Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Circuito Chico

O Circuito Chico é um dos passeios contemplativos mais tradicionais de Bariloche. É uma rota de aproximadamente 60 km que te apresenta às belezas dessa região da Patagônia Argentina, com uma palinha dos seus lagos cristalinos, bosques nevados e paisagens estonteantes. 

As estradas percorridas são a Avenida Exequiel Bustillo e a Ruta Provincial 77. Você pode fazer o Circuito Chico por meio de excursão, que pode ser contratada via agência local ou no site da Civitatis, ou por conta própria, de carro. Na última viagem, locamos um carro por meio da Rent Cars, foi acessível e descomplicado. A nossa CNH é aceita na terra dos hermanos, não precisei de nenhum outro documento.

Para alugar carro em Bariloche, utilize o nosso código MDGUIA5 no site da Rent Cars para ter 5% de desconto. 

Circuito Chico

O roteiro pode mudar dependendo da agência, mas normalmente inclui passagem pela Playa Bonita, Cerro Campanário, Hotel Llao Llao, Parque Municipal de Llao-Llao e Ponto Panorâmico — a gente descreve cada um desses atrativos abaixo.

Se você estiver fazendo o passeio sozinho, pode esticar a permanência no Hotel Llao Llao para um chá da tarde, fazer uma trilha em meio a arrayanes, entre outras paradas adicionais. 

A gente percorreu o Circuito Chico de Bariloche em um dia lindo de inverno, com sol, mas bastante neve nos morros — condição melhor, impossível!

Circuito Chico: quais são as paradas? 

1 - Playa Bonita

Circuito ChicoA Playa Bonita é um dos melhores lugares para curtir o Lago Nahuel Huapi. É uma praia de pedrinhas pequenas, não muito grande, que surpreende pela transparência da água. No verão, você pode encontrar quiosques e até aluguel de caiaque. Mas atente que a água é sempre gelada. Fica às margens do km 8 da Avenida Bustillo.

Circuito Chico

2 - Cerro Campanario

Circuito Chico

O Cerro Campanario é um morro com 1049 m de altitude que tem a vista mais incrível da região de Bariloche. O acesso é feito por teleférico, em um percurso de sete minutos, e, no topo, há vários mirantes permitindo admirar as paisagens de diferentes ângulos. Também há uma cafeteria lá em cima, com vista panorâmica. Normalmente, o ingresso é pago à parte.

3 - Loja da rosa mosqueta

A rosa mosqueta é um arbusto silvestre que cresce aos montes nessa região da Patagônia e, com o seu fruto, são feitos óleos, cremes e outros cosméticos naturais. Na loja de fábrica da Nature Laps, no km 19,500 da Avenida Bustillo, você pode entender melhor as propriedades dessa planta e fazer umas comprinhas. Também pode provar o chá.

4 - Capela San Eduardo 

Circuito Chico

Localizada na Avenida Exequiel Bustillo, Km 25,5, a Capela San Eduardo é um templo tão pequenino quanto lindo, feito totalmente em madeira e pedras. É possível entrar nela de terça a sábado, mas a vista do lado de fora é o que compensa a parada, com o majestoso Hotel Llao Llao aos fundos, um patrimônio arquitetônico da Unesco.

Dica extra: você pode reservar um chá da tarde no Winter Garden do Hotel Llao Llao, não é barato, mas é uma experiência deliciosa.

Circuito Chico

5 - Trilha dos Arrayanes

Circuito ChicoDo Circuito Chico km 25, parte o Sandero Arrayanes. É uma árvore lindíssima, meio alaranjada, cor canela, que, nessa região da Patagônia, adquiriu alturas atípicas para a espécie. A gente admira a espécie sobre um caminho de madeira, é pequeno, você atravessa ele em dois minutinhos. É necessário fazer uma trilha fácil de dez minutinhos para chegar até lá. Seguindo a mesma trilha, você chega ao Lago Moreno.

6 - Puente Arroyo La Angostura

Circuito Chico

A ponte e suas imediações têm uma vista lindíssima das montanhas e do arroio de água cristalina, algum tom entre turquesa e esmeralda. Dá até para ver as trutas patagônicas nadando por ali — é um dos pratos típicos da região.

7 - Punto Panoramico

Circuito Chico

O Punto Panoramico, no Circuito Chico, Km 23, é o mirante de beira de estrada mais incrível desse percurso. Dali, você vê o Lago Moreno de uma boa altura, cercado de bosques. Costuma ter barraquinha de comida e venda de souvenirs por ali. Uns 400 metros antes, tem um restaurante homônimo que é uma boa pedida para o almoço. Massa, empanada e vista aprovadas!

8 - Colônia Suíça

Dá para incluir ainda no mesmo passeio a visita à Colônia Suíça de Bariloche. Lá dá para admirar a arquitetura e as paisagens, bater perna pelas lojinhas de artesanato e experimentar comidas típicas.

Veja tudo o que fazer em Bariloche.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bariloche

Circuito Chico

San Carlos de Bariloche