Palácio da Alvorada

0 avaliação
0% recomendam
0

Inaugurado em 1958, o Palácio da Alvorada é a residência oficial do governante em exercício. O tour é o mais concorrido da cidade, afinal, todos querem conhecer a casa do Presidente da República.

O prédio projetado por Oscar Niemeyer parece flutuar sobre as finas pontas das pilastras de concreto. O imenso gramado sem grades, protegido apenas pelo espelho d’água, nos dá a impressão de fácil acesso ao palácio, porém não se engane. A segurança é rígida e a área, bem controlada. Antes de entrar no ônibus que leva ao tour, todos os visitantes passam por revista e detector de metal.

A visita é de meia hora e o tempo passa muito rápido. No percurso estão grandes salas de reunião, a biblioteca oficial, a capelinha, o jardim e a piscina. Os cômodos íntimos não são acessíveis. A estrutura do Alvorada rouba a cena a todo instante, mas repare bem nos detalhes. Obras de arte de Ceschiatti, Volpi, Tarsila do Amaral, Athos Bulcão e de vários outros estão por toda parte, emolduradas pelas linhas modernistas do palácio. Os móveis, de madeira de lei, também são incríveis.

O tour acontece apenas uma vez por semana e depende de o presidente estar ou não na residência. Atrasos são comuns no começo das visitas, porém é tudo bem organizado. Valem o sacrifício e as horas de espera.

Horário de visitação: às quartas-feiras, das 15h às 17h.

Grupos de 30 pessoas são organizados pela ordem de chegada. Chegue com, pelo menos, uma hora de antecedência. As senhas são limitadas e costumam acabar rápido.

Via Presidencial, s/nº, Zona Cívico-Administrativa, Brasília - DF - CEP: 70150-000
(61) 3411-2317
http://www2.planalto.gov.br/presidencia/palacios-e-residencias-oficiais/palacio_alvorada

Palacio-da-alvorada Palacio-da-alvorada Palacio-da-alvorada Capela-do-palacio-da-alvorada Capela-do-palacio-da-alvorada Palacio-da-alvorada Palacio-da-alvorada Palacio-da-alvorada Palacio-da-alvorada Palacio-da-alvorada Palacio-da-alvorada Palacio-da-alvorada
Avalie Palácio da Alvorada