Quando ir para as Maldivas
Saber quando ir para as Maldivas é o primeiro passo para planejar uma viagem perfeita. Isso porque, assim como outros países da Ásia, as Ilhas Maldivas também têm o clima alterado pelas monções, que podem trazer chuvas volumosas, ainda que passageiras.
Finolhu Resort nas Maldivas
A estação mais chuvosa ocorre entre maio e outubro e, apesar de não atrapalhar completamente o turismo, pode afetar a visibilidade do mar e reduzir o número de dias de sol. Na média histórica, setembro é considerado o mês com mais chances de precipitação no país.
Quando ir às Maldivas — melhor época
Em relação ao clima, portanto, a melhor época para visitar as Maldivas é entre os meses de novembro a abril, especialmente a partir de janeiro. Por outro lado, é neste período que as ilhas recebem mais visitantes e os preços dos resorts e passeios ficam mais caros.
Resort Adaaran Vadoo, perto de Malé
Quanto ao frio, não há com o que se preocupar. As Maldivas são um país tropical, pelo qual passa a Linha do Equador. Ou seja: as temperaturas por lá praticamente não oscilam, com as máximas permanecendo entre os 26 °C e os 31 °C ao longo de todo o ano.
No entanto, não desaconselhamos totalmente uma viagem às Maldivas nos demais meses do ano. Em conversas com funcionários de hotéis, ouvi muitas vezes que o clima por lá tem se tornado ano a ano mais imprevisível, com grandes períodos de seca em meio à estação mais chuvosa e precipitações consideráveis na época em que se espera mais dias de sol.
Arraia-manta nas Maldivas
Além disso, dependendo da localização do seu hotel nas Maldivas, algumas experiências inesquecíveis no país só podem ser vividas no período considerado mais chuvoso. Por exemplo, é entre maio e outubro que acontece a temporada das arraias-manta no Atol Baa. É quando esses inofensivos gigantes se concentram aos montes na Baía de Hanifaru, o mais famoso local de alimentação e reprodução desses peixes nas Maldivas. Nadar entre as arraias (em passeios guiados) foi um dos auges da nossa viagem — e tive a sorte de ainda conseguir vê-las em meados de novembro!
Hotel Adaaran Vadoo
Se a ideia for fazer snorkeling ou mergulho com cilindro para ver de pertinho algumas espécies marinhas específicas, como as arraias-manta e os tubarões-baleia, é mais do que recomendado cruzar informações sobre a temporada dos animais e a localização da sua hospedagem. Leia mais sobre onde ficar nas Maldivas.
Feriados e datas comemorativas nas Maldivas
Fique atento aos feriados e às datas comemorativas nas Maldivas. As acomodações nas ilhas são limitadas e os melhores hotéis podem ficar lotados durante o período de Natal e Ano-Novo. Assim, reserve com antecedência!
Por ser um país de maioria islâmica, as sextas-feiras (dia sagrado para os muçulmanos) são consideradas dias de folga. Alguns barcos públicos não funcionam nesse dia, sendo necessário contratar um transfer privado caso queira ir para determinadas ilhas. Já nos resorts, a vida funciona normalmente em qualquer dia da semana.
Praia pública nas Maldivas
O Ramadã, o período de jejum obrigatório muçulmano, é observado com bem menos exigência nas Maldivas, especialmente nos grandes hotéis, onde os turistas sequer percebem que estão em um período de restrição para os fiéis. Contudo, na capital Malé e em outras ilhas públicas, alguns restaurantes podem ficar fechados durante o dia, abrindo apenas ao pôr do sol. As datas do Ramadã variam anualmente, conforme o calendário islâmico.