Valle Nevado

Visitado e escrito por

Moniquerenne
Monique Renne

Editora de destinos do Melhores Destinos e viciada em passagens aéreas.

Quando foi?

Agosto de 2015

Quem pagou?

Valle Nevado e Sky Airline

Como chegar ao Valle Nevado

Localizada no alto dos 3.200 m da Cordilheira dos Andes, a estação de esqui do Valle Nevado dista apenas 40 km da cidade de Santiago. Apesar da proximidade com a capital chilena, chegar até lá no período de inverno não é tarefa das mais simples, especialmente para quem não está acostumado a dirigir na neve. É altamente desaconselhável ir para o Valle Nevado dirigindo, salvo se o motorista tiver muita experiência em estradas com neve. O conselho vale principalmente para o período com risco de nevascas-normalmente, final de junho a início de outubro-, quando a subida da Cordilheira fica muito perigosa.

A estrada que dá acesso ao Valle Nevado é extremamente sinuosa e, apesar da proximidade com Santiago, a subida leva em torno de 1h30. São 60 curvas que tornam o caminho uma aventura repleta de deslumbrantes paisagens. Com nevasca, o tempo do trajeto é imprevisível e os carros podem ficar presos na estrada por muitas horas. Enjoos são frequentes durante o trajeto. Os motoristas mais experientes recomendam o consumo de balas de menta para diminuir a sensação de mal estar. Um comprimido pra enjoo pode ser uma boa opção, especialmente para quem costuma se sentir mal com curvas em excesso. 

A maneira mais comum de chegar ao topo da estação é com o serviço de transfer. Quem pretende se hospedar no Valle Nevado poderá reservar o serviço com o próprio hotel. Aos que irão apenas para passar o dia, agências de turismo oferecem passeios diários com transporte incluído. O transporte pega os passageiros no hotel no início do dia e retorna para Santiago no final da tarde. O valor do transfer (sem passeio incluído) é a partir de USD 29 e o custo varia de acordo com o número de passageiros na van. É possível reservar um transfer particular-nesse caso, a principal vantagem é a liberdade de horário-ou um transfer compartilhado, com o horário definido. Várias empresas oferecem o transfer a partir de Santiago. Veja algumas sugestões de empresas que fazem o trajeto de Santiago para o Valle Nevado:

  • Ruta Chile - Serviço de transfer particular ou compartilhado. 
  • Chilean Ski - Serviço de transfer particular, com preço por grupo. 
  • Snow Travel - Serviço de transfer particular ou compartilhado
  • Valle Nevado - reservas@vallenevado.com (disponível apenas na temporada de inverno)

Caso opte pela subida de carro, fique atento às regras de segurança e horários permitidos para circulação em cada sentido. Todos os carros devem usar correntes nas rodas para realizar a subida. Se o acessório não for disponibilizado pela locadora do automóvel, alugue nas lojas localizadas no início da estrada de acesso para o Valle Nevado.

Horário de funcionamento da estrada para subidas e descidas

  • De segunda a sexta-feira (exceto feriados): Subida e descida durante o dia todo.
  • Sábados, domingos e feriados: Subida das 8h às 13h. Descida das 16h às 20h. Não há restrição de sentido na via entre 20h e 8h do dia seguinte. 

Esse texto sobre Como chegar ao Valle Nevado faz parte do guia de Valle Nevado no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar ao Valle Nevado

  • 34pf4 'Renato Monteiro Barbosa' há mais de 1 ano

    Fora de temporada ir de carro é super tranquilo, a estrada esta totalmente sem neve, as curvas são fechadas, mas nada que impeça de ir com cuidado e paciência, andar a 40km/h sem problemas apenas tenha isso em mente, não adianta e não tem como correr mais, fiz o trajeto em 1 hr na subida sem correr e sem utilizar corrente nos pneus, em momento algum passei aperto e estou longe do profissionalismo automobilistico.
    Na volta ainda aproveitei e fui conhecer Farelones.
    Saindo as 10 da manhã da locadora de veiculos e um passeio sem pressa com muitas fotos, da pra chegar as 18:00 de volta na locadora.

  • Missing leuda martins nobre há 1 mês

    Olá, vou na primeira quinzena de setembro de 2017, e´alta ou baixa temporada? tem neve? agradeço

  • Moniquerenne Monique Renne há 1 mês

    Ieuda, é a passagem da alta pra baixa temporada, quando a neve começa a derreter. Vai depender da quantidade de neve que cair no ano.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.