele já foi usado como fortaleza, devido à sua localização estratégica, à residência e ao depósito. Depois de adquirido pelo...

  • Château de Sully-sur-Loire

    Nota:  de 10 (0)

    Sully-sur-Loire foi construído no final do século XIV e está cercado por um fosso com águas do rio Sange. O lugar foi ocupado pela família do duque de Sully e é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco. 

    Inicialmente um edifício fortificado, Sully sofreu alterações com o passar do tempo e,...

  • Château de Valençay

    Nota:  de 10 (0)

    O Château de Valençay foi construído em diferentes etapas - o período principal ocorreu em meados do século XVI, onde antes existia uma fortaleza feudal. Napoleão incentivou que o ministro Talleyrand comprasse o castelo para receber convidados e instalá-los em suas dependências.

    O edifício, construído nos...

  • Chateau-de-villandry

    Château de Villandry

    Nota:  de 10 (0)

    O Villandry é um château que faz mais sucesso pelos seus jardins do que pela construção em si. A história do lugar começa com a construção de um forte em 1189, que posteriormente deu espaço a um castelo de estilo renascentista. Hoje em dia, o château de Villandry recebe visitas internas, mas é o...

  • Château des Ducs de Bretagne

    Nota:  de 10 (0)

    O castelo de Nantes ou castelo dos Duques da Bretanha, na cidade francesa de Nantes, é o último do Vale do Loire antes do mar. O lugar é grande e tem estilo miscigenado - foi construído sobre uma muralha galo-romana e abriga um palácio com fachada de traços renascentistas. 

    Esse château, que hoje é um museu que...

  • Château du Clos Lucé

    Nota:  de 10 (0)

    Clos Lucé é um dos châteaux mais famosos do Vale do Loire. Ele foi a casa de Leonardo da Vinci em seus três últimos anos de vida e hoje o espaço é dedicado a homenagear e mostrar um pouco das obras e da inspiração desse incrível artista.

    O local tem uma enorme área ao ar livre; por isso, caminhe com...

Tudo que você precisa saber sobre Vale do Loire !

Esse texto sobre Pontos turísticos do Vale do Loire faz parte do guia de Vale do Loire no Melhores Destinos

Comentários para Pontos turísticos do Vale do Loire

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.