Onde Comer em Havana

A cozinha tradicional cubana é influenciada predominantemente pela cozinha criolla e se parece, muitas vezes, com a comida brasileira. Para a felicidade dos que não são muito favoráveis a inovações, será fácil encontrar no país pratos como feijão-preto, arroz, carne de porco ou carne de boi desfiada, misturada com vegetais. Para além do tradicional, há também bons restaurantes para comer peixes, camarões, lagostas e massas.

Uma das grandes vantagens de Havana quando o assunto é gastronomia é poder encontrar bons restaurantes a preços baixos. Comer no país não é caro, mesmo nos estabelecimentos mais famosos. Entretanto, apesar dos bons preços, é recomendável saber onde comer antes de viajar - não são todos os restaurantes com boa estrutura, higiene e qualidade. Encontrar pratos insossos não é fato isolado. 

Em Cuba, além de restaurantes, há como opção para almoço e jantar os paladares. Eles são pequenos restaraurantes particulares, administrados pelo próprio dono da casa, com limite de pessoas. Essa é uma maneira muito curiosa e interessante de experimentar a cozinha tradicional cubana e vivenciar de perto o dia a dia dos locais. 

Não deixe de passar pela Bodeguita del Médio, o bar mais famoso da cidade, para tomar um mojito. Além de ser sensação entre turistas, Fidel e Hemingway estão entre as figuras que deram preferência ao bar. Para tomar um daiquiri e ouvir um pouco de música, El Floridita é o lugar certo - simplesmente o berço da bebida. Na hora das refeições, ir ao Los Nardos é imperdível, pois há muita variedade e fartura por preços excelentes. 

Quem é fã assumido da Coca-Cola poderá encontrar a bebida em alguns supermercados, mercearias e nos cardápios dos melhores restaurantes da cidade. Na grande parte dos lugares não há Cola-Cola, e sim a TuKola, o similar cubano. Não adianta levar cartão de crédito para a rua; os restaurantes são pagos, normamente, em CUC. 

  • Los-nardos

    Los Nardos

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O restaurante é cheio de pompa e fica num edifício que abriga outros dois restaurantes. Ele está em frente ao Capitólio, fato que facilita para quem estiver andando por ali e sentir fome. Seu cardápio é enorme e bastante variado, mas o foco são peixes, camarões e frutos do mar. A fachada do lugar e a fila deixam a...

  • Coppelia

    Coppelia

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    Na tradicional sorveteria cubana, esperar um tempo na fila já faz parte da programação. O sorvete tem fama e é realmente gostoso, apesar de não ser oferecido em muitos sabores diferentes. Refrescar-se com um sorvete é a pedida perfeita para aliviar o calor que faz na cidade.

    Há filas e lugares de vendas diferentes para quem...

  • Bodeguita-del-medio

    La Bodeguita del Medio

    Nota: 2.5 de 10 (1)

    Esse é o bar mais famoso de Havana e também o mais popular, por ter sido o preferido de Hemingway, Fidel e Nat King Cole para tomar mojitos. Dizem que esse é o melhor lugar para tomar mojitos em Cuba; então, aproveite o calor da cidade e experimente o drink tão tradicional no país. O preço é para turista, por isso...

  • Cafe-del-oriente

    Café del Oriente

    Nota:  de 10 (0)

    Um lugar bem sofisticado - no contexto da capital cubana -, pois lá você encontra até refrigerantes Coca-Cola. Os pratos principais variam bastante de preço, mas custam principalmente entre 10 CUC e 20 CUC. A variedade do cardápio é boa, mas o foco é, principalmente, peixes, lagostas e frutos do mar.

    As pequenas mesinhas...

  • La-dominica

    La Dominica

    Nota:  de 10 (0)

    Um dos melhores restaurantes da cidade, especialmente para quem gosta da cozinha italiana. O salão, de decoração antiga, é muito agradável para se sentar, mas há também algumas mesinhas do lado de fora, para quem se sente à vontade com o calor. No cardápio são diversas as opções de massas (a...

  • La-floridita

    La Floridita

    Nota:  de 10 (0)

    É um bar e restaurante dos mais tradicionais em Habana Vieja, visitado principalmente por Ernest Heminway, cujo nome aparece por diversas vezes nos cardápios. O lugar de antiga decoraçao é considerado um dos mais caros na cidade, visitado praticamente por turistas que querem experimentar seu famoso daiquiri.

    Um prato principal custa entre 20 CUC...

  • Paladar La Guarida

    Nota:  de 10 (0)

    Entre os paladares, pequenos restaurantes residenciais de Cuba, o que mais faz sucesso é o La Guarida. Ele fica no último andar de um edifício antigo e oferece um pouco da nova cozinha cubana, além de pratos internacionais. A comida é excelente e o ambiente do lugar, aconchegante. 

    O La Guarida ficou famoso por receber ótimas...

Tudo que você precisa saber sobre Havana!

Esse texto sobre Onde Comer em Havana faz parte do guia de Havana no Melhores Destinos

Comentários para Onde Comer em Havana

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.