Melhores Destinos
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Basílica de Santa Maria della Salute

Consagrada em 1687, a Basilica di Santa Maria della Salute foi erguida como forma de agradecimento dos sobreviventes da praga Italiana, que dizimou cerca de 30% da população local.

A Basílica, que “guarda” a entrada do Grand Canal, fica localizada de frente para a Piazza San Marco e é reconhecível de vários pontos de Veneza pela sua belíssima cúpula branca em estilo barroco.

História da Basílica de Santa Maria della Salute

Segundo dizem, o conde de Mântua, que visitava a cidade de Veneza à época, trouxe consigo o início da Praga Italiana. Apesar da decisão dos venezianos de isolá-lo numa ilha, foi necessário construir um cerco de privacidade para o Embaixador. Entretanto, com a ida e vinda de carpinteiros da ilha para a cidade, a praga se espalhou entre os moradores de Veneza — que definhavam da doença que dizimou 47 mil pessoas.

Em uma oferta a Deus, o Doge Nicolo Contarini prometeu que, se a epidemia cessasse, o Senado ergueria uma igreja para honrar à Virgem Maria. Assim que a praga foi derrotada, em 1631, a construção da Igreja foi iniciada.

Basílica de Santa Maria della Salute

O projeto da Basílica de Santa Maria della Salute

O projeto da basílica, feito por Baldassare Longhena, foi aprovado através de um concurso nacional. Constitui-se de cúpulas semelhantes à de São Pedro, em Roma, e elementos da arquitetura bizantina veneziana. A basílica possui uma cúpula octogonal, simbolizando o número oito, que representa a passagem da terra ao céu.

No altar principal da basílica, estão o grupo de obras de Josse Le Court, com a escultura de Nossa Senhora com Jesus nos braços e uma mulher ajoelhada aos seus pés, fazendo alusão aos fiéis que faziam preces pela saúde dos moradores de Veneza. Aos pés da Santa, está um anjo com uma tocha que reprime uma anciã, representação da peste. Além disso, no interior da basílica ainda é possível ver obras de Ticiano e Tintoretto.

Basílica de Santa Maria della Salute

Caso esteja em Veneza em Novembro, no dia 21, é possível celebrar junto aos venezianos a Festa Della Salute, uma comemoração pelo fim da praga Italiana e em homenagem à Santa Maria, data em que todas as portas da basílica são abertas e o povo atravessa o canal em procissão.

A Basilica di Santa Maria della Salute fica no bairro de Dorsoduro e as visitas são gratuitas e ficam disponíveis todos os dias. Apenas a entrada na sacristia é cobrada.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Veneza

Basílica de Santa Maria della Salute

Dorsoduro,1
Città Metropolitana di Venezia
30123
http://basilicasalutevenezia.it/la-basilica/