Considerado um dos maiores santuários católicos do mundo, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe recebe mais de 20 milhões de visitantes todos os anos. Localizado 9 km ao norte do Zócalo, o santuário é formado por várias igrejas, capelas e jardins, sendo principais as duas basílicas, uma do século XVI e outra inaugurada em 1974. A antiga foi substituída ao descobrirem que o piso estava afundando. Hoje ela passa por processo constante de restauração e as atividades principais se realizam na nova basílica, com projeto do arquiteto mexicano Pedro Ramírez Vázquez.
O passeio pelo Santuário de Guadalupe pode levar algumas horas. São muitas edificações a serem visitadas:
O passeio começa no nível da rua e passa por jardins e esculturas até o topo do Monte Tepeyak, onde está a Capela do Cerrito. O local oferece uma vista maravilhosa para todo o santuário. Prepare o fôlego e não deixe de ir até o topo!
Dentro da área do Santuário de Guadalupe há banheiros, lanchonete e você poderá tranquilamente passar várias horas no local. Nos arredores, há restaurantes e um mercado de artesanatos que vende muitas peças com motivos religiosos, especialmente com a Virgem de Guadalupe.
Como chegar à Basílica
A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe é parte constante dos passeios que levam às Pirâmides de Teotihuacán, mas pode ser tranquilamente visitada por conta própria. A estação de metrô mais próxima (a poucos metros do local) é a La Villa - Basílica, Linha 6 vermelha. A partir dela será necessário caminhar apenas cinco minutos até a entrada do santuário.