Morro do Maluf — Mirante do Morro da Campina
O Morro do Maluf tem uma das melhores vistas do Guarujá: você vê toda a extensão da Praia da Enseada. Também conhecido como Mirante do Morro da Campina, o lugar é usado para a prática de rapel e voo livre, especialmente de parapente. Dá para chegar facilmente de carro ao topo, que fica a 47 metros de altura.
Esse morro separa a Praia das Pitangueiras da Praia da Enseada, justamente as duas mais populares e urbanizadas de Guarujá. Seu acesso se dá pela Avenida Miguel Estéfano e, depois, pela Rua Morro do Maluf, que culmina em um estacionamento aberto com cerca de 15 vagas gratuitas. Bastante gente sobe de bicicleta também.
Lá em cima tem uma passarela de concreto com corrimãos, postes de luz e um mirante de madeira personalizado para fotos, com uma placa "Eu amo Guarujá". É um lugar espaçoso e bem cuidado, recentemente revitalizado. Com sorte, você conseguirá ver tartarugas nadando no mar.
Curiosidade: O morro acabou ganhando esse nome porque era onde o industrial Edmundo Maluf tinha casa nos primórdios do Guarujá e lá dava festas famosas.
Rapel no Morro do Maluf
Essa foi uma das coisas mais legais que eu fiz no Guarujá. Você segue tendo a vista da Praia da Enseada enquanto desce esse paredão de 47 metros, equivalente a um prédio de 15 andares. Fazer rapel de frente para o mar com fácil acesso é raridade no Brasil. Esse foi o meu primeiro.
Fiz a atividade com os meninos do Rapel Brothers e me senti bem segura com eles. Não precisa ter experiência nenhuma. Eles já levaram desde crianças de 4 anos até uma senhora de 81, acredita? Só fique atento: o retorno ao topo do morro é feito por uma trilha em meio à vegetação baixa, curta, mas de dificuldade média.
Os instrutores podem fazer vídeos de GoPro do seu desempenho. Foi bom para eu provar aos meus amigos que tive coragem de fazer isso:
Essa manobra é um adicional porque demanda mais tempo dos instrutores. Desci jurando que não faria, mas na hora perdi o medo. E não é que me saí bem? Foi massa ver a Enseada de ponta-cabeça.
A atividade dura cerca de 30 minutos e é realizada sob agendamento. Rola praticamente em todos os finais de semana, mas durante a semana eles só vão até lá se houver demanda. Em caso de chuva, o rapel é adiado.
Volte para a página inicial do guia do Guarujá.