Ciudad del Este - Cidade do Leste
Ciudad del Este, em espanhol, é a primeira cidade paraguaia na fronteira entre Paraguai e Foz do Iguaçu. É uma cidade muito conhecida por suas lojas de importados e grandes oportunidades para compras.
Ciudad del Este - nossas dicas
É após atravessar a Ponte da Amizade, que faz a fronteira entre os dois países, que muita gente se sente no paraíso. Quem curte umas comprinhas não pode visitar Foz do Iguaçu e deixar de ir à Cidade do Leste, um lugar muito visitado por vendedores de todo o Brasil, que buscam ofertas e preços melhores que os do mercado brasileiro. A cidade não é muito bonita, mas isso não é um impeditivo para quem tem o objetivo de fazer compras.
A quantidade de shoppings e lojas no local é enorme e nem em todos a procedência dos produtos é confiável. Recomendamos que você faça uma lista das coisas que você pensa em comprar e já selecione as lojas as lojas em que pretende ir. Fazer compras na rua é perigoso; opte apenas por lojas grandes e em locais confiáveis. Não dê atenção às pessoas que lhe abordarem na rua, porque você pode acabar sofrendo um golpe por pessoas mal-intencionadas.
Abaixo, você verá algumas lojas legais para fazer compras no Paraguai. É possível consultar na internet o valor dos produtos que você tem em mente, assim terá uma ideia de quanto custa antes de viajar. Mais detalhes no site Compras Paraguai.
- Casa China: tem de tudo um pouco, cosméticos, bebidas, eletrodomésticos, roupas, eletrônicos;
- Mega Eletrônicos: além dos eletrônicos que o próprio nome sugere, o local é bom para comprar maquiagens, brinquedos infantis e roupas;
- SAX: loja refinada, com vários andares. Cada um dos andares tem um tipo de produto, incluindo óculos, vestidos e bolsas de marcas renomadas;
- Casa Nissei: indicada para eletrônicos;
- CellShop: outra loja que vende um pouco de tudo e tem vários andares. É boa para eletrônicos, roupas, calçados, produtos de beleza, etc.
Como ir ao Paraguai
É possível chegar ao local com ônibus, passeios das empresas turísticas, táxi, mototáxi, atravessando a ponte a pé ou com carro próprio. Para quem vai de táxi, recomendamos fechar um preço com o taxista e combinar que ele o espere em Ciudad del Este enquanto você faz suas compras. Outra opção bacana é utilizar os passeios das agências turísticas, que combinam um horário para ida e retorno do grupo que irá fazer compras. Para quem prefere utilizar Uber, é importante saber que eles não atravessam a fronteira, mas o deixarão na Ponte da Amizade — depois você pode atravessá-la a pé ou com mototáxi, por exemplo.
Evite fazer essa travessia com as vans oferecidas em Ciudad del Este — muitas pessoas mal-intencionadas aproveitam essa forma de transporte coletivo para transportar produtos ilegais, não recomendamos!
Pagamento de compras no Paraguai
Os pagamentos nas lojas podem ser feitos em dólar, real, guarani ou peso argentino — depende do estabelecimento. O mais indicado é pagar em dólar ou real, quando o câmbio não estiver muito desfavorável. Cartões de crédito também são aceitos, porém fica aqui o aviso de só fazer compras com cartão em lojas que realmente pareçam confiáveis — vale lembrar também que quem paga com o cartão terá que pagar também o IOF, imposto relativo a compras no exterior.
Dicas para fazer compras no Paraguai
- Leve seu documento, RG ou passaporte, toda vez que for atravessar a fronteira para um país vizinho.
- O limite para compras sem o pagamento de impostos é de US$ 500 por mês quando a travessia é feita por via terrestre. Há um posto da Receita Federal na fronteira com o Paraguai e no Aeroporto de Foz do Iguaçu; se seus produtos excederem o valor permitido, você poderá ser taxado.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Foz do Iguaçu
- JL Hotel by Bourbon
- San Rafael Comfort Class Hotel
- Viale Cataratas Hotel & Eventos
- Cataratas Park Hotel e Eventos
- Hotel Colonial Iguaçu