Quando ir à Cidade do México
A Cidade do México é boa opção de destino para todo o ano. A cidade não apresenta temperaturas extremas e é sempre convidativa a uma visita. O clima na região é marcado especialmente pelas estações seca e chuvosa, o que pode influenciar principalmente a qualidade do ar. E este é o maior problema relacionado ao clima enfrentado pelos turistas que vão à Cidade do México.
As estações do ano no México, localizado no hemisfério norte, seguem o calendário oposto ao do Brasil. Quando no Brasil for verão, na Cidade do México será inverno, enquanto que a primavera brasileira marcará o outono mexicano. A Cidade do México não apresenta enormes variações de temperatura ao longo do ano, mas durante um mesmo dia você poderá ir de 0°C a 22°C. As manhãs, mesmo no verão, costumam ser frias. No meio do dia, a temperatura sobe e, ao final da tarde, começa novamente a cair. O fenômeno se repete durante todo o ano, mas o frio é mais sentido entre os meses de novembro e fevereiro, temporada de inverno. Por isso, prepare-se para sair com roupas em camadas. Você sentirá muito frio em algum momento e depois, muito calor.
O período com temperaturas mais baixas é também o mais seco, nele praticamente não ocorrem chuvas. Tal fenômeno diminui ainda mais a qualidade do ar na cidade e pode provocar efeitos desagradáveis nos turistas, como: ardência nos olhos, garganta fechada, tosse e irritações na pele. Antes de visitar a Cidade do México, verifique como está a qualidade do ar. Produtos que auxiliam na limpeza das vias aéreas e hidratantes para a pele e lábios são muito bem-vindos.
O verão na Cidade do México é marcado por temperaturas mais altas e, em alguns momentos, calor bastante excessivo. Nesse período, entre os meses de junho e setembro, há maior incidência de chuva na cidade, mas nada que atrapalhe a viagem. As chuvas não costumam ser constantes, porém um guarda-chuva será importante para não atrapalhar o passeio. A qualidade do ar costuma ser melhor nesses meses. Vale alertar para o fato de que o verão no México é período de férias escolares. Hospedagens poderão estar mais caras e atrações mais cheias.
Tanto a primavera (principalmente os meses de abril e maio) quanto o outono (especialmente entre setembro e outubro) são períodos extremamente agradáveis para visitar a Cidade do México. As chuvas acontecem com menor frequência, a qualidade do ar costuma ser um pouco melhor e as temperaturas são bastante amenas. Além disso, é fora do período de férias escolares. Os principais feriados que marcam os dois períodos são: a Semana Santa (feriado prolongado), Corpus Christi (espécie de miniférias) e o Dia dos Mortos (que acontece em 2 de novembro e vira um feriado prolongado). Nessas datas, a cidade certamente estará mais agitada.
Seja qual for a data escolhida para ir à Cidade do México, não deixe de consultar a agenda cultural e de eventos locais. Você poderá estar por lá na mesma data em que a sua banda favorita ou durante uma exposição imperdível, já que se trata de uma grande cidade.
Médias anuais na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico
- Janeiro - 2.9°C / 22.3°C / 9 mm
- Fevereiro - 3.7°C / 24°C / 7 mm
- Março - 6.1°C / 26.4°C / 11 mm
- Abril - 7.8°C / 27.2°C / 23 mm
- Maio - 9.3°C / 27.2°C / 54 mm
- Junho - 11.1°C / 25.7°C / 110 mm
- Julho - 10.6°C / 24.3°C / 124 mm
- Agosto - 10.5°C / 24.7°C / 119 mm
- Setembro - 10.5°C / 23.6°C / 102 mm
- Outubro - 8.2°C / 23.6°C / 52 mm
- Novembro - 5.2°C / 22.9°C / 8 mm
- Dezembro - 3.5°C / 21.9°C / 6 mm
*Com dados do climate-data.org
Principais feriados na Cidade do México
- 01/01 - Ano Novo
- 01/02 - Dia da Constituição
- 21/03 - Nascimento de Benito Juarez
- 30/04 - Dia das Crianças
- 01/05 - Dia do Trabalho
- 05/05 - Dia da Batalha de Puebla
- 16/09 - Dia da Independência
- 12/10 - Dia da Raça
- 02/11 - Dia dos Mortos
- 21/11 - Aniversário da Revolução Mexicana
- 12/12 - Dia de Nossa Senhora de Guadalupe
- 25/12 - Natal
- Os feriados de Páscoa e Corpus Christi seguem calendário variável.
- As férias escolares acontecem entre final de junho e início de agosto e nas duas semanas de Natal e Ano Novo.