Cidade do México

Dinheiro na Cidade do México

A moeda oficial do México é o peso mexicano. O câmbio é bastante favorável para o turista brasileiro e a viagem tem um custo baixo se comparada a outros destinos populares no exterior, como Estados Unidos e países da Europa. O câmbio oficial é de 17 MXD = 1 USD (veja aqui o câmbio do dia) e os custos com hotel, alimentação, transporte e entrada em atrações são bastante em conta. 

Uma refeição em restaurantes populares sai por menos de USD 5. Uma fatia de pizza ou um taco, apenas USD 1. A refeição em um estabelecimento renomado não custará mais de USD 40 e um almoço nos mais caros estabelecimentos da cidade poderá sair por apenas USD 50. Quem deseja se hospedar com mais conforto encontrará na Cidade do México excelente preços! Um hotel de nível superior tem diárias por volta de USD 50. Sendo possível se hospedar em bons estabelecimentos por apenas USD 30. O transporte também se destaca como ponto muito positivo. Uma passagem tem custo de apenas USD 0,30, enquanto um trajeto médio de táxi ou Uber custará menos de USD 5. As entradas nos museus têm preços bastante populares, com valor médio de USD 2 a USD 4. O mais famoso museu da Cidade do México, o Museu de Antropologia, tem custo de USD 3,70. Uma pechincha! 

Quem desejar fazer passeios mais completos, como tours de um dia, encontrará valores em torno de USD 50 para destinos como Teotihuacán, Puebla e Taxco. O ônibus panorâmico que percorre toda a cidade tem ticket diário com custo entre USD 7 e USD 9. Já o aluguel de um barco em Xochimilco sai por USD 20 a hora (o aluguel é pago por barco, não por pessoa). 

Em relação às compras, a Cidade do México também agrada. Eletrônicos têm preços similares aos dos Estados Unidos, com pouca variação. Vestuário é um pouco mais caro do que o vizinho EUA, mas os preços são muito semelhantes aos do Brasil. Já no outlet é possível encontrar mercadorias com valores mais vantajosos. Entretanto, nada agrada mais aos turistas do que os maravilhosos mercados de artesanatos. Com produtos exclusivos do México e preços muito atraentes, eles são uma perdição para quem não resiste a levar recordações de viagem.

Cartão, dinheiro e câmbio

Apesar de ser uma cidade bem grande, muitos estabelecimentos não aceitam cartões de crédito. O problema é recorrente em museus e outras atrações turísticas. Sendo assim, tenha sempre uma boa quantia em espécie para não passar aperto. Restaurantes e lojas costumam aceitar cartão, mas pequenos estabelecimentos não. Nos mercados de artesanato, é possível encontrar barracas que aceitam cartão, mas elas são minoria. 

Adquirir pesos mexicanos ainda no Brasil será muito difícil. O ideal é levar dólar para fazer o câmbio ou mesmo fazer saques em caixas eletrônicos já na Cidade do México (disponíveis no aeroporto e em toda a cidade). A moeda brasileira não é comumente aceita para câmbio. Caso leve reais em espécie, faça a troca pelo peso mexicano nas casas de câmbio do aeroporto. Será praticamente impossível realizar a troca na cidade. 

Gorjeta (propina)

A gorjeta na Cidade do México varia entre 10% e 15%. Raramente ela vem incluída no valor final da nota fiscal. Caso deseje pagar a gorjeta, avise ao garçom para acrescentar o serviço ao valor da conta. Apesar de raro, sempre verifique se a gorjeta já não está incluída na conta para evitar pagar a mais. Vale lembrar que gorjeta, em espanhol, é propina. Não se assuste se o garçom pedir a propina ao final do jantar. 

Imposto

O imposto sobre mercadorias e serviços já está incluído no valor apresentado aos clientes. Não será necessário calcular o valor do imposto na hora de realizar o pagamento. A Cidade do México oferece o serviço de devolução de impostos para não residentes, de acordo com compras realizadas em estabelecimentos cadastrados nos programas. Ao fazer uma compra, verifique se a loja faz parte do programa e receba a restituição do imposto ao embarcar de volta para o Brasil, no aeroporto de saída do México. Veja mais informações sobre o Money Back e o Tax Free

Tudo que você precisa saber sobre Cidade do México!

Esse texto sobre Dinheiro na Cidade do México faz parte do guia de Cidade do México no Melhores Destinos

Comentários para Dinheiro na Cidade do México

  • Qxgpv Diego L. Martínez há quase 3 anos

    To achando melhor sacar direo lá então, pq no cambio para dolar e depois em peso mexicano acho que se perde mais dinheiro.

  • Missing LUIS ANDRÉ há mais de 2 anos

    Atenção! Leve EUROS para a Cidade do México! E troque no aeroporto, sim, isso mesmo!
    Cotação do dólar no aeroporto se vc trocar 100 dólares ou mais, $18,20 pesos; no centro da cidade e bairros, entre $17,80 e 17,90, qualquer quantidade. EUROS no aeroporto $21,90! Numa casa de câmbio perto do metrô Insurgentes, $21,70 pesos.

  • Missing CATARINA TAVARES há 20 dias

    Oi gente, eu sempre troco (mais ou menos há 1 ano) com o pessoal dessa página https://www.facebook.com/Brasileirosnomexico
    Depois da pandemia as coisas ficaram meio loucas e trocar dinheiro no aeroporto é um assalto! O Zildomar (do brasileirosnomexico) é super confiável. Eu indico!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.