Cidade do México

Museus na Cidade do México

A história que envolve a Cidade do México e o povo asteca já seria suficiente para preencher a região de museus imperdíveis, como o Museu Nacional de Antropologia, predileto entre os visitantes. A cidade vai muito além e presenteia os visitantes com espaços espetaculares onde a cultura e a arte mexicana se mostram intensas, vivas e a cada dia mais sensacionais. Impossível não se emocionar ao visitar o Museu Frida Kahlo ou diante dos painéis de Diego Rivera no Palácio Nacional. Como se não bastasse a beleza local, a Cidade do México ainda oferece espaços que presenteiam os turistas com mostras de artistas mundiais, como a maior coleção de Rodin fora da França e as tantas peças de Dalí no Museu Soumaya. 

O acervo dos espaços dedicados à arte e cultura já seria suficiente para botar a Cidade do México no topo dos melhores destinos para os amantes de museus, porém há um plus importante! Os valores das entradas nos museus são muito populares e convidativos, o que torna a viagem acessível a todos os bolsos. Difícil mesmo vai ser decidir quais museus visitar durante a viagem. 

É importante salientar que muitos museus autorizam fotografias apenas com o pagamento de uma taxa extra (normalmente um valor similar ao do ingresso ou menos) e vários não aceitam cartão de crédito. Para não perder a viagem, tenha sempre em mãos dinheiro em espécie.

Espalhados por toda a cidade, os museu são algumas das principais atrações a serem vistas. E como se locomover na Cidade do México não é tarefa tão simples, é importante definir antecipadamente quais museus conhecer e onde cada um deles está localizado. Com isso, você economizará tempo de deslocamento e poderá fazer vários passeios em um mesmo dia. Para ajudar na organização do roteiro, dividimos o post de museus em localização e prioridade de visita. Aliando os dois critérios, você será capaz de definir um bom roteiro que se adeque aos seus dias na Cidade do México e assim otimizar o tempo para ver o máximo possível! Vale contar também com a ajuda de um aplicativo de locomoção para smartphones, como Google Maps e Foursquare, onde seja possível salvar todas as atrações e saber exatamente o que está mais próximo. Quanto mais organizado for o itinerário, mais fácil será conhecer várias atrações em um mesmo dia. 

Teotihuacán

A zona arqueológica de Teotihuacán por si só já é um grande museu. As pirâmides reservam grandes mistérios a serem descobertos e o lugar atrai milhares de visitantes todos os dias do ano. É um passeio imperdível para quem tem mais de um dia na Cidade do México. O tour pelas pirâmides leva, no mínimo, meio dia. Por isso, se estiver com tempo corrido, prepare-se para decidir entre as atrações da Cidade do México e as pirâmides de Teotihuacán. Se vale a correria? Vale muito! As pirâmides são incríveis e qualquer sacrifício para visitá-las será bem recompensado ao chegar ao topo da Pirâmide do Sol. Veja mais sobre como visitar as Pirâmides de Teotihuacán e todos os detalhes de um dos destinos mais visitados de todo o México. 

Zócalo e Centro Histórico

Campeão na concentração de atrações, o Centro Histórico da Cidade do México oferece bons museus. Com deslocamento fácil (você fará tudo a pé), será muito tranquilo visitar vários espaços em um mesmo dia. A quantidade vai depender da velocidade de cada um, por isso, avalie quais os mais importantes para ir primeiro ou separe alguns dias só para o Centro Histórico. 

Ponto de partida dos visitantes que chegam à Cidade do México, o Palácio Nacional está localizado no Zócalo, principal praça da cidade. O edifício é sede do governo mexicano e centro do poder no país, mas a atração que mais chama a atenção dos turistas são os grandiosos painéis do artista Diego Rivera, onde a história mexicana é representada pelos principais acontecimentos que ocorreram no México. 

Ótima maneira de começar a entender a cultura mexicana, e bem pertinho do Palácio, está o Museo del Templo Mayor. No local, estão escavações da antiga civilização asteca que vivia na região. Além das ruínas, há um pequeno museu dedicado aos povos mexicas. Um bom aperitivo para a visita ao Museu Nacional de Antropologia, localizado em Polanco.

Outros museus na região do Zócalo são: Antiguo Colegio de San Ildefonso; Museo de la Ciudad de México; Museo Nacional de las Culturas; e o Museo Mexicano Del Diseño - MUMEDI.

Alameda Central e arredores

A Alameda Central, localizada na área do Central Histórico, oferece uma boa variedade de museus ao redor da área verde. Em curtas caminhadas, você terá acesso a vários espaços dedicados à arte, história e cultura. O principal prédio da região é o Palacio de Bellas Artes. O local oferece, além da linda arquitetura, salas de exposições dedicadas à arte inspirada pela música. Já o Museo Nacional de Arte - MUNAL oferece amplo acervo, principalmente de artistas mexicanos. Além de trabalhos de alta qualidade, o prédio é digno de belas fotos. Já o Museo de Arte Popular foge um pouco à arte tradicional e encanta com as cores e formas inusitadas dos trabalhos populares.  

Para quem gosta de arquitetura, design e mobiliários históricos, o Museo Franz Mayer e o Palácio Postal serão boas paradas, enquanto os interessados em história mundial não podem perder o Museo Memoria y Tolerancia, especialmente dedicado a homenagear os povos que sofreram com históricos de genocídio. 

Um pouco afastado da Alameda Central, mas com acesso rápido, o Museo Nacional de la Revolución é marcado por um dos maiores monumentos da cidade. O espaço oferece acervo que conta a história da Revolução Mexicana e visita ao topo do mirante. Ainda nos arredores da Alamade Central, é possível visitar o Museo del Tequila y el Mezca (em meio aos mariachis da animada Plaza Garibaldi), o Museo Nacional de San Carlos e o Museo Universitario del Chopo

Bosque Chapultepec e Polanco

A relação entre parque e museu do Bosque Chapultepec lembra muito o Parque Ibirapuera, em São Paulo. A ampla área verde, no coração da Cidade do México, oferece vários espaços destinados à arte e à história. É possível passar um final de semana inteiro visitando atrações sem sair de dentro do bosque. Mas se desejar dar uma voltinha além da área verde e percorrer o bairro de Polanco ainda há outras boas surpresas a serem encontradas. 

A grande atração do Bosque Chapultepec é o Museo Nacional de Antropología. Um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade do México, o museu onde está o original da Pedra do Sol (conhecida como Calendário Asteca) é realmente imperdível! No alto do bosque, dentro do Castillo de Chapultepec, encontra-se o Museu Nacional de História, uma das mais encantadoras atrações da cidade. O parque oferece ainda dois museus dedicados à arte: o Museo de Arte Moderno e o Museo Tamayo

Ainda no território das artes, o bairro de Polanco oferece o Museo Soumaya. A arquitetura exterior do prédio já seria motivo suficiente para visitá-lo, mas como ignorar que o museu tem o maior acervo de Rodin fora da França? Impossível! Além de peças de Rodin, é possível se deliciar entre obras de Dalí, Joan Miró, Renoir, Edgar Degas, Monet, Camille Pissarro, Van Gogh e muitos outros grandes nomes. Ao lado do Soumaya, dedicado a exposições temporárias, o Museo Jumex faz uma boa dobradinha para uma tarde de passeio. 

Coyoacán e Xochimilco

O distrito de Coyoacán, distante 10 km do Zócalo, oferece vários museus, mas também é um dos mais difíceis roteiros a serem percorridos. O local não oferece muitas linhas de metrô e os museus não estão próximos uns aos outros. Caso deseje visitar vários espaços em um mesmo dia, será necessário correr. Para começar, vá ao Museo Frida Kahlo. Ele é um dos mais disputados museus da cidade e funciona na famosa Casa Azul, onde viveu a artista mexicana. É um passeio emocionante e imperdível. Para evitar filas e não perder tempo, adquira o ingresso antecipadamente pela internet. Ao visitar o museu, compre o ingresso duplo que vale também para o Museo Diego Rivera - Anahuacalli. Antes de ir até lá, se o tempo não estiver apertado, dê uma passadinha no Museo Casa de Leon Trotsky

Outros museus da Região não estão próximos uns aos outros. Nesses casos, táxi ou Uber serão de grande valia, já que o transporte público não é tão eficiente na área. O Museo Dolores Olmedo é um dos melhores da região, porém é também o mais distante. Ele está mais próximo a Xochimilco e pode ser uma boa dobradinha com o dia de passeios nas traineiras coloridas. Para quem é fã de Frida e Diego, a visita ao Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo, em San Angel, fecha o pacote do casal. Já quem vai passar pela Universidad Nacional Autónoma de México pode aproveitar para conhecer o Museo Universitario Arte Contemporáneo

Dez museus imperdíveis na Cidade do México (em ordem de prioridade)

  1. Museo Nacional de Antropología
  2. Museo Frida Kahlo
  3. Pirâmides de Teotihuacán
  4. Palacio Nacional - Painéis de Diego Rivera
  5. Museo Soumaya
  6. Museo del Templo Mayor
  7. Castillo de Chapultepec - Museo Nacional de História
  8. Museo de Arte Moderno
  9. Museo Nacional de Arte
  10. Museo del Palacio de Bellas Artes

Dez museus excelentes para quem tem mais tempo na Cidade do México (em ordem de prioridade)

  1. Museo Dolores Olmedo
  2. Museo de Arte Popular
  3. Museo Memoria y Tolerancia
  4. Museo Tamayo
  5. Antiguo Colegio de San Ildefonso
  6. Museo Diego Rivera - Anahuacalli
  7. Museo Franz Mayer
  8. Museo Nacional de la Revolución e Monumento a la Revolución Mexicana
  9. Museo de la Ciudad de México
  10. Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo

Dez sugestões para quem está com tempo sobrando na Cidade do México

  1. Museo Jumex
  2. Palácio Postal
  3. Museo Nacional de las Culturas
  4. Museo Universitario Arte Contemporáneo - MUAC
  5. Museo Mexicano Del Diseño - MUMEDI
  6. Museo Casa de Leon Trotsky
  7. Museo Nacional de San Carlos
  8. Museo Universitario del Chopo
  9. Palacio de Cultura Banamex - Antiguo Palacio de Iturbide
  10. Museo del Tequila y el Mezcal - MUTEM

 

  • Piramides-de-teotihuacan

    Pirâmides de Teotihuacán

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    As incríveis Pirâmides de Teotihuacán — A Cidade dos Deuses — tornam a região uma das mais interessantes atrações de todo o México. Há muito mistério a respeito da civilização que vivia no local onde hoje estão relíquias arqueológicas de valor inestimável....

  • Antiguo-colegio-de-san-ildefonso

    Antiguo Colegio de San Ildefonso

    Nota:  de 10 (0)

    Fundado em 1583 pelos jesuítas, o então Colégio de San Ildefonso contava com um pequeno prédio, chamado de Colégio Chico e onde hoje funciona o Museu de la Luz. Nas décadas seguintes, especialmente no início do século XVIII, o colégio ganhou novas edificações coloniais que até hoje resistem...

  • Castillo-de-chapultepec-museo-nacional-de-historia

    Castillo de Chapultepec - Museu Nacional de História

    Nota:  de 10 (0)

    Construído no final do século XVIII como casa de campo do então rei da Nova Espanha, Bernardo de Gálvez, o Castillo de Chapultepec já foi sede do Colégio Militar, residência imperial e presidencial, além de palco de importantes batalhas. Desde 1944, o majestoso castelo, no topo do Bosque Chapultepec, abriga o Museu...

  • Museo-nacional-de-la-revolucion-e-monumento-a-la-revolucion-mexicana

    Monumento a la Revolución Mexicana

    Nota:  de 10 (0)

    Construído em homenagem a um dos mais importantes eventos da história recente do México, o Monumento a la Revolución Mexicana é uma das icônicas construções da cidade. A estrutura de ferro, que antes serviria à construção do Palácio Legislativo, ganhou novas formas pelas mãos do...

  • Museo-casa-estudio-diego-rivera-y-frida-kahlo

    Museu Casa Estudio Diego Rivera e Frida Kahlo

    Nota:  de 10 (0)

    As construções no elegante bairro de San Angel guardam um pouco da personalidade do casal de artistas mexicanos Diego Rivera e Frida Kahlo. A casa, com projeto do arquiteto mexicano Juan O´Gorman, é dividida em três edifícios distintos que serviram de ateliê, estúdio fotográfico e moradia para o casal de artistas...

  • Museo-de-la-ciudad-de-mexico

    Museu da Cidade do México

    Nota:  de 10 (0)

    O antigo Palácio de los Condes de Santiago de Calimaya — construído no final do século XVIII e um dos mais belos exemplares barrocos da Cidade do México — abriga, desde 1964, o Museu de la Ciudad de México. O espaço, com mais de vinte salas de exposição, serve a múltiplos usos e oferece a...

  • Museo-del-tequila-y-el-mezcal-mutem

    Museu da Tequila e Mezcal - MUTEM

    Nota:  de 10 (0)

    Apesar do acervo limitado, o Museo del Tequila y el Mezcal - MUTEM vale pela diversão. Ao visitar a Praça Garibaldi, aproveite o tempo para andar pelos corredores do MUTEM e se deliciar entre centenas de garrafas de tequila. O museu oferece uma sessão onde é contada a história da bebida e como acontece o processo de produção....

  • Museo-de-arte-moderno

    Museu de Arte Moderno

    Nota:  de 10 (0)

    Inaugurado em 1964 e construído em meio ao verde do Bosque Chapultepec, o Museu de Arte Moderna oferece aos visitantes um edifício contemporâneo, elegante e cheio de belas e fotogênicas curvas. Tudo para receber um dos mais importantes acervos de arte mexicana do século XX no país. Mais de três mil peças presenteiam os...

  • Museo-de-arte-popular

    Museu de Arte Popular

    Nota:  de 10 (0)

    As cores que preenchem o Museu de Arte Popular - MAP são quase hipnotizantes. Difícil segurar o olhar entre tantas peças fortes e cheias de tons. Se você é um apaixonado pela cultura popular mexicana, certamente não pode perder essa visita. No MAP, as peças comuns dos mercados de artesanatos se transformam em obras de arte e...

  • Museo-diego-rivera-anahuacalli

    Museu Diego Rivera - Anahuacalli

    Nota:  de 10 (0)

    Os artistas mexicanos Diego Rivera e Frida Kahlo sonhavam em deixar para o povo mexicano uma bela herança museológica. Com essa vontade, o casal colecionou mais de 50 mil peças do período pré-colombiano e atualmente esse acervo está exposto no Museu Anahuacalli. O prédio chama atenção pelo conceito inspirado nas...

  • Museo-del-palacio-de-bellas-artes

    Museu do Palácio de Bellas Artes

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos ícones da Cidade do México, o Palácio de Bellas Artes está entre os mais exuberantes edifícios locais. Construído em meio às celebrações do centenário da Independência do México, o Palácio é lugar para ser admirado tanto por fora — pela lindíssima fachada e...

  • Museo-del-templo-mayor

    Museu do Templo Mayor

    Nota:  de 10 (0)

    As ruínas em meio às construções no Centro Histórico da Cidade do México parecem cenário de filme. Só mesmo ao vivo para entender que aquelas ruínas fazem parte do centro mais importante da antiga civilização mexica (como os mexicanos se referem aos astecas). O Museu del Templo Mayor foi criado...

  • Museo-dolores-olmedo

    Museu Dolores Olmedo

    Nota:  de 10 (0)

    Os coloridos e exuberantes pavões recepcionam os visitantes ainda nos jardins do Museu Dolores Olmedo. O amplo espaço do museu é um convite a horas de deleite entre o verde e a arte do México. É lugar para um passeio calmo, sem pressa e contemplativo não só dentro das salas de exposição, mas também na...

  • Museo-franz-mayer

    Museu Franz Mayer

    Nota:  de 10 (0)

    Especialmente dedicado à arte decorativa e ao design, o Museu Franz Mayer apresenta aos visitantes uma nova maneira de conhecer a cultura e costumes do México. O acervo transporta os espectadores pela história do país e é um excelente complemento aos museus dedicados às belas artes. 

    O museu leva o nome do filantropo...

  • Museo-frida-kahlo

    Museu Frida Kahlo

    Nota:  de 10 (0)

    Prepare-se para uma emocionante viagem pela vida de uma das maiores artistas do mundo. O Museu Frida Kahlo transporta os visitantes direto para a história da grande artista mexicana. É emocionante, intenso e repleto de obras de arte. Difícil ficar impassível diante dos detalhes que transformaram Frida em um dos maiores ícones do...

  • Museo-jumex

    Museu Jumex

    Nota:  de 10 (0)

    Dedicado à arte contemporânea, o Museu Jumex se destina a fomentar o descobrimento, a reflexão e o aprendizado do estilo artístico. O prédio, com projeto do arquiteto britânico David Chipperfield, chama atenção junto com o vizinho Museu Soumaya. Os dois formam um dos mais belos quarteirões da Cidade do...

  • Museo-memoria-y-tolerancia

    Museu Memoria e Tolerância

    Nota:  de 10 (0)

    Dedicado aos povos que sofreram com genocídios e violência, o Museu Memória e Tolerância busca difundir a tolerância e o respeito aos direitos humanos. É espaço para abrir os olhos e entender como a indiferença, a discriminação e a violência geraram alguns dos piores episódios já...

  • Museo-nacional-de-antropologia

    Museu Nacional de Antropologia

    Nota:  de 10 (0)

    Maior estrela da Cidade do México, o Museu Nacional de Antropologia é uma das mais populares atrações da cidade. A fama não é à toa. O museu tem um acervo realmente espetacular e único. Certamente é visita obrigatória e prioritária para quem visita a cidade.

    Visitar o Museu Nacional de...

  • Museo-nacional-de-arte

    Museu Nacional de Arte

    Nota:  de 10 (0)

    Com acervo variado e um lindo edifício, o Museo Nacional de Arte - MUNAL está entre os melhores espaços destinados à arte na Cidade do México. As peças em exposição no museu datam da segunda metade do século XVI até a primeira metade do século XX, incluindo nomes como María Izquierdo, Diego...

  • Museo-soumaya

    Museu Soumaya

    Nota:  de 10 (0)

    A estrutura assimétrica, com 46 metros de altura e formada por 16 mil placas de alumínio em formato hexagonal, encanta os visitantes que chegam ao Museo Soumaya. O prédio parece dançar em meio ao elegante bairro de Polanco e atrai olhares curiosos para seu interior. Na fachada, apenas uma abertura aparente. E ela é porta de entrada para um...

  • Museo-tamayo

    Museu Tamayo

    Nota:  de 10 (0)

    Parte do complexo de museus que compõem o Bosque Chapultepec, o Museo Tamayo tem um dos mais intrigantes e interessantes edifícios entre os pontos turísticos da Cidade do México. Fundado pelo artista mexicano Rufino Tamayo, o museu se dedica à exposição de artistas contemporâneos internacionais e também ao acervo...

  • Palacio-nacional

    Palácio Nacional

    Nota:  de 10 (0)

    O Palácio Nacional, sede do poder executivo do México, marca o ponto mais importante da Cidade do México. Ele está localizado na Plaza de la Constitución, região conhecida como Zócalo e onde, antes da chegada dos espanhóis, existia o centro da civilização mexica. O edifício, que começou a...

Tudo que você precisa saber sobre Cidade do México!

Esse texto sobre Museus na Cidade do México faz parte do guia de Cidade do México no Melhores Destinos

Comentários para Museus na Cidade do México

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.