Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Igreja de São Francisco

A Igreja do Convento de São Francisco é um dos monumentos religiosos mais importantes do Porto, ao lado da Sé do Porto e da Torre dos Clérigos. O sóbrio estilo gótico de sua fachada contrasta com o preciosismo dos detalhes barrocos do interior, onde as três naves são revestidas com talha dourada — um trabalho no qual dizem ter sido utilizados até 300 quilos de folha do metal.

Por dentro, a construção é tão imponente que durante um tempo deixou de ser utilizada para as missas, pois era ostentosa demais em relação à pobreza que a cercava.

Uma visita à Igreja de São Francisco não está completa sem a passagem pela Casa do Despacho, onde estão as salas do Tesouro e das Sessões, que guardam importantes obras relacionadas à história do Porto e da Venerável Ordem Terceira de São Francisco. 

No subsolo da igreja, está ainda escondido um dos pontos mais sinistros e que, por isso, mais chamam atenção dos visitantes: o cemitério catacumbal, que reúne jazigos de irmãos da Ordem e de nobres famílias do Porto, além de um ossário, que pode ser visto a partir de uma placa de vidro.

Tempo de visita: uma hora.

Horário de funcionamento: de novembro a fevereiro das 9h às 17h30; em março, abril, maio, junho e outubro, das 9h às 19h e de julho a setembro das 9h às 20h.

Ingresso: 7,50 €.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto

Igreja de São Francisco

Rua do Infante D. Henrique
Baixa Portuense
Porto
4050-297