Dicas da Jordânia

Como todo país muçulmano, a Jordânia tem costumes fortemente ligados à religião e isso requer atenção especial dos viajantes a fim de evitar gafes. Fique atento!

- O Ramadã é o maior evento muçulmano; durante o período, os fiéis são incentivados a fazer jejum do nascer ao pôr do sol durante um mês. A data varia anualmente, mas em 2019 a celebração vai de 5 de maio a 4 de junho. A exemplo de outros países de maioria islâmica, comer ou beber em público durante esse período não é visto com bons olhos e pode atrair atenção indesejada. Embora o costume normalmente não seja observado por turistas e minorias religiosas, convém respeitar. Muitos restaurantes ficam fechados ou funcionando parcialmente para entregas; sua melhor opção será recorrer aos supermercados. Nas áreas mais quentes do país, como Petra ou o deserto de Wadi Rum, a venda e o consumo de alimentos e bebidas é menos restrito. De todo modo, vale manter a discrição e usar o bom senso quando estiver ao redor de locais.

Jordania

- O véu sobre a cabeça para mulheres não é obrigatório. Você verá muitas jordanianas andando livremente com os cabelos à mostra, graças ao posicionamento liberal do país, que se orgulha do seu papel progressista no mundo árabe. No entanto, seu uso pode ser solicitado ao visitar templos religiosos ou casas mais conservadoras. Respeite.

- Evite usar a mão esquerda. Ao longo de anos vivendo na aridez deserto, os beduínos e outros povos árabes tiveram que aprender a lidar com a escassez de água. A mão esquerda é considerada "impura" na etiqueta local, já que é utilizada para tarefas de higiene pessoal. Ao cumprimentar alguém, comer (com as mãos ou talheres) ou até entregar alguma coisa, use sempre a mão direita.

Jordania

Mantenha-se hidratado e use filtro solar. O calor da Jordânia pode ser cruel em algumas épocas do ano, exigindo atenção redobrada de quem não está acostumado às altas temperaturas do país.

Contrate um guia. A história da Jordânia e de suas principais atrações serão muito melhor compreendidas na presença de um expert. Tivemos o prazer de conhecer o guia credenciado Hisham Hamed, que fala português! Quem quiser contratar os serviços dele pode entrar em contato diretamente pelo telefone +962 795938381 ou e-mail: hisham-fx@hotmail.com

Tudo que você precisa saber sobre Jordânia!

Esse texto sobre Dicas da Jordânia faz parte do guia de Jordânia no Melhores Destinos

Comentários para Dicas da Jordânia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.