Pontos turísticos na Cidade do México
Com turismo bem desenvolvido, a Cidade do México se torna um destino fácil de ser visitado. Claro que você poderá descobrir a sua própria cidade em meio à grandiosa riqueza histórica e cultural do México, mas alguns pontos turísticos são mesmo imperdíveis e fazem parte do pacote básico para quem vai à cidade pela primeira vez. E não há porque fugir deles. Os principais pontos turísticos são realmente imperdíveis e merecem a visita de todos os viajantes!
Saber o que visitar é tarefa fácil. Difícil mesmo é organizar um roteiro eficiente para não perder muito tempo e conseguir visitar o máximo possível enquanto o passeio durar. Definir prioridades não é simples, especialmente para quem nunca esteve na cidade. Saber quais atrações estão próximas umas das outras também não é fácil, e isso será de fundamental importância para evitar desgaste com vários deslocamentos desnecessários. Você poderá ir a todos os pontos turísticos em transporte público ou pequenos trajetos de táxi. Há ainda a opção de utilizar os ônibus do tipo hop-on hop-off, que levam a várias atrações da Cidade do México. Veja mais sobre transportes e como se locomover na Cidade do México.
Para ajudar na organização do roteiro, montamos o post de pontos turísticos na Cidade do México dividido por região. Assim será mais fácil montar um roteiro e aproveitar muito mais tudo o que uma das maiores cidades do mundo tem a oferecer. Neste post, trataremos sobre os principais pontos turísticos, incluindo apenas os museus mais importantes. Para ver detalhes sobre outros museus, onde estão localizados e a classificação por prioridade de visita, veja o post sobre museus na Cidade do México.
10 pontos turísticos imperdíveis na Cidade do México
- Zócalo
- Palácio Nacional
- Catedral Metropolitana de la Asunción de María (Catedral da Cidade do México)
- Museu Nacional de Antropologia
- Pirâmides de Teotihuacán
- Museu do Templo Mayor
- Museu Frida Kahlo
- Palácio Nacional de Bellas Artes
- Castelo de Chapultepec
- Xochimilco
Teotihuacán e Basílica de Guadalupe
Não importa quantos dias você passará na Cidade do México. Considere que uma visita às Pirâmides de Teotihuacán é essencial e imperdível! O passeio pode ser feito em meio dia ou dia inteiro, o importante é não deixar de ir! Na zona arqueológica, localizada a 40 km da Cidade do México, você encontrará enormes pirâmides construídas há quase 2.000 anos. Cheia de mistérios, Teotihuacán atrai pela beleza da cidade ainda preservada e pela possibilidade de subir até o topo da Pirâmide do Sol, uma das maiores do México e do mundo. Veja mais sobre como visitar Teotihuacán.
Apesar de a Basílica de Santa Maria de Guadalupe estar bem distante de Teotihuacán, as duas estão ao norte do centro da Cidade do México e costumam fazer parte do mesmo tour. Vale fazer as duas visitas no mesmo dia para economizar tempo no transporte, especialmente porque a Basílica é a única grande atração localizada entre Teotihuacán e o centro.
Zócalo, Centro Histórico e Alameda Central
Este certamente é o local de partida, e principal ponto turístico, para qualquer visitante. O Zócalo, localizado na Plaza de la Constitución, marca o ponto mais importante da Cidade do México e também da antiga Tenotchitlan, principal cidade do extinto império asteca. O Zócalo, como é popularmente conhecido entre os moradores, é uma grande praça onde estão localizados dois dos principais edifícios da cidade, o Palácio Nacional (onde estão alguns dos principais murais de Diego Rivera) e a Catedral Metropolitana de La Asunción de María (principal catedral do país). A praça por si só já chama a atenção por ser o principal ponto de protestos da cidade, mas ela fica completa com a farta oferta de locais de interesse.
A poucos passos do Zócalo, é possível visitar o Museu del Templo Mayor, onde estão expostas ruínas dos templos e palácios astecas da antiga capital Tenotchitlan, além de um pequeno museu que ajuda muito a entender a cidade. Ao sair da cidade, você poderá caminhar pela peatonal Calle Francisco I. Madero, passar pelo belo edifício da Casa de Azulejos e seguir para visitar a Torre Latinoamericana. O edifício está entre os mais altos da cidade e oferece um belo mirante, de onde se tem vista privilegiada para a Cidade do México. Do outro lado da rua, está o Palácio de Bellas Artes, um dos ícones da arquitetura local e grande cartão postal da cidade. De lá, vale seguir a rota cultural até o Museu Nacional de Arte. Se a energia permitir, estique o passeio até a Plaza Garibaldi e divirta-se ao som dos mariachis.
Próximo ao Palácio de Bellas Artes, está o parque da Alameda Central. A região rende um dia inteiro de visita para os turistas apaixonados por museus. Nas ruas próximas, é possível encontrar o Museu Memoria e Tolerância, o Museu Franz Mayer, o Museu de Arte Popular e outros.
Além de museus, prédios históricos e ruínas astecas, o Centro Histórico também é lugar para se divertir nos mercados de artesanatos. Eles estão entre os passeios prediletos dos turistas e há muito tempo deixaram de ter a mera função de vender mercadorias. Hoje eles são uma das melhores vitrines da cultura mexicana e agradam a todos os consumidores e bolsos. Pertinho do Zócalo, é possível visitar o Mercado de Artesanías de la Ciudadela, um dos mais populares entre os visitantes e boa opção para quem não quer se distanciar do Centro Histórico.
Bosque Chapultepec e Polanco
Caminhar pelo lindíssimo e grandioso Bosque de Chapultepec já seria por si só um passeio imperdível. O parque está entre as maiores áreas verdes urbanas do mundo e oferece belos jardins, lagos para recreação, jardim botânico, zoológico, ciclovias em meio ao verde e vários monumentos e fontes. Mas não só isso! O Bosque de Chapultepec é um grande complexo cultura, com alguns dos melhores museus da Cidade do México.
A grande estrela do parque é o Museu Nacional de Antropologia, uma das atrações mais procuradas pelos visitantes. O museu merece um dia inteiro de passeio, com destaque para a grandiosa Pedra do Sol, mais conhecida com o Calendário Asteca. É visita obrigatória e primordial para quem chega à Cidade do México. Além do Museu Nacional de Antropologia, o Bosque Chapultepec oferece também o encantador Castillo de Chapultepec (com uma das mais belas vistas da cidade e onde funciona o Museu Nacional de História), o Museu de Arte Moderna (com excelentes peças de Frida Kahlo, Diego Rivera e outros grandes nomes mexicanos), o super contemporâneo Museu Tamayo e alguns outros espaços menores também dedicados à arte e à história. Um dia nesse parque certamente será pouco!
O Bosque de Chapultepec está localizado às margens da Avenida Paseo de la Reforma e do bairro de Polanco, um dos mais chiques e elegantes da cidade. Um passeio pelo Polanco vale para ver gente bonita, experimentar bons restaurantes e até investir alguns pesos mexicanos em algumas comprinhas. Mas a principal atração do bairro é o Museu Soumaya, com uma das maiores coleções de Rodin do mundo, dezenas de peças de Dalí e várias obras de grandes nomes renascentistas e de outros períodos significativos da história da arte. É um dos melhores museus de arte da Cidade do México e imperdível não só pelo acervo, mas também pela magnífica arquitetura.
Avenida Paseo de la Reforma, Zona Rosa e região
Percorrer toda a Avenida Paseo de la Reforma, do Bosque Chapultepec até o Centro Histórico, está entre os mais agradáveis passeios de toda a Cidade do México. A avenida é larga, arborizada, repleta de belos edifícios modernos (como a Torre Mayor, considerado o maior edifício do país), tem ótima área para circulação de pedestres e bikes e ainda oferece alguns dos mais importantes monumentos da cidade, além de ser vizinha à animada Zona Rosa, repleta de restaurantes, lojinhas descoladas e baladas animadas.
Enquanto passeia pela avenida, você poderá visita o monumento El Angél de la Independencia, um dos mais emblemáticos da cidade. O grande anjo dourado marca o centro de um importante cruzamento e oferece uma bela vista aérea. Suba a escada em caracol até o topo e surpreenda-se com a Cidade do México do alto. Bem próximo à avenida, está localizado o também imponente Monumento a la Revolución Mexicana. E lá vale investir na subida até o topo, sendo possível também visitar o subsolo e o Museu Nacional de la Revolución.
Coyoacán e San Angel
As regiões de Coyoacán e San Angel estão mais afastadas do centro da Cidade do México (ao sul) e exigem maior organização para serem visitas. As atrações não estão tão próximas e os deslocamentos não serão possíveis a pé. Um dia não será suficiente para visitar tudo, por isso, separe ao menos dois dias de viagem para as duas regiões.
Coyocán é um charmoso bairro residencial marcado especialmente pela história de Frida Kahlo e Diego Rivera. As casas são lindas e o passeio pela região é delicioso. O grande destaque da área é o Museu Frida Kahlo, um dos mais procurados pelos visitantes e um dos mais emocionantes de toda a cidade. Bem pertinho dali, é possível visitar também um dos mais disputados mercados de artesanatos, o Mercado de Coyocán e o Museu casa de León Trotsky. A área oferece ainda o Museu Anahuacalli Diego Rivera (com tíquete vendido em parceria com o Museu Frida Kahlo), onde estão expostas as peças da coleção particular de Diego Rivera e também alguns de seus painéis.
San Angel é um dos mais tradicionais e elegantes bairros da Cidade do México, onde grandes casarões coloniais de antigas fazendas deram lugar a bons restaurantes e espaços destinados à cultura. A região é especialmente interessante aos sábados, quando as ruas são tomadas por mercados de artesanatos e feiras de arte, sendo um dos mais famosos o espaço Bazaar Sábado. Quem quiser se aprofundar na história de Diego Rivera e Frida Kahlo poderá visitar o Museu Casa Estúdios, onde os dois moraram e realizaram vários trabalhos. Vale aproveitar o dia na região para almoçar em um dos deliciosos restaurantes, como o San Angel Inn.
Xochimilco
Localizada ao sul de Coyocán, a região de Xochimilco é bastante afastada, mas vale a visita! O local está entre os mais inusitados da cidade e você terá uma experiência bem diferente por lá. As principais atrações de Xochimilco são as traineiras coloridas que percorrem os canais ao som de mariachis. A festa é regada a muita michelada e você poderá passar algumas horas curtindo o desfile dos barcos. O principal porto local é o Embarcadero Nuevo Nativitas. Na saída, experimente algumas iguarias na feira ou compre alguns artesanatos coloridos de recordação.
Pertinho de Xochimilco, no caminho do trem que volta para a Cidade do México, boas pedidas são o Museu Dolores Olmedo, os belos jardins repletos de pavões e também uma visita ao histórico Estádio Asteca, onde o Brasil foi campeão mundial de futebol.
Passeios fora da Cidade do México
Além das atrações dentro da Cidade do México e das Pirâmides de Teotihuacán, os turistas que tiverem mais tempo poderão investir em alguns roteiros nos arredores. Os principais destinos procurados são Puebla, Cholula, Taxco e Cuernavaca. Vale até investir em um tour mais radical com trilha pelo vulcão Iztacchihuatl. Nada como um aventura para dar ainda mais emoção à viagem!
As 7 atividades preferidas dos turistas em Cidade do México
- Chip eSIM Civitatis México
- Teotihuacán, Basílica de Guadalupe e Tlatelolco
- Tour por Coyoacán, Xochimilco e Museu Frida Kahlo
- Seguro viagem Civitatis
- Oferta: Castelo de Chapultepec + Museu de Antropologia
- Excursão a Taxco e Cuernavaca
- Excursão a Teotihuacán