O que fazer no Vale do Loire
Sem sombra de dúvida, os principais atrativos do Vale do Loire são os châteaux - castelos e palácios suntuosos, um mais bonito que o outro. Apesar de serem incríveis pelo lado de fora, você pode estar se perguntando se entrar no interior dos castelos é permitido; felizmente podemos responder que sim.
Visite os Châteaux (castelos) do Vale do Loire
Cada um dos châteaux tem um atrativo diferente: alguns se destacam mais pelos jardins do que pela aparência do edifício em si; outros chamam a atenção pela construção imponente ou pela quantidade de cômodos; outros, pela localização, ou pelo interior do edifício, ou pela história, pela riqueza de detalhes... enfim, há inúmeros castelos e cada um deles tem suas peculiaridades. Como são muitos châteaux (diz-se que são mais de 300), é preciso fazer uma seleção de quais conhecer, de acordo com seus interesses.
Um castelo que não deve faltar no seu roteiro é o Château de Chambord, que é o maior castelo do Loire e realmente impressiona por sua grandiosidade. Ele começou a ser construído em 1519 e supreende por ter um telhado cheio de torres e chaminés; vale a pena conhecer o terraço do castelo e o visual incrível que se tem lá de cima! O Château de Chenonceau é um forte concorrente na lista dos “mais belos castelos do Loire”, é difícil ficar indiferente a ele. Além de estar construído sobre o Rio Cher, esse castelo se diferencia dos demais pela forte influência feminina ao longo de sua história. Dois jardins belíssimos e um labirinto dão um toque especial à beleza externa de Chenonceau.
Para conhecer um castelo bonito por fora e por dentro, nossa sugestão é o Château D'Azay-Le-Rideau, que tem uma coleção de tapetes muito bonitos. O Château Real de Amboise, onde está enterrado o corpo de Leonardo da Vinci, também é muito bonito e tem uma vista espetacular! Se gostar de vinhos, vale a pena incluir no roteiro um château que produza a bebida.
Passeie entre as cidades do Vale do Loire: Blois, Tours, Amboise e outras
Além dos châteaux - que são muitos, é verdade -, recomendamos que você conheça as cidades da região. Blois, Tours, Amboise e suas vizinhas são muito graciosas, agradáveis para caminhar sem rumo e, ocasionalmente, perder-se. A arquitetura antiga dessas cidades é um convite a um passeio a pé, que pode ficar muito mais gostoso com uma parada para um chocolate quente.
Curta um hotel charmoso no Vale do Loire
O Vale do Loire tem hotéis para todos os perfis de viajantes, desde quem procura simplicidade aos que buscam por luxo. Se quiser uma experiência única, uma viagem à região pode ser uma boa oportunidade para ficar hospedado por alguns dias em um castelo!
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Vale do Loire. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.Desfrute da gastronomia francesa
Não esqueça que a culinária francesa é espetacular, com pratos saborosíssimos e que comer bem é também um atrativo do Vale do Loire. Reserve um momento do seu dia para se deliciar com os restaurantes da região, apreciar um bom vinho francês assim entender os motivos da cozinha francesa ser tão apreciada mundo afora.