Onde comer na Isla Contadora
O clima intimista que toma conta da Isla Contadora se reflete nos restaurantes locais. Existem menos de 10 opções para os turistas que chegam à ilha. Como o mais comum entre os visitantes é permanecer apenas um final de semana por lá, normalmente não é necessário repetir nenhum ambiente. Não há grandes restaurantes, nem comidas super elaboradas. Os cardápios costumam ser bem reduzidos, não por isso, porém, menos saborosos.
A especialidade local, como não poderia deixar de ser, são os frutos do mar. A fartura é enorme e os produtos chegam fresquinhos de barco. É comum até que o menu varie de acordo com a pesca do dia, como acontece no Casa Tortuga. O restaurante, predileto entre os visitantes e comandado por Piero (um divertido e atencioso chef italiano), todos os dias oferece um menu degustação de três passos, a preço fixo, sempre com os ingredientes disponíveis no dia, além de deliciosas pizzas.
Outro espaço que merece destaque é o Restaurante Romantico. Apesar do serviço atrapalhado (tudo em Contadora é um pouco informal), a vista vale a pena! O cenário do restaurante, com varanda para a Playa Cacique, é um convite a ser feliz. O cardápio tem base em pratos com camarões, lagostins e peixes, preparados de várias maneiras típicas da culinária panamenha, como “al ajillo”. Em dias de muito movimento, o Romantico monta as mesas na beira da praia. Frutos do mar também são a especialidade do Gerald’s e do Rincon Hot Stone (com pratos preparados em chapas).
Para lanches rápidos, a ilha oferece algumas poucas opções de lanchonetes e mercadinhos. O destaque é o Fantasia de Verano. Único a permanecer aberto durante a tarde, esse restaurante (mais para lanchonete) oferece hambúrguer feito na casa, cachorro-quente, empanadas e outros pratos rápidos. Faz o tipo salvador de famintos depois de um passeio de barco. Há ainda o Clarita - restaurante de comida caseira panamenha que oferece pratos feitos - e três mercadinhos nas redondezas do aeroporto e onde é possível comprar suprimentos para o dia na praia.
Todos os hotéis na ilha oferecem café da manhã, porém nem sempre têm cardápio para um lanche de última hora. Se você é do tipo que sente fome a qualquer hora, faça um pequeno estoque no frigobar do quarto.