Melhores Destinos
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Ciudad del Este - Cidade do Leste

Ciudad del Este, em espanhol, é a primeira cidade paraguaia na fronteira entre Paraguai e Foz do Iguaçu. É uma cidade muito conhecida por suas lojas de importados e grandes oportunidades para compras.

É após atravessar a Ponte da Amizade, que faz a fronteira entre os dois países, que muita gente se sente no paraíso. Quem curte umas comprinhas não pode visitar Foz do Iguaçu e deixar de ir à Cidade do Leste, um lugar muito visitado por vendedores de todo o Brasil, que buscam ofertas e preços melhores que os do mercado brasileiro. A cidade não é muito bonita, mas isso não é um impeditivo para quem tem o objetivo de fazer compras.

A quantidade de shoppings e lojas no local é enorme e nem em todos a procedência dos produtos é confiável. Recomendamos que você faça uma lista das coisas que você pensa em comprar e já selecione as lojas as lojas em que pretende ir. Fazer compras na rua é perigoso; opte apenas por lojas grandes e em locais confiáveis. Não dê atenção às pessoas que lhe abordarem na rua, porque você pode acabar sofrendo um golpe por pessoas mal-intencionadas.

 Abaixo, você verá algumas lojas legais para fazer compras no Paraguai. É possível consultar na internet o valor dos produtos que você tem em mente, assim terá uma ideia de quanto custa antes de viajar. Mais detalhes no site Compras Paraguai.

- Casa China: tem de tudo um pouco, cosméticos, bebidas, eletrodomésticos, roupas, eletrônicos;
- Mega Eletrônicos: além dos eletrônicos que o próprio nome sugere, o local é bom para comprar maquiagens, brinquedos infantis e roupas;
- SAX: loja refinada, com vários andares. Cada um dos andares tem um tipo de produto, incluindo óculos, vestidos e bolsas de marcas renomadas;
- Casa Nissei: indicada para eletrônicos;
- CellShop: outra loja que vende um pouco de tudo e tem vários andares. É boa para eletrônicos, roupas, calçados, produtos de beleza, etc. 
 

Como ir ao Paraguai

É possível chegar ao local com ônibus, passeios das empresas turísticas, táxi, mototáxi, atravessando a ponte a pé ou com carro próprio. Para quem vai de táxi, recomendamos fechar um preço com o taxista e combinar que ele o espere em Ciudad del Este enquanto você faz suas compras. Outra opção bacana é utilizar os passeios das agências turísticas, que combinam um horário para ida e retorno do grupo que irá fazer compras. Para quem prefere utilizar Uber, é importante saber que eles não atravessam a fronteira, mas o deixarão na Ponte da Amizade — depois você pode atravessá-la a pé ou com mototáxi, por exemplo.

Evite fazer essa travessia com as vans oferecidas em Ciudad del Este — muitas pessoas mal-intencionadas aproveitam essa forma de transporte coletivo para transportar produtos ilegais, não recomendamos! 


Pagamento de compras

Os pagamentos nas lojas podem ser feitos em dólar, real, guarani ou peso argentino — depende do estabalecimento. O mais indicado é pagar em dólar ou real, quando o câmbio não estiver muito desfavorável. Cartões de crédito também são aceitos, porém fica aqui o aviso de só fazer compras com cartão em lojas que realmente pareçam confiáveis — vale lembrar também que quem paga com o cartão terá que pagar também o IOF, imposto relativo a compras no exterior. 

Dicas

- Leve seu documento, RG ou passaporte, toda vez que for atravessar a fronteira para um país vizinho.
- O limite para compras sem o pagamento de impostos é de US$300 por mês quando a travessia é feita por via terrestre. Há um posto da Receita Federal na fronteira com o Paraguai e no Aeroporto de Foz do Iguaçu; se seus produtos excederem o valor permitido, você poderá ser taxado. 


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Foz do Iguaçu

Ciudad del Este - Cidade do Leste

Cidade do Leste, Paraguai