Dicas de Atenas

Visto

Cidadãos brasileiros não precisam de visto de permanência (até 90 dias) na Grécia e em outros países-membros do Acordo Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça). No entanto, no momento do desembarque serão exigidos passaporte válido e outros comprovantes, como passagem de ida e volta, comprovante de recursos financeiros, seguro-saúde válido em todos os países-membros do acordo, entre outros.

Embaixada do Brasil em Atenas

Fica na Platia (Praça) Filikis Eterias, 14 – 3º andar. Para mais informações, clique aqui.

Informações sobre a cidade

O visitante pode obter informações completas sobre Atenas nos quiosques City of Athens Infopoint. Confira os endereços na capital grega:

Aeroporto internacional "El. Venizelos" - piso de chegadas, aberto todos os dias, das 8h às 20h. Tel: +30 210 3530 390

Centro histórico na rua Amalias Ave & Dionissiou Areopagitou - aberto diariamente, das 9h às 21h. Tel: +30 210 3217 116

Porto Pireaus - terminal de chegadas, de segunda a sábado, das 8h às 14h. 

No restaurante

De acordo com a lei grega, a conta deve permanecer todo o tempo à vista do cliente. Em geral, a cada pedido feito, o garçom deixa a nota em cima da mesa (dentro de um pequeno recipiente ou debaixo da toalha). Gorjetas não são obrigatórias nos estabelecimentos gregos, mas são extremamente bem-vindas caso tenha sido prestado um bom serviço.

Clima 

O verão grego é realmente quente e as temperaturas, especialmente em julho, podem ultrapassar os 38°C. Durante a estação, recomenda-se o uso de roupas leves, chapéu/boné e filtro solar, além, é claro, da importância de manter uma alimentação saudável e ingerir bastante líquido.

Tudo que você precisa saber sobre Atenas!

Esse texto sobre Dicas de Atenas faz parte do guia de Atenas no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Atenas

  • Missing Anônimo há 6 anos

    Fui em janeiro de 2012. Fazia mto frio! Mas não chegou a nevar. Paguei 12 euros na diária do Nafsika Hotel. É simples e atende bem o conforto, além do cafe da manhã reforçado. A Acrópole estudantes não pagam! Inclusive o museu. Coma comidas locais, são deliciosas e barato. 2 DIAS NO MÁXIMO! Fiz quase tudo a pé! A noite é ANIMADA e ngm fala INGLÊS!!! Mas eles adoram os brasileiros, e adorei a recepção!

  • Img20130412203645 Mariana Sampaio há 5 anos

    Não concordo que ninguém fala inglês. A comunicação em Atenas foi bem tranquila em inglês.
    Quanto as comidas, realmente são deliciosas!!!

  • Yxvzf Gisela Cabral há 5 anos

    Também não tive problemas com o inglês, Mariana. Talvez o Felipe não tenha dado sorte! :)

  • 7fydx Rosane Schereschewsky há 5 anos

    Pessoal, alguém sabe me dizer algo sobre o Reveillon em Atenas? Estou com viagem agendada para o final do ano e queria algumas dicas de o que fazer no inverno. Só se fala em verão e calor, mas dá para conhecer bem Atenas no final de dezembro, início de janeiro?

  • Yxvzf Gisela Cabral há 5 anos

    Dá uma lidinha aqui, Rosane: http://guia.melhoresdestinos.com.br/quando-ir-atenas-84-756-p.html
    Mas eu acho que dá pra aproveitar o inverno sim. Não sei se você percebeu, mas a nossa lista de Atrações tem pouquíssimas praias...só programas da cidade. Eu, no seu lugar, aproveitaria pra absorver a cultura local, que é riquíssima. Visitei a cidade no alto verão e posso dizer que conhecer a Acrópole no inverno, sem aquele calor de matar, deve ser muito mais agradável.
    Pelo que vi em alguns sites, a chegada do ano novo é muito comemorada por lá. Em Ilhas como Paros, perto de Atenas (de ferry), grupos de pescadores saem de barco e cantam belas canções...deve ser um espetáculo. No dia 1 de janeiro, por exemplo, acontece a festa de São Basílio, quando os gregos repartem um pedaço de bolo na procura de uma moeda da sorte, escondida pelo padeiro. Festivais também costumam ocorrer em algumas partes do país...
    Eu acho que atrações, além de todas as que sugerimos aqui no MD, não vão faltar neste período, viu? Espero ter ajudado.

  • Rodadacapoeirabyjoyumegari Alexandre Vieira há quase 5 anos

    A minha dica vai ser bem simples, porém creio que útil, pois ajuda bastante quem esta perdido por lá e não sabe o que fazer. Então, vamos, lá.

    Se alguém tiver em um grupo de duas pessoas ou mais, e ter que pegar o metro do Aeroporto de Atenas até o hotel, opte pelo Group Ticket for two (2) Persons. Lá, vai ser possível economizar economizará 2€, ao invés de comprar 2 tickets single journey.

  • Gd7n2 Daniel Batista há quase 5 anos

    Olá Pessoal, estou pensando em ir com minha esposa em setembro. Estamos preocupados com a comunicação, vocês conseguiram se virar com inglês? E as placas, era só em grego? Precisaram de guia? E os passeios, é mais fácil fechar tudo lá ou alguém conseguiu agendar alguma coisa do Brasil mesmo?

  • Yxvzf Gisela Cabral há quase 5 anos

    Oi Daniel, dá pra se comunicar só com o inglês, sim, e eu não tive dificuldade nenhuma pra me virar por lá. No metrô vc encontra informações em inglês, além disso, o metro de lá é excelente. Algumas estações são uma espécie de museu, com escavações, etc. Falo disso aqui no guia. Como a parte turística de Atenas acaba sendo meio concentrada em uma única região, locomover-se também não é nada difícil. Recomendo um bom mapa ou GPS no celular. Bem, sobre guias turísticos, depende de você, do seu estilo...eu fiz a Acrópole toda e outros pontos da cidade sem o auxílio de guias...mas por pura opção minha (e foi super fácil)! Mas se vc não quer se preocupar com nada, acho que vale a pena pegar as visitas guiadas. Sobre os passeios, depende muito do que vc quer fazer. Vc quis dizer passeios em ilhas ou cidades próximas a Atenas? Aí eu acho que o melhor é agendar/reservar antes. Eu já fui a Mykonos e Santorini e posso te ajudar com algumas infos sobre esses lugares. PS: sobre agências de turismo, recomendo pesquisar antes, na Internet, as locais mais cotadas. Sempre faço isso quando preciso do serviço e nunca me dei mal, muito pelo contrário! Espero ter ajudado. Abs!

  • Missing ROSANE BRAVO MARQUES DOS SANTOS há quase 4 anos

    Olá Gisela,
    Vou a Istambul e depois Atenas.
    Gostaria de fazer passeios a Santorini e Mykonos agora em junho tipo bate-volta ou com 1 pernoite.
    Vc tem alguma dica?

  • Yxvzf Gisela Cabral há quase 4 anos

    Oi Rosane, tudo bem? Vc poderia especificar quais tipos de dicas? Abs!

  • Missing ROSANE BRAVO MARQUES DOS SANTOS há quase 4 anos

    Quanto tempo ficar, restaurantes, bares, melhor roteiro
    Agradeço

  • Yxvzf Gisela Cabral há quase 4 anos

    Então, Rosane, eu fiquei 3 noites em Mykonos e 4 em Santorini. De Atenas para Mykonos vc pode pegar um ferry direto, de Mykonos para Santorini também tem ferry direto. No verão os horários são variados, mas aconselho comprar com antecedência. A viagem de ferry de Atenas para Mykonos tem duração de 4h30, mais ou menos, por isso acho que um bate e volta seja algo bem complicado. Até mesmo pq Mykonos está cercada de ilhas/praias maravilhosas e que vc vai querer conhecer. Lá indico duas noites, no mínimo.

  • Yxvzf Gisela Cabral há quase 4 anos

    Já de Mykonos para Santorini é bem rapidinho, de ferry. Uma hora e alguma coisa, se não me engano. Geralmente os ferries são grandes e confortáveis...Santorini é uma das coisas mais lindas que vi na vida. Não perca o pôr do Sol na Caldeira. Lá indico umas 3 noites, pelo menos. Ah, a graça de Santorini é alugar um carro e sair explorando as cidades e praias! Sobre restaurantes e bares a dica é não se preocupar muito, pois na Grécia é difícil comer mal, não tive queixas neste sentido. A noite nestes dois lugares também são bem animadas, Mykonos, por exemplo, é comparada à Ibiza. Mas mesmo os que não curtem música eletrônica também se dão bem, pois é grande a variedade de bares.

  • Yxvzf Gisela Cabral há quase 4 anos

    Infelizmente, Não tenho roteiro de nenhuma das duas. Aluguei um carro nos dois lugares, estudei mais ou menos a região para conhecer as cidades (as ilhas têm várias cidades, é importante vc saber disso na hora de reservar o hotel ou o apto de temporada), as praias e fui conhecendo com certa calma. Minha viagem foi Athenas - Mykonos - Santorini - Athenas. Todos os trechos foram feitos de ferry (inclusive a última pernada, a volta para Athenas). Bem, espero ter te ajudado um pouco. Abs!

  • Missing ROSANE BRAVO MARQUES DOS SANTOS há quase 4 anos

    ajudou muito !
    obrigadíssimo

  • Missing ROSANE BRAVO MARQUES DOS SANTOS há quase 4 anos

    Esqueci de uma pergunta.
    É tranquilo viajar com malas grandes nesses ferryes ? Ou vc indica algum guarda volume em Atenas ?

  • Missing Dre há mais de 2 anos

    Olá. belo texto e dicas. Pretendo ir em JANEIRO/2017. Pelo que vi, o tempo será mais para frio e vento correto?! o que seria bom, pois muito calor então fica insuportável para os trajetos a pé, correto? E almoçar, fazer lanchinhos, em EUROS lá, sai muito caro por dia? queria ficar 4 dias cheios lá. A pé, consegue se virar, como você disse...moça sozinha tem problema?

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.