Vale do Loire

Quando ir ao Vale do Loire

Várias cidades europeias costumam ter as quatro estações do ano bem definidas; nas cidades do Vale do Loire não é diferente. Cada uma das estações tem suas características próprias, refletindo em temperaturas e cenários diferentes ao longo do ano. No verão, com dias mais longos, os châteaux ficam abertos por mais tempo, enquanto, no inverno, fecham mais cedo.

A temperatura média anual nas cidades dos Loire é de cerca de 10ºC, com médias que variam entre 18ºC, no verão, e 4ºC, no inverno. Lembre que, por estar no Hemisfério Norte, quando é verão no Brasil, é inverno na França. As chuvas não devem ser uma preocupação para quem deseja conhecer essa região, pois estão bem distribuidas ao longo do ano, não havendo uma estação predominantemente mais chuvosa ou seca.

Escolher quando viajar diz respeito a que tipo estação você prefere encontrar. Quem viaja no inverno deve se preparar para o frio e para enfrentar, ocasionalmente, temperaturas mínimas negativas. Nesse período, os dias contam com menos horas de sol e o horário de funcionamento dos castelos é mais curto (eles fecham mais cedo); em contrapartida, essa é uma boa época para quem gosta de temperaturas amenas, para quem prefere encontrar os châteaux mais vazios ou para curtir os mercados de Natal das cidades.

No verão, as cidades do Loire recebem mais visitantes, devido às temperaturas agradáveis. Nesse período as cidades ficam mais movimentadas, bem como os castelos. Com a maior quantidade de horas de sol por dia, os châteaux ficam abertos por mais tempo e, dessa forma, pode-se aproveitar melhor o dia para conhecer mais castelos.

Caso verão ou inverno não sejam estações que se enquadram no seu perfil, primavera e outono são ótimas opções, pois, além de não serem períodos de alta temporada, oferecem temperaturas de transição - nem muito gelado, nem muito quente. A primavera, por exemplo, é ideal para aproveitar os jardins dos châteaux, que costumam ser lindíssimos.

Como a região do Loire é bastante turística, cada uma das cidades organiza eventos ao longo do ano e você pode aproveitar sua viagem para curtir um show ou alguma atração em cartaz.

Tudo que você precisa saber sobre Vale do Loire !

Esse texto sobre Quando ir ao Vale do Loire faz parte do guia de Vale do Loire no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir ao Vale do Loire

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.