São Petersburgo

Preparando a Viagem

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Rússia. "Um acordo prevê a permanência e o trânsito de cidadãos brasileiros portadores de passaportes válidos, com livre entrada e saída do país, múltiplas vezes, desde que a soma de todos os dias de estada na Rússia não ultrapasse 90 dias a cada período de 180 dias, a contar da primeira entrada no país." (Fonte: Embaixada do Brasil na Rússia)

Nota do MD: Isso não quer dizer que, no momento do desembarque, as autoridades não possam exigir do visitante comprovantes de hospedagem, passagem de volta ou do próximo destino, entre outros documentos. Fique atento!

Registro de visitantes (Fonte: Embaixada do Brasil na Rússia) 

Todo estrangeiro deverá proceder o Registro Migratório junto às autoridades locais russas, dentro de até 7 dias úteis, para cada cidade por onde passar.

Esse registro deverá ser providenciado pelo anfitrião russo (hotel / pessoa física ou jurídica responsável pela estada do turista no país). Caso sua hospedagem se faça em hotel, albergue, pensão ou alojamento, o próprio estabelecimento se responsabilizará pelo seu Registro Migratório. Se seu anfitrião for um amigo ou uma instituição russa, o(a) mesmo(a) deverá dirigir-se a um escritório regional do FMS com cópias do seu passaporte e do seu Cartão Migratório, a fim de proceder o Registro Migratório. Mais informações aqui

Dinheiro

A moeda local é o Rublo (RUB), em notas de 50, 100, 500 e 1000 RUB, além de moedas de 1, 2, 5 e 10 RUB. Para cada Rublo há 100 kopecs (em moedas de 5, 10 e 50). Confira a cotação aqui

Você pode cambiar certa quantia de dinheiro antes de desembarcar em Moscou, para não chegar totalmente desprevenido (para pagar transporte público, táxi ou lanche, por exemplo), porém casas de câmbio e caixas eletrônicos podem ser encontrados no aeroporto Pulkovo, em estações de trem e nos mais diversos pontos da cidade.

Aprendendo o alfabeto

Aprender pelo menos um pouco do alfabeto cirílico - nem que seja apenas para juntar letrinhas - com certeza vai ajudá-lo a se locomover pela cidade e a se comunicar com locais que não dominam o inglês. É altamente indicado que o visitante também opte por duas versões de mapas da cidade e do metrô: uma em inglês e outra em russo. Jamais escolha a versão inglesa unicamente, ou terá problemas para se localizar.

Este site (com informações em inglês) não nos ensinou o alfabeto do dia para a noite, mas nos ajudou a compreendê-lo, facilitando, dessa forma, as nossas andanças pela cidade. Caso você não domine a língua inglesa, pode aprender um pouco do alfabeto neste outro site, com informações em português. Além disso, é sempre bom fazer o download de um dicionário inglês-português/russo, no celular, para ser usado em caso de alguma emergência.

Algumas palavras/frases importantes (português: russo/como se pronuncia):

Obrigado(a): спасибо - Spassiba

Por favor: пожалуйста - Pajáulusta

Sim: да - Da

Não: нет - Nyet

Olá (informal): привет - Priviêt

Bom-dia: доброе утро - Dóbray útra

Boa-tarde: добрый день - Dóbry dyen'

Boa-noite (ao chegar): Добрый вечер - Dóbry vyétcher

Tchau: Пока - Paká

Tudo que você precisa saber sobre São Petersburgo!

Esse texto sobre Preparando a Viagem faz parte do guia de São Petersburgo no Melhores Destinos

Comentários para Preparando a Viagem

  • Imag0776 Catarina há quase 7 anos

    Boa tarde pra todos! dicas boas e práticas) Só umas coisas mais- . 1Cartão de crédito e débido são aceitos em grandes lojas e restaurantes. Os cartões mais bem aceitos são Visa e Mastercard. American Express é aceito em pouqíssimos lugares e não funciona quase em lugar nenhum. Cheques não são aceitos . Nos restaurantes e lojas menores aceitam somente a moeda nacional, os Rublos, que podem ser trocados em múltiplas casas de câmbio nos hotéis e na cidade, muitas das quais funcionam 24 horas por dia, e nos bancos que funcionam até 19h00- 20h00. No comércio turístico pode se pagar em Euros ou Dolares. É melhor sempre ter rublos trocados. O supermercado aceita cartão de crédito/ débito ou Rublos, Feira - em Rublos.
    2.O táxi paga-se em dinheiro, em rublos. O taxímetro não funciona e o preço da corrida pelo táxi deve ser combinado antes de entrar no carro. Na verdade este serviço aqui não é bem desenvolvido, há muitos malandros. Portanto, procure a usar os táxis legais e evite o serviço dos “táxis-piratas”( as pessoas locais os usam, pois é mais barato , Eles só levantam a mão e param um carro qualquer).Se tiver mais dúvidas, teria todo o gosto de responder quaisquer perguntas que possam surgir.

    Atenciosamente, Catarina , guia turistica em São Petersburgo que fala português, www.cadi.spb.ru, catalina2507@yandex.ru

  • 20140512164032 Pilar Vazquez Albernaz há mais de 6 anos

    Falta informação + completa sobre a necessidade de visto p/cidadãos residentes de outras nacionalidades q ñ brasileira, pois aconteceu comigo. E mesmo a minha agente de viagens perguntando varias vezes a operadora q vende os pacotes de Russia, ñ informou no ato da compra, só informaram 15 dias antes da viagem. O q me causou uma correria e stress desnecessários p/providenciar visto de última hora , já q comprei o pacote c/muita antecedência. Na minha opinião deveria ser divulgada a lista dos paises q necessitam de visto, o qual está disponivel no site da embaixada da Russia.

  • Missing Fatima há mais de 5 anos

    Boa tarde. Eu e meu marido vamos ficar 4 dias em s. Petersburgo, num hotel. Para fazer o registro de visitante me disseram o hotel vai precisar ficar com meu passaporte. Recebi recomendação de JAMAIS me separar dele.
    Como funciona?
    Obrigada
    Fátima

  • Zqdpmqys400x400 Melhores Destinos há mais de 5 anos

    Oi Fatima, tudo bem? Olha, o hotel em que fiquei em St. Petersburgo e Moscou não ficou com o meu passaporte em momento algum. Procure saber melhor sobre esta política do hotel. É bem como vc disse mesmo, jamais se separe do seu passaporte em terras estrangeiras. Abs!

  • Missing Fatima há mais de 5 anos

    Obrigada Gisela.
    E quanto ao "Registro de turista"? É feito pelo próprio hotel? E Certificado Internacional de Vacina? Precisa. Cada lugar diz uma coisa e não consigo achar a lista dos países no site da OMS. Desculpe a amolação. Obrigada.
    abraços
    Fátima

  • Zqdpmqys400x400 Melhores Destinos há mais de 5 anos

    Sem problemas. Olha, para a Rússia não houve exigência de nenhuma vacina quando estive lá, mas se você tiver alguma dúvida, acho que vale acessar o site da embaixada no Brasil. Sobre o registro, o hotel se encarrega disso, lembro-me que depois que fiz o check-in eles me entregaram um papel que tive que devolvê-lo quando deixei o país, no controle de passaportes do aeroporto.

  • Missing Fatima há mais de 5 anos

    Obrigada!

  • Missing Fatima há mais de 5 anos

    Boa tarde. Gostaria de saber se o seguro saúde do tratado de Schengen serve para a Rússia ou se terei que fazer outro. Obrigada

  • Zqdpmqys400x400 Melhores Destinos há 5 anos

    Oi Fatima, acredito que não. A minha dica é que vc especifique ao seu seguro todos os países pelos quais vai passar, a fim de que eles montem um produto que seja válido para todo o período que você estiver fora do Brasil.

  • Ke7rm Robson Meller Lemos há mais de 4 anos

    Bom dia!
    Você tem ideia de como se dá esse Registro de turista quando optamos pela hospedagem pelo Airbnb? É o proprietário do imóvel que deve fazê-lo? Agradeço a informação!

  • Zqdpmqys400x400 Melhores Destinos há mais de 4 anos

    Olá Robson, acredito que sim, pois o Airbnb acaba caindo na mesma categoria dos hotéis, não é? Mas acho que vc deve se certificar disso com o próprio dono do apto, ele como anfitrião deve saber melhor.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.