São Petersburgo
Redação

Transportes em São Petersburgo

Metrô

Boa parte das atrações turísticas de São Petersburgo estão próximas a estações do metrô (identificadas pela letra M). A boa notícia é que, diferentemente de Moscou, todas as estações da cidade têm placas em inglês, facilitando bastante a vida de quem não domina o russo ou pelo menos entende um pouco do alfabeto cirílico. Fique atento, apenas, para o fato de que uma única estação pode atender mais de uma linha (com nomes, cores e números diferentes).

O metrô de São Petersburgo possui cinco linhas, no total, e funciona das 6h à 0h. Clique aqui para conferir o mapa oficial. 

Comprando fichas/cartão de plástico

Depois de entrar na estação, você deve adquirir fichas (zhetoni) no caixas identificados com a palavra Kassa, para uma viagem apenas (28 RUB), ou um cartão que dá direito a um número maior de viagens. Dica: se a sua estadia na cidade for de mais de dois dias, compensará mais comprar um cartão de plástico.

A pé

É uma das maneiras mais agradáveis de explorar a parte turística da cidade. Sapatos e roupas confortáveis, além de um bom mapa (em inglês e em russo, na mesma versão) ou GPS, são essenciais para quem pretende optar por esse meio de locomoção. É bom ficar atento, porém, ao atravessar avenidas e ruas, pois os motoristas que trafegam pelas vias de São Petersburgo não costumam ser dos mais cuidadosos. Dica do MD: Sempre que puder, atravesse em um sinal de trânsito ou utilize uma passagem subterrânea.

Táxis

Táxis informais são uma realidade local, mas a opção, apesar de barata, não é das mais seguras para os turistas. Dê sempre preferência a veículos credenciados, que também não costumam cobrar caro, especialmente se a intenção é percorrer distâncias mais curtas. O único problema, nesse caso, é que a maioria dos taxistas formais “não gostam” de ligar o taxímetro durante o percurso, induzindo o passageiro a negociar antes o valor da corrida.

Marshrutka

Marshrutka é uma espécie de miniônibus/táxi cujo preço - bem barato, por sinal - está afixado na frente do veículo (o veículo para em lugares "não oficiais" e o pagamento acontece durante a viagem). Uma mão na roda, não? Sim, se não houvesse a barreira do idioma para aqueles que não falam e não entendem russo.