Vale do Loire

Como chegar ao Vale do Loire

O Vale do Loire é uma região a sudoeste de Paris, a pelo menos 130km da capital francesa. O tempo de percurso e a distância para chegar ao lugar são relativos, pois o Vale do Loire compreende várias cidades, cujo acesso pode ser feito por carro, trem e avião.

Os châteaux estão localizados em diferentes cidades ao longo dos rios da região e, entre uma cidade e outra do Loire, a distância chega a ser de 280km.

A escolha de como chegar e se locomover pelo Vale do Loire é pessoal e depende do tipo de viagem que se deseja realizar. Entre as opções mais procuradas por quem parte de Paris estão os trens de alta velocidade e os carros alugados. Se a ideia é fazer um bate-volta, você pode contratar uma agência de passeios ou ir por conta própria, em carro ou trem.

Nossa sugestão para quem está em Paris é ir até o Vale do Loire de trem, evitando, assim, o trânsito de Paris, e, ao chegar, retirar o carro na locadora escolhida para circular pelas cidades da região com facilidade.

Carro
Alugar um carro em Paris é uma boa opção para conhecer o Vale do Loire, ainda mais sabendo que as estradas francesas são boas. O acesso é feito pela via A10. O que pode pesar contra o aluguel do carro na capital francesa é o trânsito para sair da cidade, que nem sempre é favorável. Alugar um carro é ideal para circular pelo Loire com autonomia, mas você pode alugá-lo ao chegar na sua cidade de destino.

Caso esteja pensando em sair de Paris de trem e só no Vale do Loire alugar um veículo, recomendamos agendar o aluguel junto à locadora com antecedência e não deixar para cuidar disso de última hora, apenas na cidade em que se hospedar. O Vale do Loire é constituído de várias cidades pequenas e a variedade de carros pode ser muito limitada, ainda mais se quiser um modelo econômico e em período de alta temporada. Fazendo a reserva do carro você evita ter que alugar um modelo mais caro.

Lembre que a permissão internacional para dirigir (PID) pode ser requerida e que algumas locadoras só aceitam motoristas com, no mínimo, 25 anos de idade.

Trem
Utilizar os trens é uma ótima maneira para chegar ao Vale do Loire, principalmente para quem parte de Paris, que pode utilizar os trens de alta velocidade (TGV). Indo de Paris ao Loire em um trem pode-se evitar o tempo gasto no trânsito e ainda é possível chegar com pouca antecedência antes do veículo partir. Após chegar na cidade do Vale do Loire escolhida para o desembarque, será necessário um meio alternativo para se locomover, seja carro alugado ou transporte público.

Se você não pretende alugar um carro, os trens que circulam entre as cidades do Loire são uma boa maneira para conhecer os châteaux.

As passagens de trem podem ser adquiridas por meio do site da SNCF

Avião
Para quem está em Paris e deseja conhecer o Vale do Loire, pegar um avião acaba não sendo uma alternativa interessante, devido ao tempo gasto para chegar e sair dos aeroportos e pela necessidade de chegar com antecedência para fazer o check-in. Apesar de não ser uma maneira muito indicada para quem está em Paris, essa é uma boa opção para quem parte de outra cidade europeia. Quem quiser chegar ao Loire em um avião conta com, pelo menos, dois aeroportos: o de Nantes (que está entre as maiores cidades da França) e o de Tours - que, apesar de ser menor, é mais central.

  • Aéroport de Tours Val de Loire (TUF)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Tours, na região central do Vale do Loire, é uma das opções para conhecer a região francesa de castelos antigos. Seu terminal é bem pequeno e recebe apenas alguns voos diários, mas é um bom ponto de acesso para chegar ao Vale do Loire sem que seja necessário passar por Paris. O Aeroporto de Tours...

  • Aéroport Nantes Atlantique (NTE) (Aéroport Nantes Atlantique)

    Nota:  de 10 (0)

    Nantes é uma das maiores cidades da França e, no Vale do Loire, é a de maior porte.

    Por meio de seu aeroporto internacional chegam e partem voos diários de algumas das principais cidades da Europa, como Londres e Dublin, ou de cidades da própria França.

    O aeroporto não é grande, nem muito moderno, mas, para quem...

  • Gare d'Orléans

    Nota:  de 10 (0)

    A Gare de Orléans é a estação de trem que deve ser utilizada caso se deseje chegar à cidade de Órleans, a porta de entrada do Vale do Loire.

    A estação é bonita e tem visual moderno, que de certa forma contrasta um pouco com a aquitetura antiga das cidades dessa região. 

    Normalmente, quando se sai...

  • Gare de Blois

    Nota:  de 10 (0)

    A Gare de Blois (estação de trem de Blois) é mais uma das opções de trem para começar a viagem pelo Vale do Loire. Essa estação é bem pequena, não tem muito comércio, mas oferece os serviços básicos para uma pequena espera no lugar.

    Há algumas estações de trem...

  • Gare de Nantes

    Nota:  de 10 (0)

    Nantes é a última cidade do Vale do Loire e, além de ter um aeroporto, conta também com uma boa estação de trem. Sua estação está localizada na área central da cidade e utilizar os trens é uma ótima opção para viajar pela França. 

    A Gare de Nantes é bastante...

  • Gare de Saumur

    Nota:  de 10 (0)

    A Gare de Saumur é a estação que se deve utilizar para desembarcar na cidade de Saumur. Da cidade partem trens para lugares com Tours, Le Mans, Nantes e St-Pierre-des-Corps. A estação fica bem localizada, próxima ao centro da cidade.

  • Gare-de-tours

    Gare SNCF de Tours

    Nota:  de 10 (0)

    A estação Gare de Tours, no centro da cidade Tours, é um dos principais meios de acesso ao Vale do Loire.

    A estação fica bem localizada, próxima ao comércio da área central da cidade e perto de restaurantes e lojas. Nela você encontra lojas de aluguel de carros e pode comprar passagens de trem com atendentes ou...

Tudo que você precisa saber sobre Vale do Loire !

Esse texto sobre Como chegar ao Vale do Loire faz parte do guia de Vale do Loire no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar ao Vale do Loire

  • 20130908200713 Andre há mais de 7 anos

    Dica ao alugar um carro: Para evitar o trânsito de Paris, alugue um carro no aeroporto de Orly, pois é próximo e tranquilo até a saída para a rodovia A10, que dá acesso ao Vale do Loire.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.