O que fazer no Valle Nevado
O impacto ao avistar a Cordilheira dos Andes coberta de neve pode causar alguns minutos de falta de ar. Superado o choque ao se deparar com a estonteante paisagem, é hora de começar a curtir o Valle Nevado. A experiência será diferente entre os que pretendem se hospedar na estação de esqui e os turistas que visitam o local apenas para passar um dia. Há quem procure por esportes de inverno, outros querem apenas uma experiência divertida na neve. Seja qual for a sua maneira de curtir o Valle Nevado, a certeza é de passar momentos maravilhosos em meio às montanhas.
Muitos turistas brasileiros aproveitam a viagem a Santiago para também conhecer a neve. Paisagens desenhadas pelas fofas e gélidas camadas brancas são raríssimas no Brasil e o Valle Nevado é bastante acessível para quem deseja ter essa experiência. Por isso, curta a viagem, mesmo que seja por algumas horas apenas. Se estiver na capital chilena entre os meses de junho e outubro (veja mais em quando ir ao Valle Nevado), avalie seriamente a possibilidade de se divertir entre bonecos e anjos de neve. Sem vergonha de ser feliz! Você não será julgado ao dar várias gargalhadas entre guerras de bolas de neve ou mesmo ao tentar construir um iglu (sim, é possível). Aproveite cada visual incrível e faça muitas fotos!
Quem optar por passar apenas o dia no Valle Nevado irá se divertir independente de praticar esportes de inverno. O passeio começa pela Curva 17, espaço preparado para receber os visitantes não-hóspedes. No local, há uma boa infraestrutura para os turistas, com lojinha, opções de lanches, guichê para compra de tíquetes para as pistas, aluguel de equipamento e acesso ao teleférico de cabine fechada. Chamado de “gôndola”, ele é o único que permite a circulação de pessoas sem o esqui ou snowboard. O trajeto do teleférico passa sobre as pistas e tem como ponto final o bar Bajo Zero-ótimo para curtir um chocolate quente ou tomar uma cerveja rodeado pela neve e pelos esportistas que cruzam as montanhas em alta velocidade. É o lugar certo para tomar coragem, fazer uma aula e se aventurar nas pistas.
Ao voltar do teleférico, não deixe de subir até a área dos hotéis, onde estão os restaurantes do Valle Nevado. Um ônibus sai a cada 15 minutos da Curva 17 e deixa os visitantes no complexo hoteleiro. Escolha entre os variados menus, com especialidades que vão da culinária italiana ao clássico fondue de queijo. O custo médio de uma refeição é de CLP 25.000 (USD 40). Será difícil resistir a uma taça de vinho com vista para a Cordilheira dos Andes. Do alto das varandas, você poderá curtir o final de tarde e ver o pôr do sol. É importante ter em mente que os restaurantes só funcionam plenamente enquanto a estação está aberta, durante a temporada de inverno. Após esse período, somente o Valle Lounge permanece aberto. Veja mais em onde comer no Valle Nevado.
O acesso ao Valle Nevado é gratuito, porém há custos para chegar lá. Não é recomendável fazer o trajeto por conta própria, especialmente no inverno, quando há risco de nevascas e a estrada se torna muito perigosa. Localizado a 3.200 m, o Valle Nevado é acessível por uma estrada bastante sinuosa. Será necessário contratar um serviço de transfer ou uma agência de turismo para o passeio. Há opções de transporte, privado ou em grupo, que saem de Santiago e levam até o Valle. Muitos oferecem pacotes com refeição e tíquetes para as pistas. Os mesmos pacotes podem ser adquiridos diretamente na estação. Veja mais em como chegar ao Valle Nevado.
Apesar da visita bate e volta ser bastante comum, a maioria dos turistas procura o Valle Nevado para a prática de esqui e snowboard. As 39 pistas disponíveis fazem a felicidade dos fãs de esportes de inverno, sejam eles esquiadores de primeira viagem ou profissionais em busca de aperfeiçoamento. Mesmo quem não é expert nas modalidades poderá aproveitar bem as pistas. Aulas particulares e coletivas estão disponíveis para iniciantes e atletas experientes, assim como o aluguel de equipamentos e roupas. Vista-se de coragem e corra para as pistas. Não perca a sensação de descer em alta velocidade as montanhas cobertas de neve. Veja mais em esportes de inverno no Valle Nevado.
Os hóspedes dos hotéis contam ainda com outras atividades além da prática de esportes. Que tal a deliciosa piscina aquecida ao ar livre? Com vista para a Cordilheira, ela é ideal para relaxar. Para melhorar, um pequeno bar é montado à beira da piscina e os hóspedes contam com drinks e música, transformando o momento em uma deliciosa festa entre os esquiadores. No final de tarde, também acontece o Après Ski, uma espécie de happy hour com comidinhas e bebidas para repor a energia do dia de treino. O evento está disponível para todos os hóspedes dos hotéis. Enquanto no hotel quentinho são servidos vinho, chocolate quente e sopas, do lado de fora, quem reina é o maravilhoso pôr do sol na Cordilheira dos Andes. Os hotéis oferecem ainda serviço de fitness center e spa. Tudo para tornar a estada dos hóspedes ainda mais feliz. Veja mais em onde ficar no Valle Nevado.
Com a chegada da noite e fechamento das pistas, as atenções dos esquiadores se voltam para os restaurantes. O jantar faz parte de todos os pacotes dos hotéis. Aproveite para se deliciar com um pouco da culinária chilena ou internacional. Para fechar a noite, tome uns drinks nos bares dos hotéis ou encare uma cantoria no karaokê do Pub Tres Puntas. O bar recebe os esquiadores que ainda têm energia para aproveitar a noite.
Fora da temporada de inverno
O Valle Nevado Ski Resort funciona plenamente da última semana de junho até a última semana de setembro, no auge da temporada de inverno do Chile e quando há neve na estação. Fora de temporada, os hotéis fecham as portas, assim como quase todos os restaurantes (permanece aberto apenas o Valle Lounge). As pistas de esqui se mantêm abertas enquanto há neve suficiente. Depois do degelo, as belezas naturais do lugar permanecem e você ainda poderá curtir a estação.
Fora da temporada de inverno, o Valle Nevado oferece passeios panorâmicos com belas paisagens, cavalgadas nas montanhas, trekking, hiking, competições de mountain bike e escalada, além do passeio de gôndola. E se você der sorte de pegar a Cordilheira com um pouquinho de neve, poderá também se aventurar em uma caminhada com raquetes de neve. Independente da época do ano, a visita ao Valle sempre reserva belas paisagens. Aproveite a vista do restaurante Valle Lounge e brinde às belezas do Chile.
Preços dos passeios fora da temporada de inverno
- Gôndola - CLP 17.000 (USD 27)
- Hiking - CLP 20.000 (USD 32)
- Almoço na montanha - CLP 22.000 (USD 36)
- Gôndola + Almoço - CLP 32.000 (USD 52)
- Passeios com raquete na neve - CLP 20.000 (USD 32)
- Passeio a cavalo (mínimo de 6 pessoas) - CLP 26.000 (USD 42)
- Biking (mínimo de 10 pessoas) - CLP 42.000 (USD 68)