Kuala Lumpur

Dicas de Kuala Lumpur

Brasileiros que visitam a Malásia a turismo por até 3 meses não precisam de visto para entrar no país; o passaporte, no entanto, é imprescindível e deve ter 6 meses de validade. O certificado internacional de vacinação atestando ter tomado a vacina contra febre amarela também é necessário. O consulado do país em Brasília recomenda ainda ter uma cópia da reserva da hospedagem e dos voos de ida e volta. Para mais informações, recomendamos entrar em contato com sua companhia área e com o próprio consulado da Malásia.

Idioma: A língua malaia (Bahasa Malaysia) e o inglês são as línguas oficiais faladas na Malásia, porém muitas outras línguas e dialetos também fazem parte da vida dos moradores do país, afinal, grande parte das famílias locais são originalmente de outros países, como China e Índia. 

Localização: A Malásia está localizada no sudeste Asiático e é composta, majoritariamente, por dois territórios distintos e afastados, são eles a península Malásia, que fica no norte da Tailândia e onde está a cidade de Kuala Lumpur e uma parte da Ilha de Bornéu, que é dividida entre a Malásia, Indonésia e Brunei. 

Fuso Horário: UTC/GMT +8h — no geral, a cidade de Kuala Lumpur está 11h a frente do horário de Brasília. 

Tomada: A rede elétrica da Malásia é de 240 V e as tomadas são de três pinos chatos, sendo um deles vertical e dois horizontais. Provavelmente você precisará de um adaptador de tomadas para recarregar seus eletrônicos.

Moeda: A moeda oficial da Malásia é o riggit malaio. Os cartões de crédito são amplamente aceitos em Kuala Lumpur e em diversos pontos da cidade existem caixas eletrônicos. Para mais informações, consulte nossa página sobre Dinheiro e Gastos em Kuala Lumpur

Segurança: Kuala Lumpur não é um lugar perigoso, mas é sempre importante ficar atento ao caminhar nas ruas e evitar andar sozinho por locais vazios e escuros durante a noite. Evite também deixar seus pertences fora do alcance de sua visão. 

Recomendamos às mulheres, sozinhas ou acompanhadas, que tenham um cuidado especial na cidade se quiserem evitar ser alvo de olhares ou assédio; não andem com roupas muito curtas ou justas, pois os homens costumam olhar bastante. Na cidade, há mulheres muçulmanas, que andam com trajes recatados, e mulheres de origem chinesa, que andam com seus vestidos ou shorts curtos — ambos convivem bem e sem problemas, mas as mulheres ocidentais realmente podem ser alvo de olhares e ficarem constrangidas com isso. 

Terrorismo: antes de viajar ao país, consulte as orientações das autoridades locais quanto à segurança. Já foram feitas ameaças terroristas à Malásia, então é indicado tomar precauções. 

Gastronomia: Se você não gosta de comidas muito apimentadas ou condimentadas, antes de pedir um prato, pergunte ao garçom do restaurante se o prato que deseja pedir contém muita pimenta; na Ásia e sudeste asiático, a comida regional pode ser bastante apimentada. 

Procure tomar bastante líquido, pois faz bastante calor na cidade. Ao beber água, sempre opte pela mineral para evitar qualquer tipo de contaminação. 

Quantos dias ficar: Kuala Lumpur não é uma cidade grande ou com tantos pontos turísticos, por isso consideramos que 3 dias são suficientes para ver suas principais atrações sem pressa. 

Chove com frequência em KL, então um guarda-chuva pode ser bastante útil para continuar sua programação pela cidade mesmo quando o tempo não estiver tão favorável. 

Chip de celular: Usar um chip pré-pago de uma companhia telefônica local é uma mão na roda para explorar uma cidade desconhecida e em Kuala Lumpur essa foi a nossa tática mais uma vez. No próprio aeroporto internacional, logo ao deixar a área de desembarque, compramos um chip que utilizamos no país. Como há diferentes empresas que prestam o serviço e vendem esse tipo de produto no local, consulte as facilidades de cada uma das companhias e compre o chip que oferece mais vantagens. 

Tudo que você precisa saber sobre Kuala Lumpur!

Esse texto sobre Dicas de Kuala Lumpur faz parte do guia de Kuala Lumpur no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Kuala Lumpur

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.