Arraial do Cabo

Passeio de barco em Arraial do Cabo

Um dos programas mais procurados entre os turistas que visitam Arraial do Cabo é o passeio de barco. Ele é especialmente interessante por ser o único meio de visitar a Praia do Farol, uma das mais belas da região. O passeio tem duração de três a quatro horas e tem como roteiro base, além da Praia do Farol, as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Gruta Azul e a Praia do Forno. Os barcos partem da Praia dos Anjos e o passeio tem custo médio de 70 reais. Alguns barcos são menores e mais intimistas, outros são tão festivos que chegam a oferecer toboágua. Não vamos negar que é divertido descer de toboágua direto no mar, mas se você prefere um passeio mais calmo, melhor escolher outra empresa.  

Praia-do-farol Praia-do-farol Praia-do-farol Praia-do-farol Praia-do-farol

Apesar de o roteiro dos barcos entre as diferentes empresas ser muito semelhante, um fator deve ser observado na hora de escolher o passeio. A Praia do Farol tem limite de acesso para os visitantes. São permitidas apenas 250 pessoas a cada 45 minutos. Sendo assim, barcos que saem mais tarde do porto correm o risco de simplesmente não poder parar na praia (aconteceu com a gente). Para garantir a visita à mais linda praia de Arraial do Cabo, será necessário escolher os barcos que saem mais cedo. O primeiro a deixar o porto é o Saveiro Don Juan. Às 9h da manhã, o barco parte em direção à Praia do Farol e costuma ser o primeiro a aportar por lá. É a garantia de conhecer esse paraíso e não correr o risco de morrer na praia. 

Praia-do-farol

Durante o passeio, será possível mergulhar, praticar snorkeling, stand up paddle e descer nas praias para conhecê-las pessoalmente. A descida acontece em bote ou nadando, você escolhe. O tempo médio de parada em cada uma delas é de 45 minutos a uma hora. Você poderá aproveitar para tirar fotos (há fotógrafos em todos os barcos) ou apenas curtir o visual. Quando estiver embarcado, não deixe de ficar atento ao mar. Podem aparecer golfinhos, tartarugas, arraias e até orcas na região (nós tivemos essa felicidade e foi emocionante). Deixe sempre a câmera fotográfica pronta para registrar esses belos momentos.

Praia-do-farol

Praia-do-farol Praia-do-farol Praia-do-farol Praia-do-farol Praia-do-farol

É comum que no valor do passeio estejam incluídas bebidas não alcoólicas e frutas. As embarcações oferecem comida, mas apenas opções rápidas, como biscoitos e churrasquinhos, não incluídos no valor do passeio. Não é necessário reservar com muita antecedência a vaga no barco, porém, nos finais de semana e dias de verão, a disputa é grande e o ideal é reservar no dia anterior. Para ver praias mais tranquilas e com menos gente, prefira fazer o passeio nos dias de semana. Acredite, você será muito mais feliz!

Gruta-azul

Além do roteiro clássico para a Praia do Farol, é possível fazer o trajeto entre a Praia dos Anjos e a Praia do Forno ou Prainhas do Pontal do Atalaia de barco, direto e sem ser um passeio. Nestes casos, o barco é mais um meio de transporte do que um passeio. Desta maneira você evitará a pequena trilha da Praia do Forno e a super escadaria das Prainhas. É uma boa opção para quem tem dificuldade de locomoção. 

Para os que estiverem em grupo, ou simplesmente quiserem curtir com mais liberdade, vale até alugar um barco particular para uma festa ou simplesmente para ver o pôr do sol no Pontal do Atalaia. É tudo uma questão de quanto você pode investir, porque o cenário valerá cada real, acredite!  

Tudo que você precisa saber sobre Arraial do Cabo!

Esse texto sobre Passeio de barco em Arraial do Cabo faz parte do guia de Arraial do Cabo no Melhores Destinos

Comentários para Passeio de barco em Arraial do Cabo

  • Missing Lenice Garcez há mais de 1 ano

    Monique, no passeio de barco para Pontal do Atalaia, prainhas, descemos 45 min para conhecer o local, tirar fotos....conseguiremos ir até a escadaria aquela para tirar fotos? mesmo que eu nao tenha ido a pé e descido ela, tenhamos ido de barco?

  • Missing Marcus há 6 meses

    O passeio de barco em Arraial é maravilhoso, eu comprei pelo app www.naveguenow.com.br. Já viajei bastante por esse litoral brasileiro e Arraial do cabo é um lugar de beleza natural única, como as melhores praias do Brasil.

  • Missing Cecilia há 4 meses

    OJO. A tener cuidado con los paseos. Fuimos en Discover tur

    1)Estacionamiento te cobran 15 reales por parar en la calle (no es cuida coche oficial).

    2) La musica es tan fuerte como ir a un baile fank. Si no le gusta ese tipo de música o pretende hacer un viaje tranquilo NO contrate este servicio. De hecho consulté 2 veces por el tipo de embarcación a Jasmine de la agencia de viajes. Pq ya había leido que habian 2 tipos de viajes, los tranquilos y los fiesteros. Le dije claramente que iba con mi bebé de 1 año y medio y que si era del tipo música, baile, etc no me interesaba. Y me dijo: "no, es tranquilo". Cosa que claramente no fue. Pedimos 3 veces para que bajaran un poquito el volúmen. El hecho era que ya estábamos embarcados y no había marcha atras. Tuvimos que vernos sometidos a vivir esa situación fuimos rehenes del engaño de Jasmine.

    3) Consulté el dia anterior si bajabamos a la playa del farol. Me dijo que ese dia no se podia puesto que habia ocurrido un derramamiento de petróleo pero que mañana volviera que seguramente sí se podría ir.
    Pena que uno está de vacaciones y no se pone a pensar que si hay un derramamiento de petróleo claramente que en un dia no se va a arreglar. El caso es que volví al otro dia y le consulté. Me dijo que sí. Hoy sí se va a poder bajar a la playa del farol.
    Cuando llegamos nos dijeron que el acceso a la playa no se podia hacer puesto que la prefectura lo había prohibido.

    4) Nos dijeron que iriamos a pasar por frente a la gruta azul que entrar no dejaban mas. Pero parabamos en frente para sacar fotografías.
    No fue así. El barco no entró en altamar alegando que la prefectura habia prohibido a los barcos de paseo salir a altamar por la peligrosidad de las olas.

    5) Nos dijeron que bajabamos en playa do forte. No fue así puesto que segun informó la tripulacion el metraje de la embarcacion no permitía acercarse a la costa.

    En definitiva. Mi experiencia fue PESIMA. Realmente me sentí estafada. Una lastima no haber sido informada de las cosas como son en la agencia para poder decidir si ir o no al paseo.

    Me parece fundamental poder elegir y que te digan las cosas.

    Si le gusta la joda, éste es sin duda su barco. ;)

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.