São Petersburgo

Quando ir a São Petersburgo

São Petersburgo é uma cidade encantadora ao longo de todo o ano; a melhor época para visitá-la, portanto, vai depender dos gostos e das intenções de cada visitante. Na verdade, muita gente acaba optando pelo período que vai de meados de junho até agosto - devido às temperaturas amenas - em vez de curtir uma temporada do inverno, que costuma ser rigoroso até demais para muitos de nós, brasileiros.

O verão, por exemplo, traz consigo os dias mais quentes e ensolarados do ano, perfeitos para aqueles que gostam de explorar cidades a pé e também para os que curtem eventos ao ar livre, ainda mais especiais durante as Noites Brancas de São Petersburgo (leia mais abaixo). No entanto, é preciso lembrar que nesse período os preços costumam subir, além do fato de as ruas e as atrações estarem, provavelmente, bem mais cheias.

De setembro a maio, os preços de hospedagem sofrem uma queda em relação à alta temporada. As paisagens locais também ficam lindíssimas, principalmente na primavera e no alto inverno, quando neva, porém é bom se preparar para o frio intenso, que não costuma dar muita trégua (fevereiro é considerado o mês mais complicado de todos, com temperaturas de até -10ºC). Daí a importância de se preparar bem, adquirindo roupas e calçados especiais.

O que levar na mala

Um bom e superconfortável par de tênis para os que pretendem explorar a cidade a pé. No inverno, casacos e calçados adequados para o frio intenso (e também para enfrentar o vento), meias e "roupas de baixo" térmicas (a chamada segunda pele), luvas, gorro e cachecol. No verão, roupas leves - atentando sempre para o fato de em alguns locais não ser permitido entrar usando shorts e saias muito curtas.

Noites Brancas

O fenômeno que serviu de inspiração para o escritor russo Fiódor Dostoiévsky (Noites Brancas, romance de 1848) acaba sendo um dos motivos que mais levam turistas a São Petersburgo, todos interessados em aproveitar a bela cidade durante os dias mais longos do ano, que ocorrem porque San Peter - como é informalmente conhecida - se beneficia da localização geográfica próxima ao Polo Norte, resultando em "noites claras", com "cara" de entardecer, que podem ser vistas entre junho e julho.

Festivais

O acontecimento, além de fazer o visitante aproveitar mais as belas paisagens - e passeios de barco inesquecíveis, diga-se de passagem -, também impulsiona o cenário cultural e artístico local. Vários festivais interessantes acontecem no período (como o de Cinema Internacional), além de apresentações de balé e ópera em vários pontos da cidade, com destaque para o Teatro Mariinsky (antigo balé Kirov).

Consideradas entre as "atrações" mais famosas de São Petersburgo, as Noites Brancas acabam trazendo um grande número de visitantes à cidade. Portanto, uma dica útil é não deixar para reservar o hotel na última hora (saiba mais em Onde Ficar) - importante tanto para aqueles que pretendem economizar como para quem não quer perder boas opções de hospedagem.

Tudo que você precisa saber sobre São Petersburgo!

Esse texto sobre Quando ir a São Petersburgo faz parte do guia de São Petersburgo no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a São Petersburgo

  • Imag0776 Catarina há quase 4 anos

    Bom dia pra todo mundo!Sim, com clima aqui em São Petersburgo, não temos muita sorte. Mas isso não é razão para duvidar e pensar se for ou não a São Petersburgo. Ir sim! Definitivamente! A única pergunta será quando?
    Claro, o mais confortável para a viagem será o verão. Ou seja, a partir de finais de Maio a finais de Agosto. No entanto, isso não significa que nos restantes nove meses não tenha nada para os turistas. Terão seus prós e contras de visitar São Petersburgo em todas as estações. Uma dica - antes de sair , verifique a previsão meteorologica para dias da sua estadia - o tempo aquí é bem insatavel e caprichoso;))) Se tiver mais dúvidas e perguntas, teria todo o gosto de responder e ajudar! Catarina (guia de turismo em São Petersburgo que fala português, www.cadi.spb.ru, catalina2507@yandex.ru)
    quaisquer perguntas que possam surgir.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.