Dicas do Valle Nevado
Gerais
- A língua oficial no Chile é o espanhol. No Valle Nevado, muitos funcionários e instrutores de esqui falam inglês e compreendem bem o português. Alguns até arranham falar um pouco.
- O padrão de voltagem do Chile é 220V. O padrão de tomada mais comum é o C (com dois pinos redondos) ou L (com três pinos redondos).
- O fuso horário do Chile é de -3 GMT, mesmo fuso do Brasil. Quando entra em horário de verão, passa para - 4 GMT.
Dinheiro
- A moeda oficial é o Peso Chileno (CLP). Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos no Valle Nevado, assim como peso e dólar.
- Lembre-se sempre de desbloquear o cartão para uso no exterior e nunca leve apenas uma opção de pagamento. Com o aumento do IOF, é cada vez mais comum que os brasileiros levem moeda em espécie. Fique atento à segurança e procure guardar o dinheiro no hotel em local seguro, preferencialmente dentro do cofre.
- As gorjetas no Chile são de 10% do valor total da conta.
Documentação
- Brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile. Tanto o passaporte quanto o RG (em bom estado de conservação e com fotografia recente) são aceitos para entrar no Chile.
- A carteira de motorista brasileira (CNH) tem validade para quem pretende dirigir no Chile. Por isso, não se esqueça de levá-la. A PID (Permissão Internacional para Dirigir) não é obrigatória.
- Nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros que pretendem ingressar no Chile.
Segurança
- O Valle Nevado é um destino muito seguro. No entanto, é preciso ficar atento aos equipamentos e acessórios, especialmente para não trocá-los por outros quando estiverem guardados em ambientes de uso coletivo.
- Evite levar celulares e câmeras para as pistas de esqui. Eles poderão cair durante a descida e será difícil encontrá-los em meio à neve. Caso seja necessário, use equipamentos fixos ao corpo.
- Os números de emergência no Chile são 133 para Polícia, 131 para ambulância e 130 para bombeiros.
- Os contatos da embaixada brasileira no Chile são: Endereço: Los Militares 6191, Térreo. Las Condes, Santiago - Chile. Tel: (+56) 22820-5800. Fax: (+56) 22441-9197. E-mail: cg.santiago@itamaraty.gov.br.
Saúde
- Nunca viaje para o exterior sem um plano de saúde internacional. Infelizmente, nem tudo em uma viagem é possível de ser previsto. No caso de viajantes que pretendem praticar esportes de aventura, o seguro de saúde é de fundamental importância. É comum acidentes no Valle Nevado. Ao fechar um seguro, exija a cláusula para a prática de esportes de inverno.
- Há duas clínicas para atendimento de emergência no Valle Nevado. As pistas são monitoradas e resgates são feitos de maneira muito rápida. Evite ir para as pistas desacompanhado. Deixe ao menos uma pessoa avisada a respeito de qual pista você estará esquiando.
- Não há farmácias no Valle Nevado. Caso faça uso de algum medicamento frequente, leve-o do Brasil.
- Mantenha o corpo sempre hidratado. Apesar de ser raro sentir sede no inverno, é importante ingerir muito líquido. É comum também que a pele fique ressecada, assim como os lábios. Abuse dos hidratantes.
- Cuidado com o sol. O reflexo na neve tem um efeito desagradável e a pele fica muito queimada. Não se deixe enganar pela baixa temperatura. Protetor solar é de fundamental importância, especialmente em uma área de grande altitude.
Telefonia e internet
- Sinal de Wi-Fi é bastante difícil e limitado no Valle Nevado. O único hotel que fornece internet dentro do quarto é o Valle Nevado. Nos outros, os hóspedes contam com sinal apenas nos ambientes comuns. Os restaurantes também oferecem internet, mas nenhuma rede é de boa qualidade.
- Telefones celulares funcionam com dificuldade, especialmente o 3G e 4G para uso da internet.
Vestuário e equipamentos
- Roupas especiais são essenciais para quem pretende praticar os esportes de neve. Calça impermeável, luvas e blusas térmicas são o pacote básico. Caso não tenha as roupas recomendadas para a prática de esportes de inverno, será possível alugar todas elas no Valle Nevado.
- Óculos escuros são de fundamental importância. A luz do sol refletida na neve é bastante incômoda, por isso, esteja sempre com óculos para a proteção dos olhos. Dê preferência aos modelos especiais para a prática de esportes de inverno.
- Evite ficar com roupas úmidas. Elas aumentam a sensação de frio e o desconforto em baixas temperaturas. Prefira roupas com tecidos respiráveis.
- Botas especiais para a neve são muito bem-vindas tanto para praticantes quanto para não-praticantes dos esportes. Elas evitam escorregões, protegem os pés do frio e ajudam na hora de se deslocar na montanha.
- Nunca deixe as extremidades do corpo sem aquecimento. Elas são a chave para se manter aquecido. Cubra a cabeça, as orelhas, as mãos e use meias térmicas. Com essas partes do corpo bem aquecidas, será meio caminho andado para não passar frio.
- Todos os equipamentos necessários para praticar esqui e snowboard podem ser alugados na estação. Caso não tenha nada, não se preocupe.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.