Deserto de Wadi Rum
Deserto é tudo igual? Não na Jordânia. O país possui a maior parte de seu território formado por áreas desérticas, mas é no Wadi Rum, um vale de areia e montanhas de pedra em tons avermelhados, que esse tipo de paisagem mostra todo seu esplendor. O Wadi Rum, também conhecido como "O Vale da Lua" devido as suas formações rochosas, é um lugar de extremos. Aqui a natureza mostra toda sua força, em condições meteorólogicas que desafiam a vida humana. O cenário praticamente inalterado pelo homem é esculpido por ventos, que ergue e dá forma a imponentes labirintos de arenito e granito.
Mais do que um lugar bonito, o Wadi Rum é um ponto de encontro. Da terra quente com as noites frias de céu estrelado, camelos incansáveis e seus donos; turistas em busca de novas experiências e as tradições da cultura nômade beduína. Além dos passeios de 4x4, a grande atração do lugar são os acampamentos. É possível passar a noite em tendas e desfrutar de banquetes fartos preparados na fogueira, tudo isso acompanhado de danças e música árabe.
Fãs do filme de Lawrence da Arábia, de 1962, reconhecerão as principais locações. Foi aqui que T. E. Lawrence, que inspirou a história, fixou-se por um tempo durante a Revolta Árabe contra o Império Otomano, na Primeira Guerra Mundial. Suas conquistas estão ligadas à história do lugar, e os tours não hesitarão em apresentar os principais pontos de interesse, dentre eles aquele que possui seu rosto cravado na rocha.
Os povos nômades que habitam a região por séculos se adaptaram ao estilo de vida único do lugar, superando todos os obstáculos. Na ausência de água, ramos secos que nascem no deserto servem como sabonete natural, produzindo até espuma. Onde não há tinta ou papel, montanhas de pedra servem como tela, com gravuras rupestres imortalizadas há mais de 4000 anos. Nem o calor, o vento ou as tempestades de areia podem negar: há vida no deserto.
Como chegar: o ideal é reservar excursões saindo de Amã ou Petra, de onde é possível fechar pacotes que incluam passeios e acomodação. Ir por conta própria pode ser um pouco trabalhoso, embora todos os ônibus entre Aqaba e Petra/Amã passem pela entrada principal do Wadi Rum. O vilarejo em si fica a 7 km da entrada principal e nem sempre o transporte público é frequente. Caronas são comuns na cultura jordaniana, mesmo para mulheres desacompanhadas, e pode ser uma alternativa.
A entrada para o Wadi Rum está incluída no Jordan Pass.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.