São Petersburgo
Redação

Quando ir a São Petersburgo

São Petersburgo é uma cidade encantadora ao longo de todo o ano; a melhor época para visitá-la, portanto, vai depender dos gostos e das intenções de cada visitante. Na verdade, muita gente acaba optando pelo período que vai de meados de junho até agosto - devido às temperaturas amenas - em vez de curtir uma temporada do inverno, que costuma ser rigoroso até demais para muitos de nós, brasileiros.

O verão, por exemplo, traz consigo os dias mais quentes e ensolarados do ano, perfeitos para aqueles que gostam de explorar cidades a pé e também para os que curtem eventos ao ar livre, ainda mais especiais durante as Noites Brancas de São Petersburgo (leia mais abaixo). No entanto, é preciso lembrar que nesse período os preços costumam subir, além do fato de as ruas e as atrações estarem, provavelmente, bem mais cheias.

De setembro a maio, os preços de hospedagem sofrem uma queda em relação à alta temporada. As paisagens locais também ficam lindíssimas, principalmente na primavera e no alto inverno, quando neva, porém é bom se preparar para o frio intenso, que não costuma dar muita trégua (fevereiro é considerado o mês mais complicado de todos, com temperaturas de até -10ºC). Daí a importância de se preparar bem, adquirindo roupas e calçados especiais.

O que levar na mala

Um bom e superconfortável par de tênis para os que pretendem explorar a cidade a pé. No inverno, casacos e calçados adequados para o frio intenso (e também para enfrentar o vento), meias e "roupas de baixo" térmicas (a chamada segunda pele), luvas, gorro e cachecol. No verão, roupas leves - atentando sempre para o fato de em alguns locais não ser permitido entrar usando shorts e saias muito curtas.

Noites Brancas

O fenômeno que serviu de inspiração para o escritor russo Fiódor Dostoiévsky (Noites Brancas, romance de 1848) acaba sendo um dos motivos que mais levam turistas a São Petersburgo, todos interessados em aproveitar a bela cidade durante os dias mais longos do ano, que ocorrem porque San Peter - como é informalmente conhecida - se beneficia da localização geográfica próxima ao Polo Norte, resultando em "noites claras", com "cara" de entardecer, que podem ser vistas entre junho e julho.

Festivais

O acontecimento, além de fazer o visitante aproveitar mais as belas paisagens - e passeios de barco inesquecíveis, diga-se de passagem -, também impulsiona o cenário cultural e artístico local. Vários festivais interessantes acontecem no período (como o de Cinema Internacional), além de apresentações de balé e ópera em vários pontos da cidade, com destaque para o Teatro Mariinsky (antigo balé Kirov).

Consideradas entre as "atrações" mais famosas de São Petersburgo, as Noites Brancas acabam trazendo um grande número de visitantes à cidade. Portanto, uma dica útil é não deixar para reservar o hotel na última hora (saiba mais em Onde Ficar) - importante tanto para aqueles que pretendem economizar como para quem não quer perder boas opções de hospedagem.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.