Onde comer no Valle Nevado
Ir ao Valle Nevado vai bem além de ver neve e descer as pistas de esqui. O local reserva boas opções gastronômicas e, o melhor de tudo, com uma vista fantástica para a Cordilheira dos Andes. Difícil resistir a uma taça de vinho no friozinho à beira da montanha ou mesmo um fondue de chocolate para dar energia ao final do dia.
Quem visita a estação de esqui conta com cardápios que vão de crepes e hambúrgueres a refinados menus inspirados na gastronomia francesa e na contemporânea cozinha chilena. A escolha depende do bolso e gosto de cada um. Os preços refletem o requinte dos pratos, mas não há nada com valores proibitivos. Os principais restaurantes estão localizados nos três hotéis disponíveis no Valle Nevado. Há espaços com clima de bar, ambientes convidativos a relaxar à beira da lareira e ainda restaurantes que seguem à risca a etiqueta de um jantar completo. Quase sempre com a bela vista das montanhas.
O Valle Nevado conta com mais de dez opções de estabelecimentos, entre bares e restaurantes. Eles estão distribuídos pelos três hotéis da rede e, muitas vezes, os visitantes de um dia não têm a oportunidade de conhecê-los com calma. Para os hóspedes, isso é diferente. O pacote é fechado com hospedagem e meia pensão (café da manhã e jantar), sendo que há a possibilidade de optar por pacotes com pensão completa, os quais incluem também o almoço. Na hora da refeição, o hóspede poderá escolher qualquer um dos restaurantes do Valle.
A experiência gastronômica será diferente entre os visitantes de um dia e os hóspedes dos hotéis. Muitas vezes, os visitantes nem chegam à área de hotéis e permanecem apenas na Curva 17, onde está localizado o estacionamento do público que vai ao Valle Nevado apenas para passar o dia. Na Plaza La Gondola (como é chamado o complexo de estacionamento e serviços para visitantes), há apenas uma praça de alimentação simples, com oferta de sanduíches rápidos, saladas, churrascos, sopas e crepes. A partir da Plaza La Gondola, é possível pegar o teleférico (gôndola) que leva até o acesso a outras pistas de esqui e também ao bar e restaurante Bajo Zero. Os visitantes poderão adquirir um pacote que inclui o ticket para as pistas e uma refeição no bar e restaurante Bajo Zero. O local, em meio às pistas e à neve, conta com lanches rápidos, sanduíches, churrascos, pizzas, sopas e saladas. Vale até tomar uma cerveja assistindo aos esportistas se aventurando na neve.
Caso o visitante ou o hóspede deseje algo mais elaborado, será necessário se deslocar até a área de hotéis, onde estão os restaurantes. Todos eles oferecem cardápios mais completos. Para experimentar um pouco da contemporânea culinária chilena, vá ao Sur, no hotel Três Puntas. Se a preferência for pela gastronomia italiana, a pedida é o Monte Bianco, enquanto o La Fourchette capricha no cardápio francês, com opção de churrasco e buffet no almoço. Já o La Leñera agrada quem prefere comidas americanas, porém oferece também pratos tradicionais chilenos. O Mirador del Plomo é o único do Valle Nevado a funcionar à noite no sistema de buffet, com pratos variados, massas e carnes preparados na hora, a pedido do cliente. Próximo da área de hotéis, ainda há dois quiosques com lanches rápidos para quem não quer parar de descer pelas pistas, assim como um café Havana para ajudar a esquentar no final do dia.
Quem se hospeda no Valle Nevado pode usufruir do Après Ski. O evento acontece todos os dias depois do fechamento das pistas. No bar do hotel Puerta del Sol, os hóspedes podem aproveitar comidinhas quentes, como sopas, ou, quem sabe, tomar vinho e chocolate quente. Tudo para refazer as energias após o dia praticando esportes. Este mimo só é permitido a quem se hospeda no Valle Nevado. Depois do Après Ski, vale até um mergulho nas piscinas ao ar livre. Quem ainda tiver energia depois do anoitecer poderá curtir um dos bares dos hotéis ou se aventurar no karaokê do Pub Tres Puntas, tudo regado a bons drinks e cerveja. Ótimo para integrar os hóspedes.