São Petersburgo

Transportes em São Petersburgo

Metrô

Boa parte das atrações turísticas de São Petersburgo estão próximas a estações do metrô (identificadas pela letra M). A boa notícia é que, diferentemente de Moscou, todas as estações da cidade têm placas em inglês, facilitando bastante a vida de quem não domina o russo ou pelo menos entende um pouco do alfabeto cirílico. Fique atento, apenas, para o fato de que uma única estação pode atender mais de uma linha (com nomes, cores e números diferentes).

O metrô de São Petersburgo possui cinco linhas, no total, e funciona das 6h à 0h. Clique aqui para conferir o mapa oficial. 

Comprando fichas/cartão de plástico

Depois de entrar na estação, você deve adquirir fichas (zhetoni) no caixas identificados com a palavra Kassa, para uma viagem apenas (28 RUB), ou um cartão que dá direito a um número maior de viagens. Dica: se a sua estadia na cidade for de mais de dois dias, compensará mais comprar um cartão de plástico.

A pé

É uma das maneiras mais agradáveis de explorar a parte turística da cidade. Sapatos e roupas confortáveis, além de um bom mapa (em inglês e em russo, na mesma versão) ou GPS, são essenciais para quem pretende optar por esse meio de locomoção. É bom ficar atento, porém, ao atravessar avenidas e ruas, pois os motoristas que trafegam pelas vias de São Petersburgo não costumam ser dos mais cuidadosos. Dica do MD: Sempre que puder, atravesse em um sinal de trânsito ou utilize uma passagem subterrânea.

Táxis

Táxis informais são uma realidade local, mas a opção, apesar de barata, não é das mais seguras para os turistas. Dê sempre preferência a veículos credenciados, que também não costumam cobrar caro, especialmente se a intenção é percorrer distâncias mais curtas. O único problema, nesse caso, é que a maioria dos taxistas formais “não gostam” de ligar o taxímetro durante o percurso, induzindo o passageiro a negociar antes o valor da corrida.

Marshrutka

Marshrutka é uma espécie de miniônibus/táxi cujo preço - bem barato, por sinal - está afixado na frente do veículo (o veículo para em lugares "não oficiais" e o pagamento acontece durante a viagem). Uma mão na roda, não? Sim, se não houvesse a barreira do idioma para aqueles que não falam e não entendem russo.

  • Rio-neva-passeio-de-barco

    Rio Neva/Passeio de Barco

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    São Petersburgo é extremamente charmosa e um dos elementos essenciais (e que tornam a cidade de Pedro tão especial, sem dúvida alguma) é o Neva. Caminhar nas margens desse rio, principalmente durante as Noites Brancas, é algo extremamente prazeroso - além, é claro, dos românticos ou turísticos passeios de...

  • Onibus-de-city-tour

    Ônibus de City Tour

    Nota:  de 10 (0)

    Quer ter uma boa geral de São Petersburgo antes de partir para os pontos turísticos específicos? Pegue uma carona no famoso ônibus vermelho de dois andares (hop on, hop off), uma excelente maneira de conhecer e obter informações da cidade em um curto espaço de tempo. Durante a viagem você vai passar por lugares...

Tudo que você precisa saber sobre São Petersburgo!

Esse texto sobre Transportes em São Petersburgo faz parte do guia de São Petersburgo no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em São Petersburgo

  • Missing Marcio Henriques há mais de 4 anos

    Senti falta, na leitura, de informação das opções e custos de aquisição de passe de transporte público ilimitado por 1 semana, como também sobre a existência de passes turísticos de outras formas que incluam museus.

  • R2wpm Antonio Cesar Gottschild há 4 anos

    Houve engano, na realidade não são apenas cinco estações de metro, e sim cinco linhas de metro.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.