Kuala Lumpur

Transportes em Kuala Lumpur

Kuala Lumpur é uma cidade com transporte público eficiente e barato, o que facilita muito na hora de explorar a cidade, principalmente porque o trânsito nos horários de pico pode ser bastante ruim. Se estiver bem localizado, você conseguirá fazer algumas atividades caminhando e quando o transporte público não atender suas necessidades, utilize os táxis/Uber, que são baratos.

A pé
Como KL é uma cidade espalhada e suas principais atrações ficam um pouco afastadas, andar nem sempre será viável. Porém, se estiver hospedado em um local com boa localização, você conseguirá fazer alguns passeios caminhando. 

Trens, Monorail, Light Rail e ônibus
O transporte público de KL é barato e eficiente. Utilizar seus veículos é fácil e, de acordo com o seu trajeto, você pode usar os trens (KTM Komuter), o monorail, o light rail (LRT) ou os ônibus. Como os ônibus sofrem com o trânsito, sugerimos utilizar os trens, principalmente, porque levam a várias partes da cidade em pouco tempo. A integração entre os transportes é um pouco falha e nem sempre você encontrará estações próximas a si, porém, ainda assim, essa é uma boa maneira de percorrer a capital. O valor das passagens é baixo e varia de acordo com a distância percorrida.

Ao usar os trens para comprar uma passagem unitária, você deve se dirigir a um caixa ou máquinas de autoatendimento e apontar qual sua estação de destino e assim será informado do valor da passagem. No sistema de alto falante dos trens, os anúncios costumam ser feitos na língua malaia e em inglês. A principal estação utilizada para o transporte de trens é a KL Sentral, que está sempre movimentada e está conectada a um centro comercial cheio de lojas. Para mulheres passeando sozinhas, algumas linhas têm vagões voltados exclusivamente para público feminino. 

Caso tenha planos de ficar vários dias em KL, pode valer a pena comprar um cartão pré-pago, o MyRapid Card, o qual permite que você insira um determinado montante e utilize seu cartão para pagar pelas passagens no transporte público. 

Para mais informações sobre o transporte da cidade, consulte o 

Táxis e Uber
A quantidade de táxis em KL é grande e, por oferecerem um serviço barato, são uma boa alternativa para circular pela cidade, principalmente se você não estiver sozinho e puder compartilhar o valor da corrida. Os táxis utilizam taxímetro e estão sempre próximos a pontos de interesse, como shoppings. Infelizmente, não são incomuns os casos de taxistas fazendo caminhos mais longos ou mais lentos para embolsar mais dinheiro de seus passageiros. Como alternativa, você pode utilizar a Uber, que já é um serviço presente na cidade e costuma ter tarifas mais baratas que os táxis. Se preferir os táxis, uma boa dica é usar o app My Teksi

Ônibus Turístico
Quem quiser conhecer as atrações turísticas da cidade pode aproveitar para passear no ônibus turístico; ele tem uma rota que contempla os principais atrativos de Kuala Lumpur e permite aos visitantes entrarem e saírem do veículo quando desejarem, pagando um valor fixo. Para mais informações, consulte o site do KL Hop on Hop off.

Ônibus gratuito
Para aliviar o trânsito no centro da cidade e incentivar o uso do transporte público, existe em KL linhas gratuitas de ônibus. Eles oferecem roteiros distintos, que contemplam pontos turísticos e pontos de interesse da cidade. Para mais informações, visite o site do GoKL.

Tudo que você precisa saber sobre Kuala Lumpur!

Esse texto sobre Transportes em Kuala Lumpur faz parte do guia de Kuala Lumpur no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Kuala Lumpur

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.