Comida da Jordânia

Na Jordânia, tudo começa e termina em chá. Sente-se sem pressa e desfrute da hospitalidade jordaniana. Tomar chá quente no meio do calor do deserto de repente se tornará algo comum. E incrivelmente saboroso!

Apaixonados por comida árabe não terão do que reclamar. O país oferece uma grande variedade de pratos típicos em porções generosas e preços modestos. A tradição beduína de comer muita carne — especialmente de cordeiro — é uma constante nos principais menus, que também não abrem mão do arroz com açafrão, legumes e picles, especialmente pepino, cebolinha, cenoura e couve-flor conservados no vinagre.

Jordania

Jordania Jordania Jordania Jordania Jordania Jordania Jordania

falafel é um lanche comum em todo o país e fácil de ser encontrado, sempre acompanhado de um delicioso homus a base de grão-de-bico, pastoso e suculento. Quem passar pela capital Amã não pode deixar de visitar o Restaurante Hashem, desde 1956 produzindo o melhor falafel da cidade. Com sorte, é possível até mesmo encontrar o rei do país, que costuma sempre fazer uma refeição no local. Acredite, o prato principal não custa mais que 2 JD. 

Os acampamentos beduínos não são apenas famosos pela experiência que proporcionam no deserto, mas também pelos banquetes oferecidos. À noite, espere ser servido com um jantar tradicionalmente preparado no chão. Isso mesmo: basicamente um buraco na areia em que a comida é levada ao fogo e assada ao ponto. As refeições costumam ser partilhadas em clima de festa e não raramente consumidas com a mão — surpreendentemente sem um grão de areia! Só não se esqueça de comer sempre com a mão direita, saiba mais lendo sobre os costumes da Jordânia.

Doces e sobremesas regionais serão uma constante. Não deixe de experimentar o kanafeh, torta de queijo com pistache, absolutamente imperdível. Tente não rir quando um jordaniano simpático oferecer, de bom grado, "a bebida típica da Jordânia, somente encontrada aqui". É caldo de cana. Muito gostoso por sinal, mas apenas caldo de cana :) Geralmente a oferta costuma surpreender mais turistas europeus e americanos. 

Num dos países com maior produção de azeitona preta e tâmara do mundo, espere encontrá-las com muito mais frequência do que em outros países, até mesmo no café da manhã. Frutas secas em geral são muito baratas nos mercados a céu aberto, separe um espaço para levá-las na mala!

Jordania

Tudo que você precisa saber sobre Jordânia!

Esse texto sobre Comida da Jordânia faz parte do guia de Jordânia no Melhores Destinos

Comentários para Comida da Jordânia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.