Quando ir a Jordânia

Aproximadamente 80% do território da Jordânia é formado por desertos, o que traz uma sensação de calor causticante no verão. Entretanto, as noites podem ser bem frias, com temperaturas na casa dos 5°C durante o inverno. Para aproveitar melhor sua viagem e fugir de variações climáticas extremas, a época ideal para visitar a Jordânia é entre os meses de março e maio.

Por se tratar de um país com maioria muçulmana, feriados religiosos e datas comemorativas também devem ser levados em consideração na hora de decidir quando viajar.

Clima

De junho a agosto, praticamente não há chuvas, mas a temperatura pode facilmente alcançar os 40°C, com ventanias capazes de ocasionar tempestades de areia. Vale mencionar que o norte montanhoso do país absorve a maior parte das chuvas, com um clima mais ameno, enquanto o sul tende a ser mais quente conforme se aproxima do litoral.

A capital Amã tende a ser confortável mesmo nos meses mais quentes do ano, com máximas de 32°C de junho a setembro. Já nos meses de inverno, que vão de dezembro a fevereiro, a temperatura pode cair para abaixo de zero durante a noite e não raramente neva! Isso mesmo: neve em pleno Oriente Médio!

Para quem deseja visitar o Mar Morto ou mergulhar nas praias do Mar Vermelho, a melhor época vai de setembro até o início de novembro, quando a água está morna e a vida marinha abundante. Evite ir em julho, pois o calor excessivo pode prejudicar sua experiência no litoral jordaniano.

Média anual em Amã - Temperatura mínima e máxima

Veja as médias anuais* de temperatura e índice pluviométrico para a capital da Jordânia:

Janeiro - 3°C / 12°C / 80 mm
Fevereiro - 5°C / 13°C / 74 mm
Março - 6°C / 16°C / 64 mm
Abril - 9°C / 22°C / 17 mm
Maio - 12°C / 27°C / 5 mm
Junho - 15°C / 30°C / 0 mm
Julho - 17°C / 31°C / 0 mm
Agosto - 18°C / 32°C / 0 mm
Setembro - 15°C / 30°C / 0 mm
Outubro - 13°C / 26°C / 7 mm
Novembro - 9°C / 20°C / 34 mm
Dezembro - 5°C / 14°C / 69 mm
* Com dados do climate-data.org.

Datas religiosas e feriados

Tenha em mente que sexta-feira é considerado o dia de folga nos países muçulmanos. Por isso, sábados e domingos são dias normais de trabalho na Jordânia. Algumas datas comemorativas variam a cada ano por conta das diferenças entre o calendário muçulmano e o ocidental, e o ideal é pesquisar sobre elas antes de marcar sua viagem.

Por exemplo, o Ano Novo Islâmico (Muharram) na Jordânia será celebrado nos dias 30 e 31 de agosto em 2019. Já o Ramadã é a celebração muçulmana mais conhecida no mundo. Durante um mês inteiro os fiéis são incentivados a jejuar do nascer ao pôr do sol, com um grande banquete ao anoitecer. Embora seja conhecida por seus costumes liberais, a Jordânia ainda é um país muçulmano e leva esse período bem a sério. Durante o Ramadã, comer e beber em público durante o dia é proibido, ainda que alguns restaurantes possam servir turistas discretamente e aceitem preparar refeições para viagem. Em algumas atrações turísticas, como Petra, turistas não encontrarão maiores problemas e poderão inclusive encontrar água à venda — um alívio para encarar o forte calor do deserto.

Em 2019, o Ramadã será de 5 de maio a 4 de junho.

Tudo que você precisa saber sobre Jordânia!

Esse texto sobre Quando ir a Jordânia faz parte do guia de Jordânia no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Jordânia

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.