Cidade do México

Passeios na Cidade do México

A Cidade do México não é destino para visitar de passagem. Invista alguns dias na região e aproveite para fazer os belos passeios disponíveis para os visitantes. Alguns ajudam a economizar tempo e a ter uma noção ampla da cidade, como os tours em ônibus panorâmicos, passeios de bike ou mesmo os tours a pé, que incluem desde circuitos históricos a interessantes experiências gastronômicas. Outros vão além do Zócalo e levam os turistas a conhecerem mais profundamente a história mexicana e a cultura local, é o caso da visita às Pirâmides de Teotihuacan, que pode até incluir um sobrevoo de balão; aos canais com barcos coloridos em Xochimilco; às cidades de Puebla, Cholula, Taxco e Cuernavaca; e até um tour pelos vulcões da região. Escolha o tour que mais combina com você!

Piramides-de-teotihuacan

Ônibus panorâmico hop-on hop-off

Eles são práticos, eficientes e ótima opção para quem tem pouco tempo na Cidade do México, mas quer ver um pouquinho de tudo. Os ônibus panorâmicos fazem rotas que passam pelos principais pontos turísticos da cidade e têm preço bem acessível, com tíquetes diários ao custo aproximado de MXN 140 (USD 8). São especialmente interessantes para quem deseja ter uma ideia geral da cidade, mas não quer ter trabalho montando roteiros. O único trabalho será decidir em quais paradas descer e quais roteiros fazer por dia (são três ou quatro rotas diferentes, a depender da empresa). 

Museo-memoria-y-tolerancia

Infelizmente, os trajetos são longos (em torno de 3h30 a volta completa em cada circuito) e será impossível descer em todas as paradas disponíveis em apenas um dia. Por isso, o ônibus panorâmico é especialmente interessante para quem está com pouco tempo, mas deseja ver tudo, mesmo que ainda superficialmente. Para fazer todas as rotas disponíveis em apenas um dia, ou seja, utilizando apenas um tíquete, será necessário permanecer no ônibus o tempo todo, descendo apenas na estação onde há troca de rota. 

Vale o passeio? Claro! Mas será corrido? Muito! O ideal, para poder descer em alguns pontos de interesse, é fazer o passeio vários dias. Vale também percorrer a rota completa para só então decidir o que vale a pena visitar. Depois basta ir por conta própria. É muito fácil se locomover na Cidade do México e visitar pontos turísticos de maneira independente não será um problema. Há ainda oferta de tours especiais, como: rota dos museus, tour noturno e tour gastronômico. Duas empresas realizam o passeio em ônibus panorâmico na Cidade do México: Capital Bus e Turibus.

Nos arredores da Cidade do México

Os visitantes que chegam à Cidade do México com um pouco mais de tempo poderão investir em passeios pelas regiões próximas ou mesmo atrações mais afastadas do centro histórico. Nem sempre será necessário contratar uma empresa de tours. Vários passeios podem ser facilmente feitos por conta própria, porém, caso deseje não ter preocupações com roteiro, caminhos, horários ou meios de transporte, não hesite em contratar uma empresa especializada. Entretanto, se você for o tipo de turista que adora se aventurar e ser independente, te daremos todo o caminho das pedras!

Piramides-de-teotihuacan

O passeio mais procurado entre os turistas é para as Pirâmides de Teotihuacán, localizadas a 45 km do Zócalo. O sítio arqueológico é repleto de construções que reservam muitos mistérios. Pouco se sabe sobre elas. Nem mesmo a autoria das pirâmides é completamente conhecida. Acredita-se que Teotihuacán tenha sido estabelecida por volta de 100 a.C, tendo alcançado o auge da civilização entre os séculos III e V d.C. Hoje o sítio arqueológico é Patrimônio da Humanidade, protegido pela UNESCO, e atrai milhares de visitantes todos os dias. O custo médio do tour até Teotihuacán (que também inclui a Basílica de Guadalupe) é MXN 900 (USD 50). Entretanto, o passeio pode ser feito por conta própria por menos de MXN 200 (USD 12) e você ainda terá bem mais tempo livre para passear entre as pirâmides. Veja mais sobre como chegar em Teotihuacán e detalhes sobre a visita ao sítio arqueológico. 

Basilica-de-santa-maria-de-guadalupe

Outro passeio muito fácil e popular na Cidade do México são os passeios de barco pelos canais de Xochimilco. As traineiras coloridas estão para a Cidade do México como as gôndolas estão para Veneza. Você irá se divertir muito entre os barcos coloridos e a cantoria animada dos mariachis. De quebra, ainda poderá cair em um grande festa tradicional mexicana. É lugar para muitas fotos e gargalhadas. Xochimilco é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e é uma verdadeira demonstração da mais divertida vertente da cultura mexicana. Excelente passeio, especialmente em dias ensolarados de sábado e domingo. O passeio, em empresa de tour especializado, tem preço médio de MXN 750 (USD 43) e normalmente inclui também uma visita ao Estádio Azteca e ao Museu Frida Kahlo. Você poderá fazer o passeio a Xochimilco por conta própria pagando menos de MXN 50 (USD 3). Veja mais sobre como chegar em Xochimilco e detalhes sobre a visita aos portos e passeio de traineira. 

Xochimilco

Nos arredores da Cidade do México, algumas regiões se tornaram ponto comum de visita entre os turistas. As principais são: Puebla, Cholula, Taxco e Cuernavaca. Puebla é uma cidade histórica encantadora, com jeito e charme de interior, deliciosos restaurantes, clima tranquilo e uma das mais lindas catedrais do México. Já Cholula, que faz parte do mesmo passeio de Puebla, atrai pelo sítio arqueológico com pirâmides e a colorida Igreja Santa María de Tonanzintla. Já a dobradinha Taxco e Cuernavaca atrai pela beleza da arquitetura colonial das cidades e pela intensa produção de artesanatos em prata. Os dois passeios são amplamente ofertados na Cidade do México e têm custo médio de MXN 650 (USD 38). O tour dura um dia inteiro. Veja mais sobre Puebla, Cholula, Taxco e Cuernavaca. 

Puebla-e-cholula

Tours dentro da Cidade do México

Há turistas que adoram percorrer as cidades pelas quais estão viajando acompanhados de guias locais. Na Cidade do México, um “especialista” pode fazer toda a diferença. A história que envolve a região é repleta de detalhes que tornam a visita ainda mais especial e ouvir sobre os povos mexicas (ou astecas), sobre a Revolução Mexicana ou a história dos artistas locais (como o amor de Frida Kahlo e Diego Rivera) fará toda a diferença na hora de compreender a Cidade do México. Por isso, vale investir em tours guiados que enriquecem a experiência dos viajantes. Você poderá escolher entre tours históricos pelo centro, tours gastronômicos, passeios especializados em arte urbana, uma noite de luta livre mexicana, tours por mercados, roteiros noturnos e, para fechar, vale experimentar um tour de bares. Muitos dos passeios podem ser feitos gratuitamente, pagando apenas a gorjeta, outros têm valores fixos. Os preços variam de acordo com o destino, tempo de duração e número de turistas no tour. 

Veja abaixo algumas empresas que realizam passeios pela Cidade do México. 

  • Piramides-de-teotihuacan

    Pirâmides de Teotihuacán

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    As incríveis Pirâmides de Teotihuacán — A Cidade dos Deuses — tornam a região uma das mais interessantes atrações de todo o México. Há muito mistério a respeito da civilização que vivia no local onde hoje estão relíquias arqueológicas de valor inestimável....

  • Puebla-e-cholula

    Puebla e Cholula

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    As cidades de Puebla e Cholula estão entre os mais populares passeios pelos arredores da Cidade do México. O custo do tour, com duração de 8 horas, é MXN 600. Será bastante corrido, mas você conseguirá ter uma ideia geral das duas regiões. O passeio acontece normalmente em uma van compartilhada com outros...

  • Basilica-de-santa-maria-de-guadalupe

    Basílica de Santa María de Guadalupe

    Nota:  de 10 (0)

    Considerado um dos maiores santuários católicos do mundo, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe recebe mais de 20 milhões de visitantes todos os anos. Localizado 9 km ao norte do Zócalo, o santuário é formado por várias igrejas, capelas e jardins, sendo principais as duas basílicas, uma do século XVI e...

  • Xochimilco

    Xochimilco

    Nota:  de 10 (0)

    As traineiras coloridas de Xochimilco, consideras pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade, podem ser comparadas às gôndolas de Veneza. Pense nos barquinhos italianos e depois adicione um pouco (ou muita) cor, música ao vivo com mariachis, alguns petiscos apimentados, uma boa e gelada michelada e muita gente animada. Pronto! Você...

Tudo que você precisa saber sobre Cidade do México!

Esse texto sobre Passeios na Cidade do México faz parte do guia de Cidade do México no Melhores Destinos

Comentários para Passeios na Cidade do México

  • W2kqa Günter Maske Junior há quase 4 anos

    Olá, alguma recomendação de como incluir uma ida ao litoral? Pegar ônibus interestadual ou vôos domésticos são baratos lá?

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.