Onde Ficar em Machu Picchu
Quando chegar a hora de planejar sua viagem e escolher onde ficar e seu hotel em Machu Picchu, será importante entender que o sítio arqueológico de Machu Picchu está em um local isolado, no alto de uma montanha. O lugar mais próximo e com boa estrutura para se hospedar é o povoado de Machu Picchu — Machu Picchu Pueblo —, também conhecido como Águas Calientes.
Muitas pessoas que visitam Machu Picchu optam por fazer um bate e volta de um dia saindo de Cusco. Mas há de se considerar que o percurso entre Cusco e Machu Picchu leva em torno de 4 horas e que fazer essa viagem de ida e volta no mesmo dia, o que levaria em torno de 8 horas, é bastante cansativo. Por isso, para quem pensa em um pouco mais de conforto, há a possibilidade de ficar em Machu Picchu Pueblo/Águas Calientes, um povoado que nasceu a partir da necessidade turística da região e, muito embora tenha crescido de forma meio desordenada, oferece uma boa estrutura turística.
Vale a pena ficar em Machu Picchu Pueblo?
Sabendo que Machu Picchu é um lugar de difícil acesso, você terá de escolher um lugar para utilizar como base para o seu passeio. Esse lugar pode ser a cidade de Cusco (a 4h de trem + 25 minutos de ônibus), a cidade de Ollantaytambo (1h10 de trem + 25 minutos de ônibus de Machu Picchu) ou ficar em Machu Picchu Pueblo, que está a 25 minutos de ônibus.
Considerando que ao ficar em Machu Picchu Pueblo você consegue entrar bem cedinho no sítio arqueológico e ter uma noite de descanso melhor, nossa opção foi por dormir em Machu Picchu Pueblo mesmo.
A hospedagem em Machu Picchu Pueblo
Os valores das hospedagens variam como nas grandes cidades — há desde hotel cinco estrelas a hostels —, mas tenha que em mente que as hospedagens normalmente são curtas, já que um dia é suficiente para conhecer Machu Picchu e boa parte dos hotéis são simples. Os hotéis grandes e com mais conforto podem ser bem caros.
Se o tempo e seu orçamento permitirem, recomendo fazer o pernoite em Machu Picchu Pueblo. O povoado não tem grandes atrativos, é verdade, mas pernoitando por lá você poderá fazer seu passeio no sítio arqueológico com mais tranquilidade e descanso.
Hotéis em Machu Picchu Pueblo
Próximo ao sítio arqueológico de Machu Picchu, há apenas um hotel: o Sanctuary Lodge, da rede Belmond. Embora ela esteja na cara do gol e bem pertinho da entrada do sítio arqueológico, o hotel é de luxo e por isso tem tarifas bem caras.
Em Águas Calientes, uma opção de hospedagem confortável e sem preços tão altos é o Terra Viva Machu Picchu Hotel. Ele fica na frente do Rio Urubamba, tem uma vista superbonita e está a poucos metros de onde saem os ônibus para Machu Picchu. O café da manhã do hotel é muito bom e começa desde cedinho, ideal para quem entrará em Machu Picchu no primeiro horário da manhã — ficamos por lá e gostamos da experiência. Outra alternativa para quem busca uma opção de bom custo-benefício é o Inti Punku Machupicchu Hotel & Suites e o Hotel Mapi by Inkaterra.
Se quiser uma hospedagem luxuosa, mas ao mesmo tempo com ótima estrutura e uma linda vista, vale considerar ficar no Sumaq. Já nos hospedamos no hotel no passado e a experiência foi excelente! Além do bom atendimento, o hotel também tinha um restaurante delicioso! Outras opções com perfil mais refinado são o Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel, que está cercado pela mata, e o Casa de Sol Machupicchu.
Em Cusco, há muito mais opções de hotéis — e bem mais variadas. Ficar na cidade por alguns dias é uma ótima ideia, porque você pode conhecer também os pontos turísticos de lá. Cusco foi a capital da cultura inca e não faltam lugares interessantes para conhecer. O Novotel Cusco e o Tierra Viva Cusco Centro são boas opções de hotéis. Para charme e conforto, nossa dica é o Antigua Casona San Blas, que tem quartos confortáveis e um café da manhã maravilhoso!