Onde ficar em São Petersburgo
Como toda cidade turística, São Petersburgo tem uma vasta rede hoteleira, com opções de acomodações que se encaixam nos mais diversos gostos. A má notícia, no entanto, é que os preços não costumam ser dos "mais em conta", principalmente se os quesitos conforto e boa localização estiverem em jogo.
A dica para os que desejam economizar, portanto, é pesquisar bastante; além disso, fazer a reserva com certa antecedência pode resultar em bons descontos. Evitar as temporadas mais badaladas do ano - como o verão e durante as famosas Noites Brancas - pode ser uma boa saída, especialmente para quem gosta do frio ou simplesmente não se importa em turistar no período em que os termômetros despencam.
Nossa dica de localização em São Petersburgo é a região do centro histórico. Hospedar-se em hotéis, albergues ou apartamentos de temporada próximos à famosa avenida Nevsky, por exemplo, garante ao visitante a possibilidade de fazer boa parte do roteiro a pé. A extensa avenida está repleta de bares e restaurantes, lojas e transporte público de qualidade.
Na região podem ser encontradas acomodações mais em conta e também luxuosas, a exemplo dos hotéis que ficam próximos à Praça do Palácio (museu Hermitage) e à catedral de São Isaac (distrito de Admiralteysky). Caso você não encontre uma boa opção no centro histórico, pode considerar a região de Sennaya e Kolomna, um pouco mais distante do centro, mas não totalmente isolada do burburinho (em geral, bem servida de transporte público).
Saindo do museu Hermitage, atravessando o rio Neva, está a residencial Ilha Vasilyevsky, que fica a mais ou menos 5km de caminhada da avenida Nevsky. Longe da movimentação da avenida mais pulsante de São Petersburgo, a região atrai turistas por oferecer bons restaurantes, pequenos hotéis e por também estar próxima de pontos turísticos importantes.