Onde Comer em Havana
A cozinha tradicional cubana é influenciada predominantemente pela cozinha criolla e se parece, muitas vezes, com a comida brasileira. Para a felicidade dos que não são muito favoráveis a inovações, será fácil encontrar no país pratos como feijão-preto, arroz, carne de porco ou carne de boi desfiada, misturada com vegetais. Para além do tradicional, há também bons restaurantes para comer peixes, camarões, lagostas e massas.
Uma das grandes vantagens de Havana quando o assunto é gastronomia é poder encontrar bons restaurantes a preços baixos. Comer no país não é caro, mesmo nos estabelecimentos mais famosos. Entretanto, apesar dos bons preços, é recomendável saber onde comer antes de viajar - não são todos os restaurantes com boa estrutura, higiene e qualidade. Encontrar pratos insossos não é fato isolado.
Em Cuba, além de restaurantes, há como opção para almoço e jantar os paladares. Eles são pequenos restaraurantes particulares, administrados pelo próprio dono da casa, com limite de pessoas. Essa é uma maneira muito curiosa e interessante de experimentar a cozinha tradicional cubana e vivenciar de perto o dia a dia dos locais.
Não deixe de passar pela Bodeguita del Médio, o bar mais famoso da cidade, para tomar um mojito. Além de ser sensação entre turistas, Fidel e Hemingway estão entre as figuras que deram preferência ao bar. Para tomar um daiquiri e ouvir um pouco de música, El Floridita é o lugar certo - simplesmente o berço da bebida. Na hora das refeições, ir ao Los Nardos é imperdível, pois há muita variedade e fartura por preços excelentes.
Quem é fã assumido da Coca-Cola poderá encontrar a bebida em alguns supermercados, mercearias e nos cardápios dos melhores restaurantes da cidade. Na grande parte dos lugares não há Cola-Cola, e sim a TuKola, o similar cubano. Não adianta levar cartão de crédito para a rua; os restaurantes são pagos, normamente, em CUC.