Quando ir

Veneza é belíssima o ano todo, mas combina mesmo com estações mais amenas, já que a única forma de conhecê-la de verdade é caminhando bastante. Estamos falando dos meses de abril a outubro, sendo o verão (de junho a agosto) um dos períodos mais quentes, cheios e mais caros para hospedagem. A dica para economizar, portanto, é reservar o hotel com o máximo de antecedência.

Em setembro, a cidade fica um pouco mais vazia e o tempo pode variar entre dias de calor e noites frescas. É nesse período que acontece o famoso Film Venice Festival — o Festival Internacional de Cinema — e por conta da grande procura por hospedagem, principalmente pela indústria cinematográfica mundial, os preços de hotéis podem acabar ficando mais salgados.

Veneza-no-mes-de-junho

Já outubro é considerado um mês de transição climática e o fenômeno conhecido localmente como acqua alta, alagamentos em bom português, pode acontecer a qualquer momento. Apesar disso, os alagamentos não são sérios ao ponto de prejudicar a estada na cidade, até porque ocorrem em algumas áreas somente.

Como a água dos canais de Veneza não é considerada das mais limpas, muitos turistas utilizam, nesse período, uma espécie de proteção de plástico que cobre os pés e as pernas, evitando o contato com a água. Isso permite que a pessoa continue explorando a cidade sem maiores percalços.

Mascaras-nas-ruas-de-veneza

Inverno

Os fãs de clima frio e aqueles que preferem uma cidade menos cheia podem optar pelo inverno, ou seja, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. As temperaturas estarão bem baixas — por isso, vá preparado, com casaco apropriado, meias, botas, cachecol e gorro. 

Em fevereiro, inclusive, Veneza sedia uma das festas mais famosas e tradicionais que existem: o Carnaval, que tem o colorido e as belas máscaras como marca registrada. Aqueles que visitarem a cidade em outra época do ano, no entanto, poderão adquirir ou apenas apreciar as máscaras em ateliês, lojas e feiras espalhadas pela cidade.

Tudo que você precisa saber sobre Veneza!

Esse texto sobre Quando ir faz parte do guia de Veneza no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.