Egito
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Como chegar ao Egito

Quer saber como chegar ao Egito? A terra dos faraós fica a pelo menos dois voos de distância dos brasileiros, a gente explica tudo neste post. Mas primeiro, que tal um breve contexto geográfico? 

Como chegar ao Egito

Onde fica o Egito 

Muita gente fica em dúvida sobre em qual continente fica o Egito. Na verdade, o território está dividido entre a África e o Oriente Médio (Ásia). 

A maior parte do país se situa na África mesmo, mais especificamente no nordeste do continente. Isso inclui Cairo (a capital), Alexandria, Luxor, Assuã e Hugharda, que são as principais cidades turísticas. A Península do Sinai, que fica a leste do canal de Suez, é a única porção do Egito localizada na Ásia. 

O Egito faz parte do Deserto do Saara, principal deserto africano e maior deserto quente do mundo. É banhado pelo Mar Mediterrâneo ao norte e pelo Mar Vermelho ao leste, faz divisa com Líbia, Sudão, Palestina e Israel. Tem uma área de 1 milhão de km², que equivale mais ou menos à área do estado de Mato Grosso. 

Como chegar ao Egito?

Os brasileiros costumam chegar ao Egito pelos ares mesmo, e viagem leva, no mínimo, 15 horas. 

É preciso fazer ao menos uma conexão, não há voos diretos do Brasil. A gente voou de Swiss com conexão em Zurich. Levou cerca de 10h de São Paulo até a capital da Suíça e depois mais quatro horas para o Cairo. A Ibéria, a Air France, a Turkish e a Qatar Airways são algumas das companhias aéreas que também operam o trecho. 

Como chegar ao Egito

Pesquisar passagens aéreas

Aeroporto do Cairo

O Aeroporto Internacional do Cairo (CAI) é a principal porta de entrada do Egito, fica a uns 20km do centro da capital e 40km das Pirâmides do Egito. Com três terminais, é o segundo mais movimentado da África, atrás somente do Aeroporto Internacional de Joanesburgo. As orientações estão sempre escritas em árabe e em inglês. Ah, e tinha umas lojinhas interessantes na área de embarque, hein? Comprei lembrancinhas e chocolates com recheio de doces egípcios, divinos!

Como chegar ao Egito

Quando a gente chegou ao aeroporto, já tinha uma van da agência nos esperando para levar ao hotel — o nosso pacote de 8 dias da Civitatis tinha todos os transportes internos incluídos. Se você decidir pegar táxi, vale negociar antes o preço e ficar alerta a "trapaceadas" do motorista, que dificilmente usará o taxímetro. 

A única vez que eu usei Uber por lá, fui extorquida (o motorista pediu dez vezes o valor por fora, em dólares), mas o meu colega se transportou basicamente com o aplicativo pela cidade e achou tranquilo. Pode ser necessário acionar no app a opção de pagamento em espécie, na moeda local, porque pouquíssimos aceitam pagamento no cartão. 

Como chegar ao Egito

Outros aeroportos

Luxor e Assuã, cidades onde têm belíssimos templos do Antigo Egito, e Hurghada, destino de praia, também têm aeroportos internacionais, mas é bem mais raro chegar ao país por lá. Alexandria é abastecida pelo aeroporto Borg El Arab (HBE), a 40km. 

Do Cairo, dá para ir para Luxor e Assuã com voos internos ou mesmo de trem turístico – o chamado sleeping train, consulte neste link. Muitos turistas fazem o trecho entre Assuã e Luxor de cruzeiro pelo Rio Nilo. 

Documentos necessários para viajar ao Egito

Para chegar ao Egito, você vai precisar de um passaporte válido, comprovante da vacina contra a febre amarela (aplicada pelo há pelo menos 10 dias) e visto para turismo

A maioria das pessoas faz o visto ao chegar no Aeroporto do Cairo. Preenche-se um formulário de imigração (a gente já recebeu ele no avião) e paga-se em um guichê lá dentro do aeroporto mesmo, ao custo de 25 dólares. 

Isso também estava incluso no nosso pacote da Civitatis, um funcionário da agência estava nos esperando dentro da área de embarque — o que eu achei tão inusitado —, pegou nosso passaporte, o formulário e resolveu tudo em dois toques. Nunca passei pela imigração tão rápido. 

Se você gosta de se antecipar, também dá para fazer o visto pela internet, por meio deste link. É fácil também, e pode te poupar de uma fila no aeroporto. Só nesse caso não deixe para a última semana. O do meu colega saiu em uns 3 dias úteis, mas pode levar mais. E não caia em sites de terceiros, tem gente querendo tirar dinheiro dos viajantes. 

Não é obrigatório ter seguro viagem, mas, sinceramente, eu jamais viajaria para o Egito sem. Não saberia nem por onde começar a procurar ajuda em caso de doença.