Melhores Destinos
Jericoacoara
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Pontos Turísticos de Jericoacoara

Os pontos turísticos de Jericoacoara envolvem areia, água morninha e paisagens de tirar o fôlego — muitas vezes, tudo isso junto.

De frente para o mar na Praia de Jericoacoara, você olha para a esquerda e já enxerga a Duna do Pôr do Sol, para onde peregrina todos os dias ao entardecer. Se optar ir para a direita, logo chegará na pacata Praia da Malhada. Passando por cavernas e piscinas naturais, esse é o caminho para a Pedra Furada com maré baixa. Moldada pelas ondas, a Pedra Furada é uma rocha gigante em formato de arco, e também o ponto turístico mais icônico de Jeri.

Na Vila de Jericoacoara, o mais gostoso é se embrenhar pelas charmosas ruazinhas de areia, descobrindo lojinhas e restaurantes maravilhosos. A Praça Edvá Esmerino da Silva, ou simplesmente Pracinha de Jeri, é um ponto de referência, cercada por sorveterias e bares animados que têm música ao vivo diariamente. E, por motivos óbvios, é na Rua da Igreja que fica a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, construída em 1945 com pedras retiradas do Morro Serrote. 

Pontos Turísticos de Jericoacoara

Saindo da Vila, há o Parque Nacional de Jericoacoara inteiro para conhecer. E dá até para ir além — muitas atrações ficam em outros municípios da região. Os pontos turísticos a partir dali são divididos em dois roteiros: o passeio leste e o passeio oeste.

Passeio leste

Pontos Turísticos de Jericoacoara

Cantos diferentes da grande Lagoa de Jijoca, a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul são as mais bonitas da região. Dá vontade de ficar o dia inteiro nas redes de tucum dentro da água. No município vizinho de Caiçara, há duas lagoas artificiais de água azul turquesa com estrutura para passar o dia: o Buraco Azul e o Lagun Beach.

As dunas são uma atração à parte, no período de chuvas, formam lagoas temporárias de água cristalina, como as do Amâncio. A caminho da Praia do Preá — um dos maiores picos do kitesurf —, faça uma parada para ver a Árvore da Preguiça, que teve suas raízes moldadas pelos fortes ventos do Ceará.

Se você quiser esticar um pouco mais o passeio, nossa dica é ir até a Barrinha de Baixo: com jeito de vila de pescadores, é uma praia calma cercada por dunas impressionantes.

Dá para fazer o passeio leste de quadriciclo, buggy ou veículo 4x4. A gente descreve melhor o roteiro nesse link.

Passeio Oeste

A região do Mangue Seco é a primeira passada do roteiro do litoral oeste, com um ponto de observação de cavalos marinhos e um cenário peculiar de árvores secas retorcidas na foz do Rio Guriú.

O passeio inclui a passagem por dunas grandiosas, onde dá para fazer esquibunda, e tem seu gran finale na Lagoa do Tatajuba, que tem um escorregador que termina dentro da água. Ali tem parada para almoço, a lagoa é cercada por bons restaurantes.

É necessário fazer esse percurso com um guia, de buggy, 4x4 ou quadriciclo (é o melhor passeio para isso). Leia mais detalhes sobre o passeio oeste.

Veja os preços e reserve seu tour por Jericoacoara

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Jericoacoara