Melhores Destinos
Vale do Loire
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Vale do Loire

Sem sombra de dúvida, os principais atrativos do Vale do Loire são os châteaux - castelos e palácios suntuosos, um mais bonito que o outro. Apesar de serem incríveis pelo lado de fora, você pode estar se perguntando se entrar no interior dos castelos é permitido; felizmente podemos responder que sim.

Cada um dos châteaux tem um atrativo diferente: alguns se destacam mais pelos jardins do que pela aparência do edifício em si; outros chamam a atenção pela construção imponente ou pela quantidade de cômodos; outros, pela localização, ou pelo interior do edifício, ou pela história, pela riqueza de detalhes... enfim, há inúmeros castelos e cada um deles tem suas peculiaridades. Como são muitos châteaux (diz-se que são mais de 300), é preciso fazer uma seleção de quais conhecer, de acordo com seus interesses.

Um castelo que não deve faltar no seu roteiro é o Château de Chambord, que é o maior castelo do Loire e realmente impressiona por sua grandiosidade. Ele começou a ser construído em 1519 e supreende por ter um telhado cheio de torres e chaminés; vale a pena conhecer o terraço do castelo e o visual incrível que se tem lá de cima! O Château de Chenonceau é um forte concorrente na lista dos “mais belos castelos do Loire”, é difícil ficar indiferente a ele. Além de estar construído sobre o Rio Cher, esse castelo se diferencia dos demais pela forte influência feminina ao longo de sua história. Dois jardins belíssimos e um labirinto dão um toque especial à beleza externa de Chenonceau.

Para conhecer um castelo bonito por fora e por dentro, nossa sugestão é o Château D'Azay-Le-Rideau, que tem uma coleção de tapetes muito bonitos. O Château Real de Amboise, onde está enterrado o corpo de Leonardo da Vinci, também é muito bonito e tem uma vista espetacular! Se gostar de vinhos, vale a pena incluir no roteiro um château que produza a bebida.

Além dos châteaux - que são muitos, é verdade -, recomendamos que você conheça as cidades da região. Blois, Tours, Amboise e suas vizinhas são muito graciosas, agradáveis para caminhar sem rumo e, ocasionalmente, perder-se. A arquitetura antiga dessas cidades é um convite a um passeio a pé, que pode ficar muito mais gostoso com uma parada para um chocolate quente.

Não esqueça que a culinária francesa é espetacular e que comer bem é também um atrativo do Vale do Loire. Reserve um momento do seu dia para se deliciar com os restaurantes e entender por que a cozinha francesa é tão apreciada mundo afora.