Pousadas e hotéis em Paraty

Paraty é uma cidade aparentemente muito pequena, especialmente quando pensamos apenas no Centro Histórico. Entretanto, o município, ao todo, engloba uma área de quase 1.000 km² e oferece diferentes regiões para hospedagem. A maior concentração de hotéis está na área do Centro Histórico. Todavia, há também uma boa oferta em praias mais distantes e em regiões repletas de verde e cachoeira. Escolha a localização que mais combina com você e com o seu bolso e aproveite tudo o que Paraty tem a oferecer. 

As hospedagens em Paraty são voltadas para pousadas charmosas e intimistas. Não há oferta de grandes redes hoteleiras, muito menos resorts. Isso não quer dizer que as pousadas não ofereçam conforto e, em alguns casos, até um certo luxo. Pelo contrário! Paraty é conhecida pela elegância dos hotéis, que aliam, com maestria, o rústico e histórico às necessidades mais modernas dos viajantes. O ar modesto muitas vezes pode enganar à primeira vista, não se deixe levar pela ideia de que casinhas simples e coloniais, com ares de antigamente, não são boas o suficiente. Elas são a mais interessante e deliciosa maneira de aproveitar Paraty.  

O preço das hospedagens na cidade, especialmente no Centro Histórico, pode muitas vezes ser bem salgado. Caso deseje economizar, procure as ruas ao redor da região histórica ou ainda mais distantes, como a beira da estrada Paraty-Cunha. Os valores das hospedagens costumam ser bastante afetados pelos eventos culturais da cidade e pela alta temporada (todos os feriados prolongados e período de férias, veja mais em Quando ir). Paraty é uma cidade que recebe muitos turistas de final de semana e sempre lota em eventos como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Antes de embarcar, verifique se coincidentemente você não estará na cidade nesses períodos, ou, caso esteja exatamente em busca deles, reserve a sua hospedagem com bastante antecedência.

Um fator importante deve ser levado em consideração. Quem se hospeda no Centro Histórico não estará na praia. O contrário também vale. Se você tem uma bela vista para a praia, você não está no Centro Histórico. Infelizmente não é possível aliar as duas coisas. A praia à margem do Centro Histórico não é uma boa opção para banho, está distante das ruas e serve mais como um porto do que como praia. Por isso, não fique triste por não poder unir as duas melhores atividades de Paraty. Escolha o que é mais importante para você (sem se esquecer que há também uma bela região montanhosa e repleta de cachoeiras) e procure hospedagens dentro da sua preferência. Veja mais sobre as principais localizações da cidade.

Centro Histórico

Esta é a mais procurada opção de hospedagem para quem visita Paraty. Os casarões coloniais escondem refinadas pousadas, que aliam o charme do rústico a todo o conforto necessário para dias maravilhosos. A região é um dos mais belos pontos turísticos da cidade, é polo gastronômico e ainda oferece dezenas de boas lojas para compras. Difícil resistir. Se você deseja sentir-se no coração de Paraty, o Centro Histórico é o seu lugar. 

As pousadas que estão localizadas dentro da área delimitada como Centro Histórico não são acessíveis de carro. Os quarteirões que compõem a região são destinados apenas à circulação de pedestres. Prepare-se, portanto, para chegar à pousada carregando a sua mala e para deixar o carro em um dos estacionamentos públicos (apesar de públicos, eles são pagos). As hospedagens que estão nessas ruas são as mais disputadas da cidade e, consequentemente, têm tarifas bem elevadas. É o preço a se pagar para estar na principal atração de Paraty. 

Quem não está preocupado com dinheiro e quer viver uma experiência inesquecível pode procurar as disputadas Pousada Literária de Paraty e Casa Turquesa, com tarifas comparáveis a grandes hotéis de luxo. Um pouco mais acessível, a Pousada do Ouro, Pousada Porto Imperial e a Pousada do Sandi também agradam ao público mais exigente. Com boa relação custo/benefício, boas pedidas são a lindíssima Pousada Arte Urquijo, Pousada do Cais (com vista para o mar), a Pousada Casa Colonial 12 e a Pousada Casa de Paraty. E com valores mais acessíveis, há a Pousada Arte Colonial, a Pousada Bartholomeu e a Pousada Fortaleza.

Centro

Ao redor do Centro Histórico, está o Centro de Paraty. A proximidade com a região mais disputada de Paraty e os preços mais acessíveis fazem dessa região uma das mais procuradas pelos turistas que desejam economizar, mas não abrem mão de uma boa localização. O Centro oferece hospedagem de todo padrão e várias faixas de preço. A vantagem é também ter ruas acessíveis para automóveis e muitas pousadas com estacionamento. A Avenida Roberto Silveira, principal da cidade, corta o Centro e marca um bom ponto de referência. Quanto mais próximo a essa rua e ao Centro Histórico, melhor. Até o cruzamento da Avenida Roberto Silveira com a Rua Manoel Walfrido, você estará bem localizado e poderá ir tranquilamente andando até o Centro Histórico.

Entre as pousadas que oferecem mais conforto estão a Pousada Banzay, Pousada do Príncipe, a Pousada Corsário Paraty e a Pousada Pardieiro. Com padrão mais simples e preços mais baixos, a Pousada Fortaleza, Pousada Talismã e a Magnu’s Pousada são boas opções, assim como o Che Lagarto Hostel Paraty e o Maracujá Hostel

Pontal, Jabaquara e Caboré

Próximas ao Centro Histórico, no outro lado do rio Perequê-Açu, os bairros de Caboré, Pontal e Jabaquara atraem muitos turistas em busca de hospedagem boa e barata. Caboré está logo depois da ponte que atravessa o rio, enquanto Pontal e Jabaquara estão à beira das praias que levam os mesmos nomes. O local não é considerado Centro Histórico de Paraty, mas com uma caminhada de 20 minutos você estará lá. É uma boa localização para quem deseja ficar próximo ao centro, porém com mais tranquilidade. As praias não estão entre as mais bonitas de Paraty, mas certamente serão capazes de render um belo final de tarde depois do passeio de escuna. 

Mais próximas à Praia do Pontal, experimente a Pousada Vila do Porto, a Pousada Pontal Gardens e a Pousada Morro do Forte. Na Praia do Jabaquara, mais afastada do centro, porém bem próxima ao mar, veja as lindíssimas Eliconial Paraty Pousada e Pousada Fruto da Terra, a Pousada Hotel Brunello e a Pousada Vistamar. Além das baratinhas Pousada Aquarium Beach e Pousada Estação do Sol. Já para se hospedar no Caboré, veja a Pousada Casario, Pousada Passagem, Pousada Cana Caiana e Pousada Recanto Jota Ge.

Rodovia Paraty-Cunha

Quando o visitante de afasta do litoral de Paraty, ele entra em contato com a exuberante Serra do Mar e o intenso verde que toma conta da região. É nesse cenário que muitas pousadas recebem os visitantes ávidos pelo contato direto com a natureza, muitas vezes à beira de riachos e bem próximos a lindas cachoeiras. A grande parte dos turistas gosta de Paraty pelo belo mar, mas há quem seja feliz mesmo em meio à Mata Atlântica. Se você prefere o mato ao mar, experimente uma das pousadas à beira da Estrada Paraty-Cunha (RJ 165). Boas opções são: Pousada Recanto da Serra, Pousada Castelinho, Chalés Paraty Real, Pousada Ponte Branca, Refúgio Tropical Pousada & Flats, Pousada Pillar Pousada Apple House Paraty. Vale alertar a quem optar por hospedagem nessa região que o carro é quase obrigatório para locomoção.

Trindade

A vila de Trindade está localizada a 24 km do Centro Histórico de Paraty e é um reduto de lindas praias. O lugar é muito procurado por quem deseja proximidade com as praias, não quer se preocupar com deslocamentos e procura um ambiente tranquilo para dias de sossego. Trindade é formada por basicamente apenas uma rua, por isso, estando dentro da vila, dificilmente você estará mal localizado. As opções de hospedagem estão próximas à Praia de Fora e à Praia do Rancho, duas praias que dividem a mesma faixa de areia. 

Em Trindade, não há opções de pousadas de luxo e o padrão é bem mais simples do que o encontrado em Paraty, com destaque para a variedade de campings, especialmente porque o destino atrai muitos viajantes que encaram destinos mais rústicos. Vale destacar: Pousada Cachadaço, Pousada Villa Marítima, Pousada Casa de Praia Trindade, Pousada da Rosa, Pousada Dois Irmãos, Trindade Hostel e Pousada e Camping Oficina do Som

 

Tudo que você precisa saber sobre Paraty!

Esse texto sobre Pousadas e hotéis em Paraty faz parte do guia de Paraty no Melhores Destinos

Comentários para Pousadas e hotéis em Paraty

  • Missing Gisele há 10 meses

    Oi Monique, boa tarde
    Você saber dizer alguma coisa da pousada pousada chill inn eco suites paraty de como chegar, ela fica na rua do bananal.
    Qual seria o valor aproximado do taxi ou teria ônibus( qual o valor da tarifa) para chegar nesse rua.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.