Cidade do México
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Roteiros para visitar a Cidade do México

Se você está perdido entre tantas atrações, veja algumas opções de roteiros que montamos para diferentes dias de visita à Cidade do México. Eles darão uma boa base do que é possível fazer no tempo disponível e você poderá adequá-los da maneira que for mais conveniente, adicionando as suas atrações prediletas!

Roteiro de 3 dias

Dia 1 – Comece a visita pelo Zócalo. Vá à Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María, entre no Palácio Nacional e veja os painéis de Diego Rivera e depois siga para o Museo del Templo Mayor. Esse trajeto tomará, ao menos, metade de um dia. Almoce no Centro Histórico (vale os restaurantes no topo dos prédios com vista para o Zócalo). Depois do almoço, siga para um café na Casa de Azulejos ou no alto do Don Porfírio Caffe, de onde se tem uma linda vista para o Palacio de Bellas Artes. Visite o Palacio e depois siga para a Torre Latinoamericana. Se sobrar tempo, visite o Museu Nacional de Arte, bem pertinho dali! À noite, experimente assistir ao espetáculo da Luta Livre e jante no belo prédio colonial do Azul Histórico.

Dia 2 – Faça o passeio de meio dia para as pirâmides de Teotihuacán. Preferencialmente, vá por conta própria, no primeiro ônibus, e volte logo depois do almoço. Desça na Basílica de Guadalupe para uma visita rápida e depois siga até o Museo Frida Kahlo. Caso ache que não dará tempo, pule a Basílica e vá direto para o Museo Frida Kahlo. Depois do museu, vá ao Mercado de Artesanías de Coyoacán. À noite, escolha um dos bons restaurantes de Coyoacán, como o El Cardenal, ou siga para a balada na Zona Rosa.

Dia 3 – Siga para o Bosque Chapultepec e comece a visita pelo Castillo Chapultepec. Ao descer, faça uma visita ao Museo de Arte Moderno e ao Museo Tamayo, onde tem um delicioso restaurante para o almoço. À tarde, siga para o Museo Nacional de Antropologia. O museu é muito grande e você poderá passar muitas horas por lá. Ao sair, siga para o bairro de Polanco, aproveite as ruas de lojas ou o Palacio de Hierro para compras. Se ainda estiver com disposição para mais um museu, em vez de compras, não perca o Museo Soumaya! O jantar pode ser em um dos bons restaurantes da região.

Roteiro de 7 dias

Dia 1 – Comece a visita pelo Zócalo. Vá à Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María, entre no Palácio Nacional e veja os painéis de Diego Rivera e depois siga para o Museo del Templo Mayor. Esse trajeto tomará, ao menos, metade de um dia. Almoce no Centro Histórico. Depois do almoço, siga para um café na Casa de Azulejos ou no alto do Don Porfírio Caffe, de onde se tem uma linda vista para o Palacio de Bellas Artes. Visite o Palacio e depois siga para a Torre Latinoamericana. Se sobrar tempo, visite o Museu Nacional de Arte, bem pertinho dali! À noite, experimente assistir ao espetáculo da Luta Livre e jante no belo prédio colonial do Azul Histórico.

Dia 2 – Faça o passeio de dia inteiro para as pirâmides de Teotihuacán. Preferencialmente, vá por conta própria, assim você poderá ficar quanto tempo deseja nas pirâmides. No retorno, visite a Basílica de Guadalupe. São vários prédios e você poderá passar algumas horas por lá. Se sobrar energia, volte ao Centro Histórico e aprecie a chegada do anoitecer nos restaurantes com vista para a Praça.

Dia 3 – Vá para a região de Coyocán e comece o dia pela visita ao Museo Frida Kahlo. Depois do museu, vá ao Mercado de Artesanías de Coyoacán e ao Museo Casa de Leon Trotsky (vizinhos ao Museo Frida Kahlo). Siga então até o Museo Diego Rivera Anahuacalli. À noite, escolha um dos bons restaurantes de Coyoacán, como o El Cardenal, ou siga para a balada na Zona Rosa.

Dia 4 – Siga para o Bosque Chapultepec e comece a visita pelo Castillo Chapultepec. Ao descer, faça uma visita ao Museo de Arte Moderno e ao Museo Tamayo, onde tem um delicioso restaurante para o almoço. À tarde, siga para o Museo Nacional de Antropologia. O museu é muito grande e você poderá passar muitas horas por lá. Ao sair, siga para o bairro de Polanco, aproveite as ruas de lojas ou o Palacio de Hierro para compras. Se ainda estiver com disposição para mais um museu, em vez de compras, não perca o Museo Soumaya! O jantar pode ser em um dos bons restaurantes da região.

Dia 5 – Vá até Xochimilco e faça um passeio de traineiras pela manhã (preferencialmente sábado ou domingo). Ao terminar o passeio, aproveite a feira de artesanato e o mercado para experimentar alguns sabores. Na sequência, vá para o Museo Dolores Olmedo, na mesma linha de trem que chega a Xochimilco. Os fãs de futebol poderão, na volta, fazer uma visita ao Estádio Azteca. Há ainda a possibilidade de ir ao Museo Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo em San Angel.

Dia 6 – Faça um passeio para a cidade histórica de Puebla e Cholula. O passeio é de dia inteiro, mas vale! O almoço em Puebla é espetacular.

Dia 7 – Comece o dia subindo o Angél de La Independencia, no meio da Avenida Paseo de La Reforma. Na sequência, você poderá seguir até o Monumento a La Revolución Mexicana. À tarde, aproveite e escolha entre os museus ao redor da Alameda Central para uma visita. Boas pedidas são o Museo Memória y Tolerância, o Museo de Arte Popular e o Museo Franz Mayer, além do maravilhoso Antiguo Colegio de San Ildefonso, bem pertinho dali. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Cidade do México