Vida noturna no Porto
A vida noturna no Porto começa ao pôr do sol. É no fim de tarde que os jardins e mirantes da cidade — e também de Vila Nova de Gaia, logo atravessando o Douro — ficam cheios de portuenses e também turistas.
No Porto, um bom lugar para beber uma taça de vinho ou um fino (como é chamado o chope por lá) sob os últimos raios de sol é o Passeio das Virtudes, que tem uma incrível vista para o Douro, além de bares divertidos, como o da cervejaria Musa. Não muito distante dali, também está um dos bares mais movimentados da cidade: o Aduela, com esplanada e boa música.
Ainda no Porto, o fim de tarde ganha um charme especial também nos bares e restaurantes do Cais da Ribeira, como o Wine Quay Bar, Vinhas D'Alho, Bacalhau, Mirajazz e o Bar da Ponte Pênsil, praticamente na base da Ponte D. Luís I.
Atravessando o Douro, em Vila Nova de Gaia, o espetáculo do pôr do sol é garantido no Jardim do Morro e no terraço do Mosteiro da Serra do Pilar, de onde se tem uma das melhores vistas da Ponte D. Luís I. O bar Angel's Share, localizado no complexo de museus WOW, e o terraço do Espaço Porto Cruz, são outras duas excelentes pedidas para curtir o fim de tarde com vista para o Douro. E, claro, ainda no lado de Gaia, também não faltam opções no calçadão à margem do rio. Basta caminhar por ali e escolher a que mais lhe agrada.
Onde sair à noite no Porto
Depois de curtir o pôr do sol no Porto, é hora de escolher bons locais para fazer uma refeição digna de férias e, se houver disposição, seguir noite adentro. Na Baixa (que apesar do nome, fica em uma das partes mais altas da cidade), são vários os restaurantes, gastropubs e cafés com programação cultural e muita música.
Entre os nomes mais lembrados na vida noturna do Porto, estão o bar de tapas Museu D'Avó, com clima aconchegante, preços mais do que justos e decoração bastante peculiar. O Maus Hábitos é um clássico que se denomina um "espaço de intervenção cultural", com restaurante e várias atrações artísticas. Outro famosinho no Porto é o Terraplana, bar super cool, com muitas opções para comer, além de drinks variados e um ambiente agradável. E para quem gosta de curtir a noite ao ar livre, vale conferir o gramadão do Base, no Jardim das Oliveiras.
Próximo à Torre dos Clérigos, no centro histórico do Porto, a vida noturna também gravita sobre duas ruas paralelas: a Galeria de Paris e a Cândido Reis, onde bares e baladas se espalham lado a lado. Por ali, ficam nomes bastante conhecidos na noite do Porto, como o Plano B Club, antiga fábrica de tecidos que hoje funciona noite adentro com exposições e programação bastante eclética; a Tendinha dos Clérigos, uma das casas noturnas mais clássicas da cidade, e o Café au Lait.
Para conhecer uma das facetas mais alternativas da noite no Porto, vá para o Passos Manuel, localizado no Coliseu, edifício modernista de 1941 que hoje abriga uma das pistas de dança mais agitadas da cidade. Os amantes da música eletrônica também dançam até tarde na casa noturna Gare, próximo à Estação São Bento, onde a agenda é recheada com DJs de fama internacional.
Um pouco mais distante do centro histórico, a noite também vai longe na região da Foz do Douro, com diversos bares, restaurantes mais modernos e uma das baladas mais frequentadas do Porto: a Indústria, um clássico na cena eletrônica.
Boa diversão!