São Petersburgo
Redação

Atrações próximas a São Petersburgo

Peterhof - o Palácio de Versalhes da Rússia

Ao descermos do barco que nos conduziu do píer do museu Hermitage, em São Petersburgo, até o Peterhof, mal pudemos acreditar em uma das primeiras visões do local. Sim, a incrível residência de verão de Pedro, o Grande, é de cair o queixo. E foi bem ali, de frente para o píer decorado com bandeiras da Rússia - próximo ao Golfo da Finlândia -, que entendemos a importância de dedicarmos um dia inteiro para explorar cada pedacinho do tesouro deixado pelo grande czar.

Caminhamos com calma pela Avenida da Água - o percurso que desemboca na Grande Cascata, cenário composto por pontes, animais como patos e cisnes e, claro, muito verde compondo a paisagem. À medida que avançávamos, uma bela visão ia surgindo, uma área reservada para 200 estátuas e mais de 100 fantásticas fontes, todas construídas sob a supervisão do próprio czar. No centro, a estátua dourada de Samson "lutando com um leão" comemora a vitória de Pedro sobre os suecos (1700-1721).

Uma bela escada conduz o visitante da área de fontes e esculturas até o Grande Palácio, uma das construções mais importantes do local. A verdade é que o palácio passou por uma série de reformas que o tornaram maior e mais glamuroso ao longo do anos; além disso, todas as pinturas, o mobiliário e objetos, como os candelabros existentes no lugar atualmente, são originais, sabiamente removidos durante a Segunda Guerra Mundial (que deixou um enorme rastro de destruição em toda a área do Peterhof).

O Grande Palácio abre para visitação de terça a domingo, das 10h30 ao meio-dia, e das 14h30 às 16h15; ele fica fechado na útima terça-feira do mês.

Outras atrações imperdíveis no local:

- O Monplaisir e o prédio de Catherine;

- O parque baixo;

- A Cidade de Peterhof (também chamada de Petrodvorets). Fique atento, pois, ao cruzar os portões do Peterhof em direção à cidade, não é possível retornar para a atração sem pagar outro ingresso - ruim para os que chegam ao local de hidrofólio.

Como chegar:

Hidrofólio (Peterhof express) - partidas do píer que fica em frente ao museu Hermitage, de 30 em 30 minutos, das 10h às 18h. O último barco sai do Peterhof em direção a São Petersburgo às 20h; a viagem dura 30 minutos e custa: 1.100 RUB (os dois trechos/adultos), 800 RUB (os dois trechos/estudantes) e 600 RUB (os dois trechos/crianças de 1 a 12 anos). Você pode comprar o seu tíquete no próprio píer ou on-line (com desconto), aqui

Trem - Partindo da estação Baltisky, em São Petersburgo, até a estação Novy Peterhof (nas seguintes direções: Kalishe, Oranienbaum ou Krasnoflotsk). A caminhada até o Peterhof é de 40 minutos, aproximadamente, mas também é possível pegar ônibus até o local (349, 350, 351, 352,355, 356).

Onde Comer: 

Monplaisir Cafe - lanches rápidos; ideal para os que desejam gastar pouco.

Kafe Dvortsovoye - situado no Grand Palácio. Cenário fantástico, porém com preços mais altos.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em São Petersburgo