Melhores Destinos
Cidade do México
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer na Cidade do México

Uma das maiores cidades do mundo não poderia decepcionar os turistas. A Cidade do México tem tanto a oferecer que, independente do tempo que ficar por lá, você sairá com a sensação de ter deixado muito o que fazer para trás. Por isso, comece a viagem ainda em casa. Pesquise tudo o que gostaria de visitar na Cidade do México, organize bem os itinerários e assim você não perderá muito tempo. É hora de conhecer mais sobre a cultura asteca, visitar museus incríveis, curtir tudo da Frida Kahlo, experimentar sabores exóticos, gastar energia subindo algumas pirâmides (para recarregar lá no topo) e entrar fundo nas tradições mexicanas, sem se esquecer de levar várias delas para casa na mala, afinal, como resistir aos maravilhosos mercados? Vale até torcer fervorosamente por uma das estrelas da luta livre e dançar ao som dos Mariachis!

Catedral-metropolitana-de-la-asuncion-de-maria

A Cidade do México tem atrações bem definidas e organizar a viagem não será difícil. Difícil mesmo será o trânsito, certamente grande problema enfrentado pelos que decidem explorar a cidade. Organização é o princípio de tudo ou você não conseguirá fazer nada. É hora de se juntar a aplicativos de locomoção, como Google Maps e Foursquare, e montar o seu mapa de viagem. Vale até um mapa de papel! O importante é saber onde está cada museu, restaurante, shopping ou qualquer outro local que gostaria de ir. Isso ajudará a economizar tempo com deslocamento e a viagem vai render muito mais! Para ver as principais atrações por região, acesse o post sobre pontos turísticos da Cidade do México. Dito isso, vamos ao que interessa! É hora de descobrir tudo o que o DF tem de melhor!

Percorra o Zócalo e todo o Centro Histórico

Este é o ponto de partida dos visitantes que chegam à Cidade do México. O Zócalo, como é popularmente chamada a Plaza de La Constitución, é um dos locais mais importantes de toda a cidade. Além de abrigar o Palácio Nacional, onde estão maravilhosos painéis de Diego Rivera, e a Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María, a praça foi construída no local onde também era o centro político, cultural e religioso da antiga cidade de Tenochtitlan, a maior da civilização mexica (ou asteca) das américas. E nada é mais simbólico do que isso em toda a Cidade do México. Você poderá passar algumas horas percorrendo a praça e o interior de seus belos edifícios. Ah! Não deixe de subir nos restaurantes com vista para o Zócalo, de onde se tem magnífica vista para a região.

Museo-del-palacio-de-bellas-artes


Os arredores da Plaza de La Constitución reservam aos visitantes várias outras atrações. É uma região para visitar em vários dias e não apenas algumas horas. Vale tomar um café na Casa de los Azulejos, encantar-se com o prédio do Palácio de Bellas Artes, percorrer a área verde da Alameda Central, subir ao topo da Torre Latinoamericana, visitar o encantador Palácio Postal e ir aos principais museus e casarões coloniais que estão localizados na região.

Veja museus incríveis, muita história e obras de arte por toda parte!

Esta é a base das atrações na Cidade do México. Os museus relatam a história da cidade e de todo o país desde quando o território era dominado por povos astecas, maias e muitos outros que viviam na região antes da chegada dos conquistadores espanhóis. Visitar os espaços dedicados a esses povos e à história do México é como entrar em um túnel do tempo. E, acredite, tudo o que você estudou na escola e não entendia muito bem, será finalmente desvendado na Cidade do México.

As Pirâmides de Teotihuacán, a zona arqueológica do Museu del Templo Mayor e as relíquias do Museu Nacional de Antropologia estão, sem dúvida, entre as mais importantes e interessantes atrações da cidade. São lugares realmente imperdíveis! Para ver mais sobre a história do México após a tomada pelos espanhóis, vale investir em visitas ao Museu Nacional de História, Museu Memória e Tolerância, Museu Nacional de La Revolución e o Museu de La Ciudad de México.

Piramides-de-teotihuacan


Quem prefere os espaços destinados à arte não irá se decepcionar na Cidade do México. São dezenas de opções que vão desde acervos populares e destinados às tradições mexicanas até museus dedicados a grandes nomes do país e do mundo. Comece pelo super disputado Museu Frida Kahlo, um dos mais procurados pelos visitantes e entre os mais emocionantes. Para não perder o rumo da história, visite também os museus dedicados ao marido de Frida, o artista Diego Rivera, um dos maiores nomes da arte do México. Há peças dele espalhadas por toda a cidade, mas algumas das principais obras estão no Palácio Nacional, no Museu do Palácio de Bellas Artes, no Museu Dolores Olmedo (um dos mais belos jardins da cidade), no Museu Diego Rivera Anahuacalli e no Museu Casa Estudio Diego Rivera y Frida Kahlo, além dos belos painéis na Secretaria de Educação. No Museu de Arte Moderna também estão expostas importantes obras de artistas mexicanos, assim como no Museu Nacional de Arte.

Museo-nacional-de-antropologia

Apesar dos museus acima serem dedicados especialmente a grandes artistas mexicanos, eles não são os únicos. Outros oferecem maravilhosos acervos, é o caso do Museu Soumaya, com uma excelente coleção de impressionistas e uma das maiores mostra de Rodin em todo o mundo; o Tamayo e o Jumex, dedicados à arte contemporânea; o Museu de Arte Popular, para conhecer mais sobre a arte tradicional mexicana e todo o seu colorido e passionalidade; além do Museu Franz Mayer e Museu Mexicano del Diseño, onde a especialidade são peças de design e mobiliário.

Acredite! Esses não são os únicos bons museus da cidade, mas certamente serão capazes de ocupar muitos dias de viagem. Para ver essas e outras sugestões de museus, classificados por região e ordem de importância para visita, veja o post sobre museus na Cidade do México.

Vá fundo nas tradições mexicanas

O México é um país que vive intensamente, e com muita paixão, suas tradições. Não há por que fugir delas. Sendo assim, experimente algumas das mais típicas enquanto estiver na cidade. Que tal começar pela música? Nada mais mexicano do que um bom e animado mariachi. E você poderá curtir vários, dezenas deles, na Praça Garibaldi. Lá é lugar para ouvir, dançar a se divertir ao som das músicas típicas mexicanas. Entregue-se ao momento e pague por uma música. Elas custam pouco perto do tamanho da diversão! Para um pouco da dança e música típica mexicana, outro excelente passeio é ir à apresentação do Balé Folclórico do México, especialmente quando a apresentação acontece no Palácio de Bellas Artes. 

Xochimilco


Quem é apaixonado pelas cores do México não pode deixar de fazer um passeio pelos canais de Xochimilco, onde traineiras absurdamente coloridas compõem o visual e são palco de grandes festas. Alugue uma para você, contrate um mariachi, peça uma michelada e aproveite o passeio.

Outro lugar que garante a diversão são as arenas de luta livre mexicana. As lutas são todas armadas, mas é impossível não se envolver e dar alguns gritos junto com a torcida em polvorosa. Custa baratinho e as gargalhadas são garantidas!

Fugindo ao ambiente de festa, mas ainda na linha muito tradicional, a paixão dos mexicanos por santos católicos pode ser presenciada na grande Basílica de Santa María de Guadalupe, ao norte da cidade. O local é um dos maiores pontos de peregrinação das Américas e é ambiente onde a fé do povo mexicano se traduz em crença e cores.

Se jogue nos sabores picantes

A experiência gastronômica proporcionada pelo México está entre as melhores do mundo. Os sabores são familiares aos brasileiros, mas a culinária local ainda é capaz de surpreender muito os paladares dos visitantes. Não tenha medo de experimentar novos temperos. É hora de sair do básico “taco e guacamole”. O México vai muito além do que encontramos em restaurantes mexicanos no Brasil. Mas uma coisa é certa: tudo é sempre acompanhado de uma boa pimenta (na maioria das vezes, ela vem em um pote separado do prato). Tenha receio apenas de pedir pratos que já estejam classificados como picantes. Esses são mesmo um perigo!

El-balcon-del-zocalo

Você poderá experimentar dos mais populares pratos de rua, com ingredientes muito exóticos (e até um pouco duvidosos) até a alta gastronomia contemporânea, sempre com toques do México, claro! Alguns restaurantes vão bem além de um excelente menu e oferecem ambiente requintado e repleto de história. Ótimas opções para curtir além da comida. Os espaços vão de feiras populares às antigas fazendas coloniais, com grandes casarões e belos jardins. Aproveite para conhecer de tudo um pouco!

Bairros como Polanco, Centro Histórico e San Angel oferecem fartas opções de bons restaurantes; Zona Rosa, Condesa e Roma têm preços populares aliados a ambientes descolados; enquanto os mercados e feiras são o local certo para investir em experiências exóticas. Veja mais no post especial sobre restaurantes na Cidade do México. Lá você encontrará alguns dos lugares que nós testamos e aprovamos durante a viagem!

Percorra a Avenida Paseo de La Reforma entre a Alameda Central e o Bosque Chapultepec

Este é um dos locais mais belos de toda a Cidade do México. A Avenida Paseo de La Reforma liga o Centro Histórico ao Bosque Chapultepec, um dos maiores parques urbanos no mundo. O trajeto é todo arborizado, com largas calçadas, muitas lojas e restaurantes, belos prédios, museus, monumentos e dois parques nas pontas. Ao todo, o percurso tem 7 km, contudo, fazendo várias paradas para visitar todas as atrações no caminho, você poderá levar um dia inteiro. Vale até alugar uma bike para o passeio!

Ao redor da Alameda Central há atrações como o Palácio de Bellas Artes, a Casa de los Azulejos, o Museu Memória e Tolerância, o Museu Franz Mayer e o Palácio Postal, além do próprio parque da Alameda Central, repleto de belas esculturas e fontes.

Avenida-paseo-de-la-reforma


A subida em direção ao Bosque de Chapultepec é dos mais agradáveis passeios e a vizinhança é muito tranquila. Ótimo para caminhar sem obrigações, tomar um café e ver um dos mais modernos pontos da cidade. É bem parecido com um passeio pela Avenida Paulista. O centro da avenida é marcado por vários monumentos, sendo o mais simbólico o grande anjo dourado que marca o Monumento a La Independencia, de onde se tem uma bela vista para toda a avenida. Esse ponto está pertinho da animada Zona Rosa e é um bom ponto de parada para o almoço.

O final do trajeto acontece no Bosque de Chapultepec, onde há uma grande concentração de excelentes museus, como o Museu Nacional de Antropología, o Castillo de Chapultepec, e o Museu de Arte Moderna, além de belos lagos, áreas verdes e muitos cantinhos especiais para curtir a cidade. 

Invista em passeios 

Tem pouco tempo na cidade, mas quer dar uma geral por todas as atrações principais? Então a melhor pedida para você é o ônibus panorâmico hop-on hop-off. Eles estão entre os mais populares passeios escolhidos pelos visitantes, percorrem os principais pontos turísticos e ajudam a entender melhor a Cidade do México. A desvantagem é que, para fazer no mesmo dia as rotas oferecidas, você não poderá descer em nenhuma atração. Caso esteja com mais dias disponíveis, esse ônibus pode ser uma boa pedida para não precisar se preocupar com roteiros. É prático, barato e eficiente!

Museo-memoria-y-tolerancia


As atrações da Cidade do México já seriam suficientes para ocupar muitos dias de viagem. Mas nos arredores também há passeios imperdíveis. E o mais espetacular de todos eles é a visita às Pirâmides de Teotihuacán. Nesse sítio arqueológico, você terá a oportunidade de conhecer a história de uma das civilizações que viveu no México há mais de 2.000 anos. Na zona arqueológica, onde viviam mais de 100 mil pessoas, há construções monumentais, como a Pirâmide do Sol e a Pirâmide da Lua e você poderá subir em várias delas. Além do passeio a pé pelas pirâmides, ainda será possível conhecê-las em passeio de balão ou mesmo em tour noturno. É um lugar imperdível!

Também populares entre os roteiros percorridos pelos visitantes, cidades históricas como Puebla, Cholula, Taxco e Cuernavaca são bons passeios de bate e volta. Dá até para enfrentar uma experiência mais radical e escalar o vulcão Iztaccihuatl, este para os turistas adeptos do turismo de aventura. O importante é não se prender ao centro da Cidade do México e explorar os arredores. Veja mais sobre passeios na Cidade do México

Faça algumas comprinhas

Não é preciso estar com muito dinheiro para se dedicar à boa e velha arte das compras. Repleta de excelentes mercados de artesanatos, a Cidade do México é capaz de agradar a todos os bolsos. Será difícil resistir a tantas peças coloridas, divertidas e cheias de estampas sensacionais. Aproveite os corredores repletos de banquinhas e invista algumas horas nos mercados de arte popular. Eles estão espalhados por toda a cidade, mas alguns atraem mais turistas pela boa localização. É o caso do Mercado de Artesanías de Coyoacán, pertinho do Museu Frida Kahlo, e o Mercado de La Ciudadela, próximo ao Centro Histórico. Um mercado em especial se destaca pela qualidade das peças, das lojas ao redor e também pela linda vizinhança. O Bazaar Sábado é imperdível! Vale a visita, para comprar ou só para passear e aproveitar os bons restaurantes do bairro.

Palacio-de-hierro


Se você preferir fazer compras mais comuns, como eletrônicos, cosméticos, vestuário e artigos para o lar, a Cidade do México também oferece boas opções e preços. Os valores são similares aos dos EUA e você poderá até visitar um Premium Outlet por lá. Boas opções de grandes shoppings são o Antara Fashion Hall e o Centro Santa Fé. Quem também agrada muito é o Palácio de Hiero. A mega loja (que mais parece um shopping) é um paraíso para qualquer consumista de plantão. Nos mesmos moldes da Macy’s, essa loja é capaz de falir o viajante mais mão-fechada.

Quem prefere unir passeios a compras poderá investir ainda em grandes avenidas a céu aberto. Com lojas mais populares e localizada no Centro Histórico, o Corredor Peatonal Madero (Av. Francisco I. Madero) e arredores oferecem bons preços. Já os que buscam compras de luxo encontrarão como melhor aliada a Avenida Presidente Masaryk, no elegante bairro de Polanco, onde lojas de alto luxo tomam conta das calçadas. Veja mais opções de onde gastar alguns pesos mexicanos no post sobre compras na Cidade do México

Aproveite a noite mexicana

Como toda grande metrópole, a Cidade do México não decepciona e oferece farta agenda cultural, grandes espetáculos teatrais, shows de bandas internacionais, muitos bares e baladas. Se sobrar energia depois de um dia de passeio, não deixe de conferir a agenda da cidade e aproveite para conhecer a noite de bairros como Condesa, Roma, Zona Rosa e Polanco. Cada um agrada a um estilo diferente. O importante é saber que a Cidade do México tem espaço para todos. Aproveite cada minuto da viagem e veja mais sobre a noite da Cidade do México