Melhores Destinos
Vale do Loire
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Onde comer no Vale do Loire

Comer bem é uma atração na França, e não é porque o foco dos turistas, normalmente, está nos castelos do Vale do Loire que o lado gastronômico deve ficar em desvantagem. Como é de se esperar, as cidades do Loire representam com maestria a culinária francesa e oferecem aos visitantes restaurantes variados, com preços que cabem no bolso.

Visitando a França, aproveite para conhecer pratos típicos, como escargot, croque-monsieur, sopa de cebola e quiche lorraine. Passar em uma pâtisserie (as padarias francesas) também não deve ficar fora da programação; quem resiste um mil-folhas, profiterolis ou tartelelle de framboesa? Nos pratos dos restaurantes não faltam combinações – das mais tradicionais às mais ousadas – com carnes, peixes e aves. A cozinha francesa é muito versátil e costumeiramente os cardápios oferecem opções criativas. 

Uma curiosidade sobre os restaurantes da região é que os cardápios costumam oferecer menus (com entrada, prato principal e sobremesa) por preços fixos, em vez de pratos pagos separadamente. Essa é uma boa maneira para quem deseja economizar. 
Se durante o dia estiver no ritmo de conhecer os châteaux e quiser deixar a refeição formal para o jantar, pode valer a pena comprar um sanduíche para levar na bolsa enquanto visita os castelos.

Entre os restaurantes que sugerimos está o Les Saveurs, com comida francesa de qualidade e atendimento superatencioso! Peça o menu com três pratos e curta a refeição acompanhada de um vinho (francês, de preferência). Outra ideia para desfrutar da comida francesa é o Le Bistrot du Cuisinier, em Blois. Se você adora uma massa, a dica é o Léonard de Vinci, um restaurante de comida italiana que tem uma entrada com petiscos variados que é uma delícia! Se quiser fazer um lanchinho ou comprar comida para viagem, vale a pena conhecer a Patapain, que tem preços na medida.

Quem não fala francês provavelmente enfrentará um pouco de dificuldade ao tentar decifrar os pratos dos cardápios. Muitos e muitos restaurantes não têm menu em outras línguas, então nossa sugestão é que você use um tradutor no celular para acertar no pedido do prato.