Jordânia

Transportes na Jordânia

Locomover-se pela Jordânia costuma ser uma tarefa fácil. O país é pequeno, com praticamente duas estradas principais que vão de norte ao sul, todas em boas condições e facilmente percorridas em poucas horas.

Quem chega ao país através de tours vindos de Israel geralmente não precisa se preocupar, já que os guias são os responsáveis pelo transporte em ônibus e minivans. Muitos visitantes optam por atravessar a fronteira com carros alugados, embora a única travessia disponível para estrangeiros (entre Eilat e Aqaba) seja famosa pelos procedimentos de imigração demorados e exageradamente burocráticos. Para esses, uma alternativa é alugar um carro diretamente do lado jordaniano. Algumas companhias até mesmo oferecem um motorista para os clientes.

Jordania

Táxis regulares (amarelos) são abundantes em Amã, com uso obrigatório do taxímetro, que começa em 0,25 JD acrescidos de 0,40 JD por quilômetro percorrido. Também na capital, é possível encontrar táxis compartilhados (brancos ou creme), também chamados de "service/servis", com tarifas fixas por destino. Além disso, aplicativos de transporte como o Uber e a versão local Careem também estão disponíveis. Fora da capital, o uso do taxímetro não é observado e negociar a tarifa será necessário. Uma viagem de 10 km não deve custar mais do que 2-3 JD, e é sempre bom andar com notas menores para evitar problemas com o troco.

De ônibus

A capital Amã é repleta de linhas frequentes de ônibus a preços baixos (0,50 JD). No entanto, a comunicação pode ser um problema, já que os letreiros indecifráveis em árabe e a baixa proficiência da população local serão obstáculos. Caso queira arriscar, consulte o mapa não oficial de transporte rodoviário em Amã.

Contudo, ônibus intermunicipais serão o seu maior aliado em viagens pelo país. Além da opção de ônibus locais, a companhia Jett (Jordan Express Tourist Transportation) possui uma frota moderna e confortável, com destinos e horários definidos, visando atender principalmente aos turistas. Em Amã, os ônibus costumam sair do escritório da Jett ou da região conhecida como 7th Circle.

Consulte os horários e preços das principais rotas:

  • Amã x Petra (diariamente): 06h30, 11 JD.
  • Amã (7th Circle) x Aqaba (diariamente): 8h, 12h30, 15h, 17h30, 19h, 11 JD.
  • Petra x Amã (diariamente): 17h, 11 JD.

Aluguel de carro

Alugar um carro na Jordânia é uma opção prática e barata para explorar o país. As estradas estão em ótimo estado, mas o trânsito dentro das cidades pode ser um pouco caótico. Os preços dos combustíveis são tabelados em 0,655 JD o litro do diesel e 0,955 o litro da gasolina, não é necessário pesquisar nos postos.

Existem vários estandes de locadoras de veículos já na chegada ao Aeroporto Internacional Rainha Alia, em Amã, além de outras no centro da cidade e também em Aqaba. Empresas como a Avis e a Europcar oferecem planos a partir de 30 JD por dia, mediante um depósito de 350 JD a ser devolvido ao término do aluguel. Sob nenhuma hipótese deixe de adquirir um seguro, pode ser extremamente útil!

Jordania

A principal rota do país é a Estrada do Deserto (Desert Highway), que liga Aqaba a Amã. Existem radares de velocidade por todo o caminho, fique atento! Já a Estrada do Rei (King's Highway) é mais antiga e apesar de ser um pouco mais lenta devido às curvas na região sul, sua paisagem compensa.

Uma medida de segurança adicional nas estradas jordanianas é a presença de diversos checkpoints ao longo do caminho. As fiscalizações podem parecer intimidadoras, mas turistas não terão maiores problemas. Apenas esteja com sua documentação por perto. Note que há uma taxa de saída por terra da Jordânia ao custo de 10 JD caso queira cruzar a fronteira com Israel.

De avião

Devido às curtas dimensões do país, viajar pelas estradas costuma ser mais barato e até mesmo mais rápido do que de avião, se considerado o tempo de deslocamento entre o aeroporto e a cidade. No entanto, para quem deseja voar internamente pela Jordânia, é possível contar com a companhia nacional Royal Jordanian. Os voos entre Amã e Aqaba duram aproximadamente 45 minutos e possuem preços tabelados na casa dos 50 JD (~U$65).

De trem

Não há mais trens de passageiros em operação na Jordânia. No passado, existia a famosa ferrovia Hejaz, que saia da capital Amã rumo a Damasco, na Síria. Contudo, devido aos problemas de segurança do país vizinho, o serviço está suspenso desde 2006 e não há previsão de retorno. Mesmo na época que estavam em operação, os trens não eram considerados confortáveis, com viagens que duravam até 9 horas, muito mais lentas do que de carro.

 

Tudo que você precisa saber sobre Jordânia!

Esse texto sobre Transportes na Jordânia faz parte do guia de Jordânia no Melhores Destinos

Comentários para Transportes na Jordânia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.