Dinheiro na Jordânia

A moeda oficial da Jordânia é o Dinar Jordaniano (JD), disponível em notas de 1, 5, 10, 20 e 50 dinares. Desde 1995, a moeda possui uma cotação fixada em 1 JD para U$ 1,40 (ou seja, U$1 compram 0,70 JD).

Embora a moeda pareça forte por ser mais valorizada que o dólar, o custo de vida no país é bem acessível e não necessariamente significa que você vá pagar preços altos por tudo. No entanto, é necessário algum tempo para se adaptar à ideia e evitar confusões que gerem prejuízo. Para se ter uma ideia, corridas de táxi no centro da cidade dificilmente passam de 1-2 JD e refeições em restaurantes simples custam na faixa dos 5 JD. 

Há um problema crônico de falta de troco em muitos lugares, por isso tenha sempre em mãos notas menores de 1 e 5 JD, além de moedas. Elas serão muito úteis!

Cartões de crédito e caixas eletrônicos

Cartões são aceitos pela maioria dos hotéis, mas raramente em restaurantes ou lojas mais simples. Alguns comércios podem cobrar uma pequena taxa extra de 1% nas transações. Em algumas atrações turísticas, os ingressos podem ser pagos com cartão, geralmente em um guichê separado.

Caixas eletrônicos estão presentes nas grandes cidades, com limite máximo de 250 JD por saque. Geralmente o valor é emitido em notas de 20 e 50 JD, consideradas de alto valor. Note que alguns caixas cobram uma taxa de 2 a 3,5% sobre o valor de saque ou uma taxa única de saque (ex: 5 JD), a ser informada na tela antes da confirmação do procedimento.

Troca de dinheiro

Casas de câmbio e bancos são facilmente encontrados nas principais cidades, onde a troca de dinheiro pode ser feita mediante apresentação do passaporte. Tenha em mente que, por motivos comerciais, a cotação ofertada apresentará uma ligeira diferença entre a cotação oficial fixa de U$1 para 0,70 JD.

Tudo que você precisa saber sobre Jordânia!

Esse texto sobre Dinheiro na Jordânia faz parte do guia de Jordânia no Melhores Destinos

Comentários para Dinheiro na Jordânia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.